De fato, a redução de custo com pneus é uma das estratégias mais impactantes para aumentar a rentabilidade e, consequentemente, a disponibilidade de uma frota. Além disso, em um cenário no qual os pneus representam o segundo maior gasto operacional — perdendo apenas para o combustível —, adotar práticas de gestão profissional faz toda a diferença.
Portanto, com base nas práticas do especialista Antônio Xavier, Dr. Pneu, este artigo vai detalhar como estender a vida útil dos pneus, combater desperdícios e, na prática, alcançar economias de até R$ 1 milhão por ano.
Conteúdo
Antes de qualquer ação, é fundamental entender o peso desse item no orçamento, pois somente assim é possível priorizar as iniciativas:
Entretanto, ao direcionar atenção a esses pontos, você estabelece a base para um programa sustentável de redução de custos.
Em seguida, para quantificar desperdícios, calcule o custo por milímetro de banda de rodagem:
Exemplo:
Antes de definir ações corretivas, identifique os fatores que mais aceleram o consumo de cada pneu:
Para maximizar o retorno sobre o investimento de tal forma que possa reduzir o custo por quilômetro, você pode adotar as seguintes rotinas de manutenção de pneus:
Primeiramente, faça o uso de profundímetros digitais ou mecânicos e, em seguida, registre cada leitura em planilhas de controle, comparando as profundidades em diferentes canais de rodagem.
Além disso, estabeleça também ciclos de checagem a cada 10 000–15 000 km, facilitados por prolongadores de válvula e sistemas de purga de ar.
Realize verificações de paralelismo por eixo (custo médio: R$ 140–160) para evitar que o desgaste assimétrico reduza a vida útil.
Alterne os pneus entre as posições conforme os padrões de desgaste observados, distribuindo uniformemente a fadiga e o aquecimento da carcaça.
Além disso, capacite-os em técnicas de condução que preservem os pneus — como o uso do freio-motor e frenagens suaves — e, da mesma forma, no correto preenchimento de checklists diários de inspeção.
Para ilustrar a eficiência do método, considere uma frota de 200 rodotrens (6 800 pneus em solo):
300 pneus medidos ? 35 % (105) com desgaste irregular médio de 2,7 mm.
Consequentemente, em frotas menores (50 rodotrens ? 1 700 pneus), o mesmo cálculo indica desperdício de R$ 281 625,00/ano.
Portanto, para apoiar a gestão e o monitoramento contínuo:
Por fim, ao implementar esse método de gestão profissional de pneus, a redução de custo com pneus deixa de ser meta teórica e se torna uma fonte de economia real, melhorando a performance, a segurança e a sustentabilidade da sua frota.
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