Posso descontar a multa de trânsito do meu motorista?

Tempo de leitura: 1 minuto

Sim, você pode descontar a multa de trânsito do seu motorista, porém, é importante seguir algumas regras para ficar dentro da legislação.

As regras servem para qualquer funcionário contratado em regime CLT, não precisa estar registrado como motorista, ele pode ser um técnico ou um vendedor que utiliza o veículo da empresa.

Primeiramente, apesar de ser óbvio, é muito importante ter certeza de qual motorista ou funcionário causou a multa. Nesse quesito, um sistema de rastreamento veícular pode ajudar muito.

O valor total de desconto das multas em folha de pagamento não pode ultrapassar 70% do salário, os outros 30% ele precisa receber.

Caso o valor a ser descontado seja superior aos 70%, o desconto pode ser parcelado em mais de um salário.

Você também precisa ter acordado esse desconto previamente, através do contrato de trabalho ou aditivo. Baixe um modelo aqui: Termo de responsabilidade para utilização de veículos

Para isso, é muito importante que você respeite as regras de horas extras, estabelecidas na lei da jornada de trabalho, resumidas aqui neste post: Você conhece bem a Lei da jornada do motorista?

Além de descontar o valor da multa, é importante lembrar, que você precisa transferir os pontos dessa infração para a CNH do funcionário. Veja o post: Chegou uma multa de trânsito, e agora?

E como o assunto é sobre “multas e funcionários”, tenho certeza que os conteúdos abaixo irão lhe interessar:

O que fazer com funcionários rebeldes?

Agora acabou a brincadeira! Multas por excesso de velocidade, novas regras, valores e pontuação.

Mais uma vez espero ter ajudado!

Deixe seu comentário ou faça sua pergunta que eu terei o maior prazer em responder. Ah! E se você gostou, compartilhe! Isso nos permitirá continuar produzindo mais conteúdos, ajudando e informando ainda mais pessoas.

Muito obrigado e até breve!