Neste post irei compartilhar com você uma técnica utilizada nas grandes empresas, que vai te ajudar a reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%.
Por motivos de sobrevivência, as grandes empresas levam muito a sério as ações que reduzem custos e evitam surpresas desagradáveis como por exemplo, veículo parado.
Leia até o final, pois preparei um presente para você!
Para reduzir o custo de manutenção de sua frota em até 16%, é necessário entender um pouco sobre a história de gestão de frotas e como tudo isso começou.
Em julho de 1947, o Comitê Técnico de Transportes e Manutenção da SAE – Society Of Automotive Engineers, divulgou um plano de manutenção a ser usado como guia, sofrendo adaptações necessárias a cada frota específica.
Após estudos e utilização de dados históricos em seus próprios serviços, e que até hoje é utilizado como instrumento básico, sofrendo apenas as necessárias adaptações e inclusões.
A boa notícia é que para reduzir 16% do custo de manutenção de sua frota, basta praticar de forma correta, a Manutenção de Operação.
DEFINIÇÃO:
Trata-se de uma série de verificações, a maior parte delas simplesmente visuais, e que deverão ser providenciadas toda vez que o veículo for utilizado.
Dessa forma a manutenção de operação antecede o uso do veículo, continua durante sua operação e se complementa após sua utilização.
OBJETIVO:
Garantir ao veículo condições primárias de operação, apontando eventuais falhas e impedido que o veículo seja colocado em operação, sem as condições desejadas.
Alem disso, evitando o aceleramento de desgastes e possíveis acidentes, como por exemplo:
Deve ser feito um plano, onde dividi-se o veículo em componentes e itens significativos e definir uma equipe responsável.
QUEM PARTICIPA:
Todas as pessoas envolvidas nas atividades de manutenção, operação e gestão de frota.
QUANTOS ITENS:
Tantos quantos forem imprescindíveis, sem esquecer dos objetivos definidos anteriormente.
QUANTO TEMPO:
A execução do Plano de Manutenção de Operação leva o tempo necessário para a verificação visual dos itens imprescindíveis pré definidos. (média de 10 a 15 minutos).
COMO IMPLANTAR:
COMO CONTROLAR:
Um motorista controla o outro, e esporadicamente fazem inspeções incertas atribuindo a responsabilidade ao último motorista que dirigiu o veículo e que não denunciou a irregularidade.
CARROCERIA:
SISTEMA DE FREIOS E EMBREAGEM:
SISTEMA ELÉTRICO:
MOTOR:
PNEUS E RODA:
FERRAMENTAS E DOCUMENTOS:
A versão rápida do checklist é para uso no dia a dia:
A versão completa é para viagens mais longas:
Veja também os 3 erros mais comuns na Gestão de Frota, clique aqui.
Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.
Descubra as principais dores de um gestor de frotas e como superá-las com organização, tecnologia…
Comemore o Dia do Motorista valorizando sua frota com homenagens, premiações e treinamentos que reconheçam…
Crie sua política de frota com inteligência artificial em minutos. Use o César 2.0 e…
Descubra tudo sobre as novas câmeras veiculares na gestão de frotas do Contele Fleet, que…
Descubra como prevenir a fraude na gestão de pneus de frotas com rastreabilidade reforçada, inspeções…
Economia na gestão de frotas: implemente controle de pneus, manutenção preventiva, negociações e tecnologia para…