Tenho recebido algumas perguntas de empresas que possuem funcionários que utilizam seus próprios veículos para o trabalho, e em troca disso recebem um reembolso por KM rodado. Posso instalar rastreador em veículo de funcionário?

A princípio a resposta é não!

Isso porque os veículos são de propriedade dos funcionários e se forem monitorados pela empresa, pode caracterizar invasão de privacidade.

Porém, existe uma forma simples e legal para resolver esse assunto, e que é bom para ambas as partes (empresa e funcionário)

Consultamos nosso setor jurídico e após vários questionamentos sobre o tema, chegamos a uma conclusão:

“É permitido a instalação de rastreador para logística da empresa em veículo de funcionário, somente com a anuência por escrito do mesmo,
e desde que o sistema possa ser desabilitado a qualquer momento, porém é importante ressaltar que,
poderá implicar na necessidade de pagamento de horas extras, caso funcione fora do horário de trabalho.
Se monitorado com sua anuência e dentro do horário da jornada de trabalho, não será caracterizada a invasão de privacidade do funcionário.”

Dra. Vitória de Tassis Mandelli OAB/SP: 358.609
www.marsaioli.adv.br

Considerando que o equipamento instalado tem o objetivo de ajudar na logística e com isso aumentar a produtividade (conteúdo abordado em outro post), pode ser acordado previamente entre as partes, através de um “Termo de autorização” onde o funcionário aceita a instalação do equipamento em seu veículo.

Faça o download grátis do modelo deste documento.

Com isso a empresa poderá:

  • Orientar o funcionário a fazer a melhor rota, considerando o trânsito.
  • Planejar melhor sua jornada de trabalho, otimizando a logística.
  • Verificar qual veículo está mais próximo de uma ocorrência.
  • Pagar o reembolso do KM rodado de uma forma precisa e organizada.

E o funcionário também ganhará:

  • Não precisará mais se preocupar em fazer anotações de KM inicial, final, datas e etc.
  • Não terá necessidade de enviar relatórios semanais, para receber seu reembolso.
  • Poderá acionar o botão de pânico, em caso de perigo.
  • Receberá menos ligações para informar se está próximo de tal cliente/local.

Instalação e funcionamento:

A instalação do equipamento é bem simples e deve ser feita de uma forma que não corte nenhum fio, para não haver perda da garantia do veículo.

É imprescindível que haja uma chave liga/desliga do equipamento, para que o funcionário desabilite o sistema fora de sua jornada de trabalho.

Também é importante que o funcionário tenha acesso ao sistema (visualizando apenas o seu veículo), para acompanhar os KMs e os horários que seu veículo está sendo monitorado.

Minha opinião é que ao fazer o reembolso através de uma quilometragem vinda de um sistema de rastreamento, haverá uma redução de custo significativa e com isso, você poderá pagar um valor por KM, maior do que paga hoje.

Exemplo: Se atualmente sua empresa paga R$0,80/km, sugiro que você comece a pagar R$0,90, com isso seu funcionário ficará feliz e motivado e você ainda estará economizando, pois só pagará em cima do que foi realmente usado para o trabalho.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.