Muitas empresas investem em bomba de combustível interna com o objetivo de economizar no diesel.
Mas, quando isso se torna vantajoso para uma frota? Ela serve para qualquer operação?
Se você quer descobrir essas respostas, fique neste post até o final, pois convidamos o especialista em gestão de frotas, Benilson Silva, para compartilhar suas percepções sobre o assunto.
Conteúdo
O principal objetivo de uma bomba de combustível interna é de reduzir custos com diesel.
Muitas empresas enfrentam desafios como altos custos em postos externos, tempo perdido em deslocamentos e falta de controle sobre a qualidade do combustível.
Com a frota do Benilson, isso não foi diferente.
Com base na sua experiência, ele percebeu que centralizar o abastecimento não apenas reduziria custos, mas também traria benefícios operacionais.
O indicador que vai decidir a sua escolha em ter o seu próprio posto de abastecimento, é o consumo de combustível da sua frota.
Em conversa, chegamos na conclusão que 10 mil litros de diesel por mês já podem justificar o investimento. Isso porque esse é a quantidade mínima de consumo que uma frota precisa para ter ROI (Retorno sobre o investimento).
Uma bomba de combustível na empresa não valerá a pena se os veículos operarem muito longe da base, sendo mais prático usar postos de combustível ao longo das rotas.
Uma frota pode tirar muitos proveitos de uma bomba interna de combustível, como por exemplo:
Aqui, seria mais desafios e responsabilidades do que desvantagens, mas podemos citar:
Para operar um tanque de combustível, é necessário obter várias licenças e cumprir regulamentações. Isso inclui:
Tanques com capacidade de armazenamento abaixo de 15000 litros não precisam da licença ANP.
É muito importante seguir todos os procedimentos legais para garantir a conformidade e evitar multas ou interrupções operacionais.
O investimento inicial inclui a compra do tanque de combustível, que pode variar dependendo da capacidade.
Por exemplo, um tanque de 10.000 litros pode custar cerca de R$ 45.000.
Além disso, há custos de instalação, que podem adicionar cerca de 10% ao valor do tanque.
Por fim, é necessário considerar o custo de manutenção contínua e o salário do funcionário responsável pelo abastecimento.
A economia com a instalação de uma bomba interna pode variar, mas é comum que empresas economizem cerca de 50 centavos por litro de diesel.
Ou seja, uma empresa que consome 20 mil litros por mês pode economizar R$10.000,00 mensais.
Além disso, reduzir custos fixos diminui o CPK (Custo por quilômetro rodado), permitindo oferecer preços mais competitivos aos clientes.
O controle é similar ao que é feito em um posto. O motorista deverá registrar o valor e a quantidade de litros abastecidos. Após isso, essa informação deverá ser passada de alguma forma para o gestor.
No computador, o gestor pode registrar esses dados em uma planilha por placa de veículo.
No entanto, você pode simplificar muito mais esse processo utilizando um sistema de gestão de frotas.
Com o Contele Rastreador, motorista e gestor tem a sua rotina facilitada. Veja como funcionaria:
Se você está precisando simplificar sua gestão de frota, pode contar com a gente!
Deixo o meu convite para você fazer um orçamento sem compromisso no nosso sistema.
Aprenda as melhores práticas para gestão de motoristas da frota, incluindo remuneração correta, controle de…
Saiba como o Contele Fleet ajuda na prevenção de acidentes em frotas com checklist digital,…
Descubra como o checklist digital para frotas pode transformar a sua gestão, facilitando a manutenção…
Descubra como o treinamento de motoristas da frota impacta diretamente nos custos operacionais, na segurança…
Descubra como aplicar uma metodologia de gestão de frotas na prática e economizar até R$…
Agora sua frota tem uma nova fonte oficial de conhecimento: a Revista Panorama da Gestão…