O aumento de preço da gasolina e do diesel está afetando as frotas de todo o Brasil.
Por isso, vou explicar neste post porque houve esse aumento, e quais ações você pode tomar para ele não prejudicar tanto sua frota.
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Em maio de 2023, a Petrobras pôs fim a política de Preço de Paridade de Importação (PPI).
Sendo assim, combustíveis derivados do petróleo, como a gasolina e o diesel, não precisavam mais seguir a comercialização de acordo com o dólar.
No começo, isso resultou em uma baixa no valor dos combustíveis, beneficiando transportadoras de todo o país.
Porém, isso reduziu drasticamente a importação do diesel, e aumentou demais a compra interna.
Agora, para restringir a oferta de diesel e evitar o desabastecimento de postos, o preço da gasolina e do diesel estão subindo para igualar-se ao mercado internacional.
Entender os motivos que levaram ao aumento da gasolina e diesel é importante, mas o gestor só pode controlar aquilo que está em seu alcance.
Sendo assim, existem dois caminhos que o gestor pode seguir para lidar com essa situação:
Neste post, vamos focar em como reduzir o custo com combustível, mesmo com o aumento da gasolina e diesel.
Antes de pensar em consumir menos combustível, você pode pagar menos pelo litro de combustível.
Sendo assim, ao firmar uma parceria com postos da sua região, você pode pagar centavos a menos por cada litro.
A longo prazo, esses centavos se transformam numa economia de milhares de reais.
Para que você possa negociar com os postos, é necessário saber quanto sua frota consome por mês. Logo após isso, basta entrar em contato com o posto.
O veículo parado com motor ligado aumenta os custos com combustível.
Um estudo realizado pelo consultor de gestão de frotas Carlos Cavalcanti, da Otimizar Consultoria, constatou isso.
Em um veículo com motor acima de 400 cv, o motor ocioso ligado por 1 hora consome 4 litros de combustível.
Em um mês, o veículo terá tido um desperdício de 100 litros de combustível, além da perda de dinheiro.
É necessário alinhar com os motoristas para que eles evitem a marcha lenta.
Um caminho que você pode seguir, é incluindo este fator na política de frota.
Dessa forma, você pode economizar milhares de reais com uma simples ação.
A bonificação estimula o motorista a cuidar melhor do veículo, e a alcançar as melhores metas de consumo.
Comece bonificando em dinheiro, conforme eles alcancem as metas. O retorno que você terá será gigantesco.
Se você fez todas essas últimas ações, mas ainda precisa reajustar o frete, tenho uma dica:
Procure reduzir outros indicadores da frota.
Mesmo que o combustível seja o principal custo de uma frota, existem outras fontes de custos tão relevantes quanto.
Sendo assim, busque reduções na manutenção do veículo e nos pneus.
Adianto que, estipulando metas de consumo para o combustível, esses custos diminuirão juntos.
Afinal, o estado do veículo e de seus pneus influencia no consumo de combustível.
Com ou sem aumento da gasolina e diesel, é imprescindível você trabalhar com dados confiáveis.
Afinal, sem eles você não conhecerá plenamente os seus custos, e nem outra série de fatores.
Por conta disso, é fundamental trabalhar com um sistema de gestão de frotas que oferece todas as soluções necessárias para:
Você encontra isso e muito mais no Contele Rastreador.
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