Quando falamos em rastreamento, a melhor relação entre custo e benefício é aquela em que o custo é acessível e o benefício é perfeito!

Vou explicar melhor….Quando você instala uma solução de rastreamento em seus veículos, ela precisa funcionar perfeitamente.

Não dá pra ter uma solução “mais ou menos”! Ou ela funciona ou não serve!

Normalmente uma solução “mais ou menos” falha justamente, na hora que você mais precisa. Com isso afirmo que o benefício não pode ser parcial, tem que ser perfeito!

Com relação ao custo, só dê atenção a ele se o benefício for perfeitamente atendido. Caso contrário, qualquer valor fica “caro”!

Não espere milagres! Alta qualidade não combina com uma solução “barata”!

Para explicar meu ponto de vista, resolvi fazer um comparativo entre 9 sistemas de rastreamento veicular, analisando as diferenças das rotas apresentadas por eles.

Nas imagens abaixo, estão os prints de telas das rotas dos sistemas avaliados.
Observe bem e veja a qualidade de cada um:

Quanta
Fig. 1 Rota passando por cima das quadras
Siggo
Fig. 2 Rota passando por cima das quadras.
Skytech
Fig. 3 Rota passando por cima das quadras.
Sascar
Fig. 4 Somente histórico de pontos.
Ituran
Fig. 5 Rota passando por cima das quadras.
Positron
Fig. 6 Somente histórico de pontos.

LogistrackFig. 7 Rota passando por cima das quadras.
Contele Rastreadores
Fig. 8 Rota passando pelas ruas. Trajeto prefeito!
Carrorama
Fig. 9 Rota passando por cima das quadras

Nessas imagens fica clara a diferença entre uma rota real (Fig. 8), que mostra exatamente a rua em que o veículo passou, e uma rota que simplesmente liga os pontos recebidos pelo sistema (Fig. 1, 2, 3, 5, 7 e 9).

Algumas rotas nem fazem a ligação entre eles, só exibem no mapa o histórico de pontos (Fig. 4 e 6).

Ligar pontos não serve! Parece que o veículo passou voando em cima das quadras. Além disso, os relatórios de distância e velocidade ficam todos prejudicados, pois a distância em linha reta é menor que a de dar a volta na quadra. (recentemente escrevi um post sobre rotas onde explorei mais este assunto).

Agora vamos entender porque acontece este tipo de erro, já que os sistemas de rastreamento prometem fazer as mesmas coisas (posição atual, rotas e relatórios).

Da mesma forma que o custo-benefício de um computador varia muito, devido a grande quantidade de itens que o compõe, uma solução de rastreamento também acompanha a mesma lógica.

Para ter um benefício perfeito, é importante analisar os seguintes itens:

Equipamento: Precisa ser um equipamento profissional! Com memória interna para ser utilizada nos casos de área de sombra, deve ser homologado pela Anatel e conter antenas externas.

Como falei acima, não existem milagres! Antenas internas não funcionam perfeitamente!

Alguns sistemas utilizam uma antena externa e outra interna, isso também não resolve, pois na hora de instalar, o equipamento fica em local de difícil acesso, e o sinal acaba se atenuando.

Um equipamento de qualidade precisa ter as duas antenas externas (GPS e GSM).

3 Tipos de Rastreadores - benefício

Mapa: Indiscutivelmente o mapa da Google é o melhor! O mais atualizado, com recursos de trânsito, informações precisas de endereços, e visão da rua com a o recurso Street View, porém devido ao seu alto custo de licenciamento, muitas empresas abrem mão dessa qualidade, e acabam utilizando outros mapas alternativos, tornando o sistema de rastreamento uma solução “mais ou menos”.

Sistema: Precisa ser completo e simples de usar! Com informações de fácil acesso e de preferência, que envie relatórios para seu e-mail. (tema esse que tratei em outro post).

É importante que o fornecedor da solução de rastreamento seja o próprio desenvolvedor do sistema, dessa forma ele estará sempre em evolução, devido as sugestões dos próprios clientes. (veja o post sobre as vantagens de um sistema próprio)

Transmissão dos dados: Esse tipo de rastreamento precisa transmitir os dados captados dos satélites e do veículo para os servidores do sistema.

Essa transmissão é feita através de um chip de celular com a tecnologia GPRS (a mesma utilizada nas máquinas de cartão de crédito).

Para reduzir os custos, a maioria das empresas utiliza pacotes de dados com pouca franquia, e com isso, o mapa é atualizado com menor frequência, tornando a qualidade das rotas muito ruins, devido ao espaçamento dos pontos.

Quanto maior a frequência de atualização, menor será a distância dos pontos, e melhor será a qualidade das rotas e dos relatórios.

Economizar neste item é prejudicar muito o benefício da solução!

A Contele atualiza o sistema de 30 em 30 segundos (enquanto a maioria atualiza a cada 120 segundos).

Como funciona Contele Rastreadores
Sistema de rastreamento GPS e GSM

Sabemos também que nenhuma operadora tem cobertura em 100% do País, porém em nossos testes, a operadora que se saiu melhor foi a Vivo.

Normalmente pode ter um custo maior que as outras, mas vale muito a pena para quem quer qualidade.

Além de todos os pontos citados, é importante avaliar também itens como: tempo máximo de histórico, prazo contratual, forma de instalação, tipos de relatórios, facilidades do sistema, reposição do rastreador com defeito, transferência do módulo para outro veículo, entre outros.

Somente após entendermos os benefícios dos principais itens, é que devemos falar do custo da solução, não adianta ter tudo de melhor, e o custo inviabilizar a aquisição!

Neste momento é que entra a engenharia, o empreendedorismo e a visão comercial do fornecedor de sistemas de rastreamento.

Posso afirmar que existem várias formas de fornecer uma solução com um excelente custo-benefício!

Agora que eu compartilhei a minha visão, gostaria de ouvir a sua opinião!

Tenho certeza que você já tem embasamento suficiente para concluir qual a solução com a melhor relação entre custo e benefício.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.