A manutenção dos veículos de sua empresa pode ser dividida em preventiva e corretiva.

Existem muitas peças de extrema importância, que devem estar na manutenção preventiva, caso contrário, o prejuízo na manutenção corretiva será enorme.

Porém, tem um item em especial que se destaca nessa relação, ele não apresenta sintomas de que está ruim, e simplesmente quebra, quando menos esperamos.

Estamos falando da Correia Dentada!

Você sabe o que acontece quando quebra a correia dentada?
Sabe como evitar essa surpresa desagradável?

Quanto maior a velocidade do veículo na hora que estourar a correia dentada, maior será o estrago e o prejuízo.

A correia é responsável por sincronizar os sobes e desces dos pistões, e quando ela quebra, um bate no outro, empenando várias peças do motor.

A única forma de evitar a quebra da correia dentada é programar corretamente a manutenção dos veículos.

Em média, as trocas de correias são feitas a cada 50.000 KM. Porém, é importante verificar no manual do veículo qual a indicação.

curso gestão de manutenção

Veja o vídeo do post abaixo:

Manutenção dos veículos: Como não esquecer de fazer

Caso você perceba que a correia quebrou, pise na embreagem (câmbio manual) ou coloque no N (câmbio automático), mas não tente ligar o carro!!!

Uma dica é fazer um plano bem completo de manutenção preventiva, e segui-lo a risca, com todos os veículos de sua frota.

Você pode usar uma agenda para esse fim, porém, a maioria das trocas de peças serão feitas quando o veículo atingir uma quilometragem, e não data.

Outra opção é utilizar um sistema de gestão de frotas. Aqui no Contele Rastreador você pode configurar a manutenção dos veículos individualmente.

Através de um evento chamado “KM Atingido”, você cadastra o item e a quilometragem da próxima troca.

Quando o veículo atingir essa quilometragem, o sistema registra no relatório e te envia um e-mail. Simples né?

Com isso, a manutenção dos veículos de sua frota ficará muito mais simples e segura.

Se você quiser conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.