Qual é o melhor rastreador veicular para gestão de frota?

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe qual é o melhor rastreador veicular para gestão de frota atualmente no Brasil?

Não existe nenhum estudo oficial para isso, mas posso lhe ajudar a chegar a essa conclusão.

Quando falamos em rastreamento, é importante entender que esse mercado se divide em 2 grandes blocos: 1- As empresas que tem o foco em recuperação de veículos (roubo).
2- As soluções de gestão de frota com o foco em reduzir custos e aumentar produtividade.

Na minha opinião, as empresas que se dizem fazer as duas coisas, não possuem a mesma qualidade de uma que é especialista em um determinado assunto.

Neste post irei falar sobre qual é o melhor rastreador veicular para gestão de frota, pois para roubo de veículo, as melhores são as seguradoras.

Se um dos objetivos é a redução de custos, não adianta ter o melhor sistema do mundo a um custo inviável, então, o melhor rastreador veicular, é o que tem a melhor relação custo x benefício.

Além disso, quando você instala uma solução de rastreamento em seus veículos, ela precisa funcionar perfeitamente. Não dá pra ter uma solução “mais ou menos”. Ou ela funciona ou não serve!

Normalmente uma solução “mais ou menos” falha justamente na hora em que você mais precisa. Com isso afirmo que o benefício não pode ser parcial, tem que ser muito bom!

Com relação ao custo, só dê atenção a ele se o benefício for perfeitamente atendido. Caso contrário, qualquer valor ficará “caro”!

Não espere milagres! Alta qualidade não combina com uma solução “barata”!

Para explicar meu ponto de vista, resolvi fazer um comparativo entre 9 sistemas de rastreamento veicular, analisando as diferenças das rotas apresentadas por eles.

Nas imagens abaixo, estão os prints de telas das rotas dos sistemas avaliados.
Observe bem, e veja a qualidade de cada um:

Quanta
Fig. 1 Rota passando por cima das quadras
Siggo
Fig. 2 Rota passando por cima das quadras.
Skytech
Fig. 3 Rota passando por cima das quadras.
Sascar
Fig. 4 Somente histórico de pontos.
Ituran
Fig. 5 Rota passando por cima das quadras.
Positron
Fig. 6 Somente histórico de pontos.

Logistrack
Fig. 7 Rota passando por cima das quadras.
Contele Rastreadores
Fig. 8 Rota passando pelas ruas. Trajeto prefeito!
Carrorama
Fig. 9 Rota passando por cima das quadras

Nessas imagens fica clara a diferença entre uma rota real (Fig. 8), que mostra exatamente a rua em que o veículo passou, e uma rota que simplesmente liga os pontos recebidos pelo sistema (Fig. 1, 2, 3, 5, 7 e 9). Algumas rotas nem fazem a ligação entre eles, só exibem o histórico de pontos no mapa (Fig. 4 e 6).

Ligar pontos não serve! Parece que o veículo passou voando em cima das quadras. Além disso, os relatórios de distância e velocidade ficam todos prejudicados, pois a distância em linha reta é menor que a de dar a volta na quadra. (recentemente escrevi um post sobre rotas onde explorei mais este assunto).

Agora vamos entender porque acontece este tipo de erro, já que os sistemas de rastreamento prometem fazer as mesmas coisas (posição atual, rotas e relatórios).

Da mesma forma que o custo x benefício de um computador varia muito, devido a grande quantidade de itens que o compõe, uma solução de rastreamento também acompanha a mesma lógica.

Para ter um benefício perfeito, é importante analisar os seguintes itens:

Equipamento: Precisa ser um equipamento profissional! Com memória interna para ser utilizada nos casos de área de sombra, deve ser homologado pela Anatel e conter antenas externas.

Como falei acima, não existe milagres! Antenas internas não funcionam perfeitamente!

Alguns sistemas utilizam uma antena externa e outra interna, isso também não resolve, pois na hora de instalar, o equipamento fica em local de difícil acesso, e o sinal acaba se atenuando.

Um equipamento de qualidade precisa ter as duas antenas externas (GPS e GSM).

Melhor rastreador veicularMapa: Indiscutivelmente o mapa da Google é o melhor! O mais atualizado, com recursos de trânsito, informações precisas de endereços, e visão da rua com a o recurso Street View, porém, devido ao seu alto custo de licenciamento, muitas empresas abrem mão dessa qualidade, e acabam utilizando outros mapas alternativos, tornando o sistema de rastreamento uma solução “mais ou menos”.

Sistema: Precisa ser completo e simples de usar! Com informações de fácil acesso, e de preferência, que envie relatórios para seu e-mail. (tema esse que tratei em outro post).

É importante que o fornecedor da solução de rastreamento seja o próprio desenvolvedor do sistema, dessa forma ele estará sempre em evolução, devido as sugestões dos próprios clientes. (veja o post sobre as vantagens de um sistema próprio)

Transmissão dos dados: Esse tipo de rastreamento precisa transmitir os dados captados dos satélites e do veículo para os servidores do sistema. Essa transmissão é feita através de um chip de celular com a tecnologia GPRS (a mesma utilizada nas máquinas de cartão de crédito).

Para reduzir os custos, a maioria das empresas utiliza pacotes de dados com pouca franquia, e com isso, o mapa é atualizado com menor frequência, tornando a qualidade das rotas muito ruim, devido ao espaçamento dos pontos. Quanto maior a frequência de atualização, menor será a distância dos pontos, e melhor será a qualidade das rotas e dos relatórios.

Economizar neste item é prejudicar muito o benefício da solução!

A Contele Rastreadores atualiza o sistema de 30 em 30 segundos (enquanto a maioria atualiza a cada 120 segundos).

Como funciona Contele Rastreadores
Sistema de rastreamento GPS e GSM

Sabemos também que nenhuma operadora tem cobertura em 100% do país, porém, em nossos testes, a operadora que se saiu melhor foi a Vivo e a Vodafone. Normalmente pode ter um custo maior que as outras, mas vale muito a pena para quem quer qualidade.

Além de todos os pontos citados, é importante avaliar também os itens como: tempo máximo de histórico, prazo contratual, forma de instalação, tipos de relatórios, facilidades do sistema, reposição do rastreador com defeito, transferência do módulo para outro veículo, entre outros.

 

Acesse Contele Rastreadores e veja como o nosso sistema pode lhe ajudar neste desafio.

Agora que eu compartilhei a minha visão, gostaria de ouvir a sua opinião!

Deixe seu comentário ou faça sua pergunta que eu terei o maior prazer em responder. Ah! E se você gostou, compartilhe! Isso nos permitirá continuar produzindo mais conteúdos, ajudando e informando ainda mais pessoas.

Muito obrigado e até breve!

  • Julio Cézar

    Muito bom!
    A propósito, alguém sabe qual aparelho rastreador que são utilizados nos carros da UBER?