Será mesmo que é importante instalar o rastreador com bloqueio?

Tempo de leitura: 2 minutos

Gostaria de convidar você a responder essa pergunta. Será mesmo que é importante instalar um rastreador com bloqueio?

Muitas empresas quando pensam em instalar um sistema de rastreamento, também querem bloquear o veículo, mesmo que o sistema tenha foco na gestão da logística.

Aparentemente é muito bom ter essa autonomia e o controle total do veículo, porém, a opção de instalar um rastreador com bloqueio tem seus ônus.

Antes de continuar, deixo claro que a Contele Rastreadores fornece aos seus clientes as duas opções:

Com e sem bloqueio, e que este post reflete a minha opinião, baseada na minha experiência.

Motivos para instalação com bloqueio:

1- Impossibilitar que um colaborador, não autorizado, utilize o veículo.

2- Em caso de roubo ou furto, possibilitar o bloqueio do veículo.

No primeiro motivo, é mais aconselhável fazer a gestão do uso, e aplicar medidas disciplinares no colaborador, no caso dele descumprir as regras da empresa.

O Contele Rastreador tem ferramentas que o ajudam nessa tarefa, como por exemplo:

Uma notificação de uso fora do horário ou fora da região permitida, além da possibilidade de identificação de motoristas.

Mas o que fazer se o meu veículo for roubado?

Tudo que você NÃO pode fazer é bloquear o veículo, caso você realmente queira recuperá-lo.

Ao bloquear o veículo os assaltantes identificam rapidamente que existe um rastreador, e darão um jeito de retirá-lo.

Nestes casos, você só precisa ligar para 190 e dizer que está acompanhando a localização do veículo através do rastreador.

O que muda na instalação?

Não precisa ser nenhum técnico para identificar nas imagens abaixo, a diferença de complexibilidade na instalação de um rastreador com bloqueio e de um sem bloqueio.

É importante lembrar que essa complexibilidade se repete na troca do veículo, quando é necessário desinstalar do veículo atual e instalar em outro.

Instalação sem e com corte de combustível

A instalação com bloqueio é mais invasiva, pois é necessário cortar um fio do veículo, podendo até perder a garantia do fabricante.

Existe algum risco ao bloquear um veículo?

Sim! Ao enviar um comando para bloquear o veículo, o motor vai parar de funcionar, deixando a direção e o freio com baixíssima eficiência.  

O risco de causar um acidente é muito grande! Por este motivo, no sistema Contele Rastreadores, só permitimos o bloqueio através da senha master.

Saiba mais sobre como funciona o bloqueio neste post:  Entenda como o rastreador faz o bloqueio de combustível do seu veículo.

Todo cliente da Contele Rastreadores, que utiliza rastreador com bloqueio, assume as responsabilidades e fica ciente, através do nosso contrato, da instalação mais complexa.

Então, antes de decidir se você realmente vai instalar um rastreador com bloqueio, analise os ônus e os bônus desta autonomia.

Mais uma vez espero ter ajudado!

Deixe seu comentário ou faça sua pergunta, que eu terei o maior prazer em responder.

Ah! E se você gostou, compartilhe! Isso nos permitirá continuar produzindo mais conteúdos, ajudando e informando ainda mais pessoas.

Muito obrigado e até breve!