Automóveis conectados, futuro ou presente? Conheça o Android Auto

Os automóveis estão trazendo painéis de bordo cada vez mais inteligentes e integrados com smartphones.

Diante disso, a Google decidiu criar uma versão do Android voltada para carros.

O Android Auto, como foi batizado, serve para espelhar em uma tela no painel do automóvel alguns dos aplicativos instalados no smartphone do motorista.

A interface leva em conta o ambiente: são destacados os aplicativos relacionados às funções mais utilizadas dentro de um carro, como navegação de mapas, música e comunicação.

A tela inicial traz os conhecidos cartões de informações personalizadas do Google Now. Logo abaixo há botões para acessar rapidamente apps de navegação, música e comunicação.

O Android Auto foi particularmente otimizado para operar com comandos de voz, de forma que o motorista não precise tirar as mãos do volante.

Mensagens de texto que chegam são lidas pelo carro. E o motorista pode ditar as respostas.

APIs foram disponibilizadas para que desenvolvedores adaptem seus apps para o Android Auto.

Segundo o Google, 25 fabricantes de automóveis estariam comprometidos a lançar modelos compatíveis com essa plataforma no futuro próximo.

android auto

Android TV

O Google apresentou também uma versão do sistema operacional otimizada para TVs conectadas.

A busca e a seleção de conteúdo são otimizadas para comandos de voz, captados pelo microfone do smartphone do usuário.

Sony e Sharp estão entre os primeiros fabricantes que vão desenvolver televisões com a plataforma.

Uma loja dedicada a apps de TV para Android será lançada nos EUA pelo Google nos próximos meses.

Temos uma solução que pode auxiliar sua empresa na gestão de frota, o Contele Rastreador trabalha com mapas baseados no Google Maps, que lhe proporcionam mais precisão na localização de seus veículos.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

CLIQUE AQUI E RESERVE SUA VAGA NA LIVE

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade

QUERO ENTRAR NA COMUNIDADE FROTA PARA TODOS

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.