Muitas empresas que instalam um sistema de rastreamento veicular em seus veículos, acreditam realmente, que com isso seus problemas acabaram e que agora a redução de custo irá acontecer.

Mas isso é como se você apenas se matriculasse em uma academia e achasse que com isso já iria emagrecer ou ficar forte.

Por isso, é imprescindível que sejam feita algumas ações, logo nos primeiros dias, e eu fiz uma relação das 7 ações para serem feitas após a instalação do rastreador.

Ficar olhando o veículo no mapa e acompanhar onde ele está, é importante e pode trazer um ganho de produtividade, pois você poderá decidir qual o melhor veículo para enviar a uma ocorrência, porém só isso não vai trazer uma redução de custos significativa para sua empresa.

Só existe uma peça que pode fazer com que os custos de combustível e manutenção, sejam reduzidos de verdade, e essa peça é o condutor do veículo.

O sistema de rastreamento também é vital, ele trará informações para que o gestor faça os condutores utilizarem os veículos da melhor forma.

ações para serem feitas após a instalação do rastreador

Agora vamos as ações:

  1. Fazer todos os condutores assinarem um termo de responsabilidade de uso do veículo, informando que o bem da empresa está sendo rastreado. Essa ação fará o condutor levar mais a sério, as regras da empresa.
  2. Configurar o excesso de velocidade. Essa ação vai permitir você gerar um relatório e tomar ações que podem premiar ou advertir os condutores. Veja uma ideia do que fazer com essa informação no post específico sobre esse assunto.
  3. Configurar o tempo de parada excedido. Veículo parado com motor ligado desperdiça combustível, desgasta o veículo e polui o meio ambiente. Veja um post somente sobre esse assunto.
  4. Configurar a cerca eletrônica. Esse recurso é importantíssimo. Com ele você saberá onde seu veículo está, se está onde não deveria, além de várias outras informações. Veja também um post somente sobre este tema.
  5. Configurar o aviso de utilização fora do horário pré determinado. Um dos custos desnecessários, é o abuso dos condutores, ao utilizarem o veículo da empresa para fins particulares e essa ação, bem configurada, irá ajudar você a advertir quem fizer o uso incorreto.
  6. Colar adesivos no veículo do tipo: “veículo rastreado”. Essa ação causa um efeito psicológico no condutor. Uma das funções do adesivo, é lembrar o condutor que o veículo está sendo monitorado.
  7. Análise da rotina das rotas, já na primeira semana. Vale a pena fazer um acompanhamento das rotinas, escolha um veículo por dia e analise por onde ele passou no dia anterior. Fiz um post muito bom sobre análise de rotas, veja mais detalhes nele.

Fazer todos os condutores assinarem um termo de responsabilidade de uso do veículo, informando que o bem da empresa está sendo rastreado.

Essa ação fará o condutor levar mais a sério, as regras da empresa.

Configurar o excesso de velocidade. Essa ação vai permitir você gerar um relatório e tomar ações que podem premiar ou advertir os condutores.

Veja uma ideia do que fazer com essa informação no post específico sobre esse assunto.

Configurar o tempo de parada excedido. Veículo parado com motor ligado desperdiça combustível, desgasta o veículo e polui o meio ambiente.

Veja um post somente sobre esse assunto.

Configurar a cerca eletrônica. Esse recurso é importantíssimo. Com ele você saberá onde seu veículo está, se está onde não deveria, além de várias outras informações.

Veja também um post somente sobre este tema.

Configurar o aviso de utilização fora do horário pré determinado. Um dos custos desnecessários, é o abuso dos condutores, ao utilizarem o veículo da empresa para fins particulares e essa ação, bem configurada, irá ajudar você a advertir quem fizer o uso incorreto.

Colar adesivos no veículo do tipo: “veículo rastreado”. Essa ação causa um efeito psicológico no condutor. Uma das funções do adesivo, é lembrar o condutor que o veículo está sendo monitorado.

Análise da rotina das rotas, já na primeira semana. Vale a pena fazer um acompanhamento das rotinas, escolha um veículo por dia e analise por onde ele passou no dia anterior.

Fiz um post muito bom sobre análise de rotas, veja mais detalhes nele.

Antes de instalar os rastreadores:

Faça um levantamento da média dos últimos 3 meses, de quantos quilômetros sua frota roda e de quanto é o gasto com combustível em R$ (Reais).

Implante as 7 ações descritas acima e faça o comparativo, após 45 dias. Tenho certeza de que a redução de custos com combustível, irá ficar entre 15% a 30%.

Se você já for cliente da Contele Rastreadores, fique tranquilo que nossa consultoria de pós-venda irá lhe orientar, passo a passo, nesta missão de redução de custos.

Espero ter te ajudado!

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.