Você sabe dizer qual a precisão de um rastreador? A resposta certa para esta pergunta é: Depende!

É muito comum ouvir que a maioria dos sistemas mostra a posição atual, as rotas e os relatórios, porém, qual a precisão dessas informações?

    1. Será que o relatório de quilometragem marca correto?
    2. Qual a margem de erro desse hodômetro?
    3. É possível saber em qual lado da avenida o veículo está?

Enfim, são essas perguntas que respondemos aqui na Contele, para empresas que ainda não são nossos clientes.

Muitos clientes se surpreendem ao ver a precisão do nosso sistema de rastreamento.

Veja o zoom do Contele Rastreador, é possível saber até que o veículo está dentro de um prédio:

Agora vamos entender porque o Contele Rastreadores é um sistema preciso:

Equipamento: Utilizamos um equipamento profissional! Com memória interna, para ser utilizada nos casos de área de sombra. Um aparelho profissional deve ser homologado pela Anatel, e deve conter antenas externas, pois antenas internas não funcionam perfeitamente!

Alguns sistemas utilizam uma antena externa e outra interna, isso também não resolve, pois na hora de instalar, o equipamento fica em local de difícil acesso, e o sinal acaba se atenuando.

Um equipamento de qualidade precisa ter as duas antenas externas (GPS e GSM).

Tipos de rastreadores

Mapa: Indiscutivelmente, o mapa da Google é o melhor! O mais atualizado, com recursos de trânsito, informações precisas de endereços, e visão da rua com a o recurso Street View, porém, devido ao seu alto custo de licenciamento, muitas empresas abrem mão dessa qualidade, e acabam utilizando outros mapas alternativos, tornando o sistema de rastreamento uma solução “mais ou menos”.

Sistema: Precisa ser completo e simples de usar! Com informações de fácil acesso e de preferência, que faça o envio dos relatórios para seu e-mail. (Tema esse que tratei em outro post).

É muito importante que o fornecedor da solução de rastreamento seja o próprio desenvolvedor do sistema, dessa forma, ele estará sempre em evolução, devido as sugestões dos próprios clientes. (Veja o post sobre as vantagens de um sistema próprio)

Transmissão dos dados: Esse tipo de rastreamento precisa transmitir os dados captados dos satélites e do veículo para os servidores do sistema. Essa transmissão é feita através de um chip de celular, com a tecnologia GPRS (a mesma utilizada nas máquinas de cartão de crédito).

Para reduzir os custos, a maioria das empresas utiliza pacotes de dados com pouca franquia, e com isso, o mapa é atualizado com menor frequência, tornando a qualidade das rotas muito ruins, devido ao espaçamento dos pontos. Quanto maior a frequência de atualização, menor será a distância dos pontos, e melhor será a qualidade das rotas e dos relatórios.

Economizar neste item é prejudicar muito a precisão da solução!

A Contele Rastreadores atualiza o sistema de 30 em 30 segundos (enquanto a maioria atualiza a cada 120 segundos).

Como funciona Contele Rastreadores
Sistema de rastreamento GPS e GSM

Mas também não adianta ter tudo de melhor, e o custo da solução ficar inviável!

Neste momento é que entra a engenharia, o empreendedorismo e a visão comercial do fornecedor de sistemas de rastreamento.

Posso afirmar que existem várias formas de fornecer uma solução com um excelente custo-benefício!

Agora que eu compartilhei a minha visão, gostaria de ouvir a sua opinião!

Tenho certeza que você já entendeu que em um sistema de rastreamento, não pode ser analisado somente um item.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.