O que estou chamando de “Ficha médica do veículo”, na verdade chama-se oficialmente “Ficha de comunicação de defeitos”.

Um modelo que utiliza códigos e subdivisões, padronizadas mundialmente, criadas pelo Comitê Técnico de Transportes e Manutenção da SAE – Society Of Automotive Engineers. (citado no post anterior,  onde falo da manutenção de operação)

Na correria do dia-a-dia, e com a necessidade de deixar o veículo rodando o maior tempo possível, é comum as empresas ficarem perdidas ao enviarem o veículo para manutenção.

Principalmente quando mais de um motorista dirige o mesmo veículo, nesses casos o responsável pela manutenção fica ainda mais perdido, perguntando aos condutores quais são os sintomas reais daquele veículo para poder repassar ao responsável da oficina.

Além disso, muitas empresas  tem apenas o controle do que foi gasto de manutenção e não fazem um controle dos tipos de problemas que cada veículo de sua frota apresentou ou vem apresentando.

Os códigos padronizados são importantíssimos. Através deles você poderá fazer filtros para descobrir defeitos recorrentes e os valores da manutenção por partes dos veículos.

Se você já usa um sistema financeiro, lance as despesas com este código na frente. (0100, 0200, …)

Como funciona:

Toda vez que o carro for enviado para oficina, essa ficha deverá ser preenchida em duas vias. Uma vai para oficina e a outra deve ficar com a empresa para controle do veículo.

Deve ser utilizada uma ficha por veículo, e uma ficha para cada vez que o veículo for para oficina.

Dica: Você pode preencher essa ficha conforme os eventos forem sendo registrados no formulário de manutenção de operação (veja o post sobre este tema e baixe o modelo).

Dessa forma você não se esquecerá de relatar nenhum problema. E quando o veículo for para oficina, a ficha estará pronta.

Fazendo a análise periódica dessas fichas, você poderá concluir quais veículos estão apresentando problemas frequentes e se os problemas são os mesmos.

Com isso, suas ações serão tomadas baseadas em fatos reais e registradas de forma muito profissional.

É como uma ficha médica, onde cada paciente (veículo) tem seu histórico.

Ficha de defeitos

No verso deste documento tem um espaço para observações que deve ser preenchido com o maior número de detalhes possível.

Como já é de costume em nossos posts, estamos disponibilizando um modelo da “Ficha de comunicação de defeitos” para você baixar e começar a utilizar agora. Clique aqui para fazer o download.

[Baixe Grátis] Modelo Ficha Médica do Veículo

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.