Hoje em dia qualquer ação que gere economia no combustível, é interessante.

Veja abaixo, dicas que separamos para você economizar em combustível na sua frota de veículos.

Economia de combustível 02

– “Atenção no Trânsito”: manter o foco no trânsito pode auxiliar na diminuição de consumo de combustível.

Por exemplo, próximo à semáforos deve-se diminuir a velocidade ao invés de parar completamente.

Outra boa dica é, evitar aqueles “zigue-zague” entre veículos e o hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo.

– “Aceleradas”: Evitar as aceleradas bruscas, que desnecessariamente afetam na média do combustível.

Evite também”aquecer”o carro pela manhã: somente os carros “zero quilômetro” até os seus 1000 quilômetros rodados, é recomendado deixar o veículo ligado por alguns minutos antes de sair.

– “Evite Acessórios e Apetrechos”: Aerofólios, rodas fora do padrão e suportes, por exemplo, podem influenciar na aerodinâmica e, com isso, no consumo do veículo.

Sempre consulte um especialista antes de modificar o seu veículo.

– “Sem Banguela”: Erroneamente, éramos acostumados à deixar o carro em ponto morto, pensando que assim se economizava em combustível.

CUIDADO! Além de não ser econômico, pode-se causar um grave acidente, uma vez que um carro engrenado conta com o freio-motor.

– “Velas”: Têm como sua função, gerar energia na câmara de combustão para começar a queima da mistura de ar x combustível.

É um dos itens que mais importantes para economia no combustível dos carros. Lembre-se, sempre realizar a troca nos prazos estipulados pelas montadoras.

E, ao trocar uma, substituir o jogo inteiro, pois se as velas estão ruins, refletem diretamente no aumento do combustível injetado, gerando mais custos para você.

Economia de combustível 01

– “Vidros Abertos”: Em velocidades superiores à 80km\h, evite andar com os vidros abertos. Isto interfere em sua aerodinâmica, ocasionando um maior consumo de combustível.

Além de estabilizar o veículo, os vidros fechados são mais indicados para estradas ou longos percursos.

– “Ar Condicionado”: Em tempos de muito calor, é comum utilizar com mais frequência o ar condicionado para se refrescar.

Mas isto, aumenta o consumo de combustível do veículo em até 20%, tome cuidado para que isto não aumente os custos do veículo.

– “Excesso de Velocidade”: Este fator, é mais um dos vilões para economia no combustível.

Um carro que está à 100 km/h consome cerca de 20% a mais de combustível do que um que trafega à 80 km/h.

Portanto, para segurança e economia respeite os limites de velocidade.

Economia de combustível 03

– “Manutenção do Veículo”: Mantenha seu veículo sempre com a manutenção em dia. Itens como troca de filtro, pneus calibrados, alinhamento das rodas, e etc… têm que estar sempre revisados.

Isto interfere diretamente no consumo, provocando gastos ainda maiores. Sai mais barato realizar as manutenções periodicamente, já que a procrastinação só gerará mais custos.

 – “Bom combustível e Posto de Gasolina de confiança”: Você nem imagina o que vem junto com o famoso combustível “batizado”.

Adições de querosene e até Etanol com água, pode prejudicar e muito a saúde e o bom funcionamento de seu carro.

A dica é, abasteça sempre que possível em um posto de sua confiança, e procure o selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo), que passa mais credibilidade ao local.

Evite postos desconhecidos e descontos exorbitantes no valor do combustível.

ANP

 – “Troca de Marcha”: A utilização de marchas de forma errada, em velocidades e situações não compatíveis podem aumentar muito seu consumo, além de possivelmente danificar seu veículo.

Suavize a troca de marcha, fique atento aos “Barulhos” emitidos pelo carro, ele “Te avisa” quando é necessário realizar a troca para outra marcha.

– “Peso”: Quanto mais “peso” o veículo tem, precisa de maior aceleração e força do motor para se locomover. Observe o manual do proprietário e evite excesso de carga.

Revise objetos inúteis que ficam, as vezes permanentemente no veículo.

Às vezes economia em manutenção pode não gerar economia no seu bolso. Revise regularmente seus veículos, evite preocupações desnecessárias e surpresas.

Estas são apenas boas práticas, que podem te ajudar para economia no combustível.

Faça um teste e verifique!

Além destes fatores, que influenciam diretamente em seu bolso, uma boa Gestão Veicular atrelada à um Software de Gerenciamento.

O Contele Rastreador, podem lhe trazer uma visão detalhada dos custos atuais dos veículos de sua frota, auxiliando assim em sua redução.

Espero ter ajudado, conte sempre comigo e com a equipe da Contele, para que sua empresa cresça e os resultados de uma boa gestão veicular.

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato conosco que teremos prazer em atendê-lo.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.