Nós trabalhamos para que isso nunca aconteça, mas no momento que acontece um acidente de trânsito na sua frota, você sabe o que fazer a partir dali?
No post de hoje, eu trouxe o gestor de frotas Jackson Merlo para conversarmos sobre o que o gestor e motorista devem fazer depois que acontece um acidente.
Conteúdo
Eu fiz uma enquete ao meu público para descobrir o que eles fazem em casos de acidentes de trânsito na frota, conhecidos também como sinistros.
De 231 respostas, 66,2% disseram que têm um procedimento interno para casos de sinistros.
Enquanto isso, quase 20% diz não ter um procedimento, e 14% dos gestores sabem o procedimento, mas os motoristas não.
Para o gestor de frota Jackson, é preocupante gestores e motoristas não saberem como agir em um caso de sinistro.
Essa falta de conhecimento resulta em uma corrida frenética contra o tempo, pois além dos problemas jurídicos e altos custos envolvidos, temos o risco de perder vidas.
É evidente que existe uma lacuna que precisa ser preenchida nesse sentido, pois a implementação adequada de procedimentos fará toda a diferença na operação.
Primeiramente, é importante destacar que essa questão envolve aspectos financeiros que afetam diretamente as finanças da empresa.
Independentemente de ser um acidente de pequena ou grande proporção, é um fato que isso impacta a imagem da empresa, afetando sua credibilidade perante os clientes.
Como prestadora de serviços, é fundamental garantir qualidade, segurança e pontualidade nas entregas, de acordo com cada operação específica. Além disso, a cultura da empresa e o comportamento dos motoristas desempenham um papel crucial nesse contexto.
A falta de medidas para frear ou evitar essas ocorrências, resultará num aumento nos sinistros, nos acidentes e, consequentemente, nos custos de manutenção corretiva.
Além disso, acidentes de trânsito podem resultar em implicações criminais, em casos com vítimas fatais.
Mesmo que a empresa forneça todo o suporte e subsídio necessário, se ocorrer um acidente com morte, ela ainda terá que lidar com as consequências legais e enfrentar um processo complexo.
Muitas vezes, a falta de planejamento é a causa de problemas relacionados à manutenção dos veículos ou ocorrências de acidentes. Se não houver procedimentos bem definidos, é provável que você acabe gastando o dobro ou o triplo do tempo necessário.
É fundamental ter tudo esquematizado e à disposição para saber quem fará o quê em caso de acidente.
Sem essa abordagem estruturada, você acabará passando a maior parte do seu dia apagando incêndios.
É essencial ter um guia prático diário para todas as situações. Embora cada acidente, sinistro ou ocorrência seja único e apresente suas particularidades, ter um escopo inicial de como proceder permite ganhar tempo precioso no futuro.
Quando um motorista se envolve em um acidente, é comum que ele perca o equilíbrio emocional. Ter um manual com os procedimentos claros já ajuda em 50% do processo. O motorista pode consultar o manual e seguir as orientações adequadas.
Por exemplo, se ele precisar de atendimento médico ou estiver em estado de choque, mas consciente, ele saberá o que fazer com base nas instruções fornecidas.
Em algumas situações, outras pessoas também podem auxiliar o motorista. Geralmente, existem pessoas dispostas a cooperar no momento do acidente para garantir que a pessoa esteja bem.
Algumas empresas de transporte têm equipes de suporte prontas para intervir em acidentes. Outro meio de comunicação importante é o grupo de WhatsApp, mas é necessário utilizá-lo de forma seletiva, evitando sobrecarregá-lo com informações desnecessárias.
Manter as orientações no manual é a melhor opção. Além disso, é fundamental investir em treinamentos e reciclagens. Retirar o motorista da operação e levá-lo para treinamentos, com a participação de profissionais especializados, como bombeiros ou especialistas em primeiros socorros, reforça os procedimentos ideais. Dessa forma, o motorista absorverá o máximo possível dessas orientações.
Existem 3 tipos de sinistros que podem acontecer na sua frota:
Cada um dos casos contém a sua particularidade, mas podemos citar itens que são padrão para todas as situações:
Esse tipo de acidente abrange situações que não envolvem colisões entre veículos, mas sim outros tipos de incidentes, como danos em postes, pontes ou até mesmo portões. Essas ocorrências geralmente ocorrem em saída de garagem ou eventos similares.
Nesse caso, é importante manter a calma e evitar discussões, seja com o proprietário do patrimônio envolvido ou com o órgão responsável pelo sinistro.
O motorista não deve tomar decisões por conta própria, mas sim seguir as diretrizes estabelecidas.
Para esse caso específico, instrua o motorista a seguir as orientações abaixo:
Esse caso é aquele em que o motorista da sua empresa foi o culpado pelo sinistro.
Entre as condutas que o motorista pode seguir, podemos citar como exemplo:
Uma diferença importante em relação aos outros tópicos é a questão de tirar fotos e buscar testemunhas.
É fundamental ter provas para comprovar sua inocência no caso de um acidente, com testemunhas que presenciaram o acidente. Assim, você pode solicitar o testemunho delas sobre como a situação ocorreu.
Além disso, os demais pontos mencionados nos tópicos anteriores também são relevantes e se aplicam aqui.
Como presente, o Jackson disponibilizou um documento com orientações em casos de sinistros que ele utiliza em sua empresa.
Para garantir sua cópia, é muito simples:
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outro gestor de frota ou responsável pelos veículos da empresa!
Aprenda as melhores práticas para gestão de motoristas da frota, incluindo remuneração correta, controle de…
Saiba como o Contele Fleet ajuda na prevenção de acidentes em frotas com checklist digital,…
Descubra como o checklist digital para frotas pode transformar a sua gestão, facilitando a manutenção…
Descubra como o treinamento de motoristas da frota impacta diretamente nos custos operacionais, na segurança…
Descubra como aplicar uma metodologia de gestão de frotas na prática e economizar até R$…
Agora sua frota tem uma nova fonte oficial de conhecimento: a Revista Panorama da Gestão…