Não há dúvidas que o custo com pneus é um dos maiores da gestão de frota, e por isso, fazer o controle de pneus é prioridade.

Neste post, eu trouxe o gestor Jean Zart, que mostrará uma ferramenta grátis para registrar, controlar e acompanhar os custos dos pneus da sua frota.

A importância do Controle de Pneus

O gestor de frota precisa dar valor aos ativos da empresa, principalmente em um momento pós-pandemia, onde vimos o real valor dos recursos para a operação dos veículos.

“Neste período pandêmico, o preço dos pneus explodiram.O gestor que trabalhou nestes últimos dois anos pode perceber a curva subindo.”

Jean Zart

Se o pneu está tão caro, logo, ele impacta na lucratividade da empresa, tornando vital o controle de pneus na frota.

É possível otimizar a gestão dos pneus com soluções gratuitas, desde que tenha um processo bem definido, e clareza nos indicadores que precisam ser analisádos.

Planilha para Controle de Pneus

Para contribuir nessa missão, o Jean disponibilizou uma ferramenta grátis para controle de penus, para quem quiser implementar na sua empresa. Clique aqui para baixá-la.

Jean fez questão que a planilha tivesse várias abas, para o gestor de frota agrupar tudo que está relacionado a pneus em um local só, garantindo uma organização nas informações.

Veja o que ela pode conter:

1. Configuração da Planilha

Antes de começar a utilizar a ferramenta, é necessário configurá-la.

Na primeira aba da planilha, o gestor deverá cadastrar as marcas, modelos e tipos de veículos e pneus que sua frota possui.

Fora isso, podemos acrescentar os fornecedores de cada marca de pneu, e o nome dos mecânicos e operadores responsáveis por fazer a gestão destes pneus.

Essa aba visa agilizar o preenchimento da planilha, pois, caso em outra aba você precise colocar a marca de um veículo, será aberta uma lista já com o nome das marcas, eliminando a necessidade de escrever sempre a mesma coisa.

2. Cadastro de Veículos e Pneus

Seguindo com a planilha, o gestor vai cadastrar todos os veículos que a frota possui.

Para cada veículo, será informado:

  • A placa do veículo;
  • Marca, modelo, tipo e ano;
  • Quantidade de eixos;
  • Odômetro;
  • Condições para rodagem;
  • Data, documentação e valor de compra;
  • Quantidade de pneus vinculados.

A aba de pneus seguirá na mesma lógica, onde além das informações básicas, será cadastrado:

  • Situação (em uso, em estoque, etc);
  • Status (Novo, recapado, etc);
  • Número de fogo;
  • DOT;
  • Placa do veículo (caso ele esteja em uso);
  • Fornecedor;
  • Previsão de troca e data de descarte.

Vale ressaltar que, o momento ideal para fazer o cadastro de pneus, é no momento da compra.

3. Cadastro de serviços

No momento em que algum pneu precisar passar por manutenção, o gestor poderá cadastrar essa informação na planilha, para que futuramente, o responsável pelo controle de pneus, veja os procedimentos feitos.

Cadastre na aba:

  • O número de fogo do pneu;
  • Data do serviço realizado;
  • Tipo de serviço (troca, alinhamento, calibragem, etc)
  • Custo;
  • Odômetro;
  • Mecânico responsável;
  • Observações.

4. Relatório de Serviços

Provavelmente, é aba mais importante da planilha, e que vai fazer o gestor de frota tomar decisões para reduzir custos.

Essa aba consolida todos os gastos com os serviços por mês, e a partir disso, o gestor tem clareza de quais problemas estão sendo mais custos para a empresa, traçando assim um plano de ação.

“A visualização por mês garante que você compreenda se determinado custo está aumentando ou abaixando”

Jean Zart

5. Controle de Inspeções

Nesta aba, será feito o registro da profundidade e pressão dos pneus.

A partir dessas informações, o gestor conseguirá extrair:

  • A qualidade e desgaste do pneu;
  • Identificar o melhor pneu da sua frota.

Com todos esses dados, é possível gerar o CPK dos pneus para facilitar nas decisões acima, porém esse tipo de informação só pode ser extraído automaticamente por um sistema de gestão de pneus, como o da Prolog App.

Controle os pneus da sua frota agora mesmo

Fazer a gestão dos pneus não é um trabalho simples. Envolve coletar uma série de informações precisas, cadastrar na planilha e analisar posteriormente.

Com a ferramenta grátis para controle de pneus que o Jean disponibilizou, o gestor terá capacidade de alcançar a redução de custos desejada.

Porém, caso você queira dar um passo a mais, eu preciso te apresentar uma solução focada em gestão de pneus, que vai acelerar o seu processo na empresa, o Prolog APP.

O Prolog APP é um sistema de gestão de pneus que vai zerar o descarte de pneus antecipado e reduzirá o consumo de combustível através de um controle preciso do desgaste dos pneus de sua frota.

O Contele Rastreador e o Prolog App fecharam uma parceria, e quem fizer o cadastro para conhecer o aplicativo do Prolog neste link, terá 10% de desconto na aquisição do sistema.

Clique aqui, faça seu cadastro e receba o contato de um especialista do Prolog.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.