Você já deve ter visto aqueles adesivos “Como estou dirigindo?” junto de um número de telefone. Normalmente ficam nas traseiras de ônibus, vans, carros e outros veículos usados por empresas.
Neste artigo vamos entender mais sobre a prática, como é possível modernizar e otimizar a gestão.
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Esses adesivos, fixados na traseira de veículos, foram criados com o intuito de monitorar a condução por meio de terceiros. Isso incentiva motoristas e pedestres a reportarem sempre que avistarem uma direção inadequada.
É como se a empresa pudesse contar com uma rede de observadores no trânsito, que vão identificar condutas de risco.
Antes da telemetria avançada e de sistemas de rastreamento mais eficazes, isso era muito usado para identificar excesso de velocidade, direção agressiva ou imprudente, uso do celular ao volante e estacionamento irregular.
A adoção dessa prática traz diversos benefícios para empresas com frotas corporativas, como:
Porém, a forma tradicional de usar essa prática está desatualizada, o que a torna ineficaz.
Apesar dos benefícios, usar os adesivos de “Como Estou Dirigindo” com o número de telefone tem algumas limitações.
Diante dessas dificuldades, a modernização dessa prática se torna essencial para torná-la mais eficiente.
A maneira mais prática e eficiente de atualizar o adesivo de “Como Estou Dirigindo”, é substituindo o telefone por um QR Code, tornando o processo mais rápido e acessível.
Quando o QR Code é escaneado, ele pode direcionar a pessoa para duas opções, que ficam a escolha da empresa:
Ao apontar a câmera para o QR Code, a pessoa é direcionada para uma conversa no WhatsApp com uma mensagem pré-definida.
Se a empresa deseja registrar todas as ocorrências de maneira organizada, o QR Code pode direcionar para um Google Forms, onde o denunciante responde algumas perguntas:
As respostas são salvas automaticamente em uma planilha, facilitando o acompanhamento e análise dos dados.
Os relatórios obtidos podem ser ainda mais úteis quando cruzados com dados do Contele Fleet, um sistema de gestão de frotas.
Com um sistema de rastreamento, é possível:
Isso permite que o gestor tome decisões mais assertivas e implemente ações corretivas e preventivas de forma mais eficaz.
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