Apoiado em um trabalho cada vez mais baseado em dados, a gestão de pneus em 2022 promete se transformar.

Neste post, vou conversar com o Jean Zart, CEO do Prolog App, onde apresentaremos um procedimento baseado em 3 pilares, para você reduzir custos no consumo do combustível, manutenção e aumentar a vida útil dos pneus da frota.

Preparação para gestão de pneus em 2022

Os últimos meses do ano são uma fase de preparação para o próximo ano, onde o gestor de frota e a empresa avaliam questões, como qual será o orçamento para manutenção da frota e quais ferramentas precisarão ser adquiridas.

Nisso tudo, o gestor de frota precisa estudar as tendências que abrangem o seu mercado, para entender quais ações serão efetivas no ano que vem.

Essa preparação é essencial para que o gestor tenha argumentos para propor mudanças na gestão de frota com antecedência.

O que será a gestão de pneus em 2022?

Para contextualizar a conversa, Jean nos fez refletir sobre as empresas da imagem abaixo, e perguntou: O que elas têm em comum?

Material de apoio do Prolog App

Todas elas trabalham com os dados de seus usuários.

Esses dados são processados por algoritmos que entregam ao usuário exatamente o que ele quer ou precisa, como:

  • Anúncio de produtos;
  • Filmes;
  • Músicas;
  • Conteúdos do YouTube.

Esse processo de análise de dados é constituído de 3 pilares:

  1. Coleta dos dados;
  2. Processamento das informações;
  3. Exploração (ou tomada de decisão).

Porém, este processo não é utilizado apenas por gigantes do mercado de tecnologia, mas sim por qualquer empresa, inclusive na gestão de pneus.

Contextualizando para o nosso cenário, muitas decisões podem ser baseadas em dados e, essas decisões, como o Jean explica, envolvem muito dinheiro na gestão de pneus:

“A gestão de pneus está presente no custo de operação da empresa, e as decisões que envolvem elas devem ser baseadas em dados.”

Jean Zart

A partir disso, vamos entender como tomar as melhores decisões na gestão de pneus.

Qual marca de pneus eu devo comprar?

Mesmo em empresas, nossas compras são fortemente influenciadas pela recomendação de outras pessoas.

No entanto, a melhor forma de escolher os pneus da frota é se basear em dados. E como fazemos esse processo?

1. Coleta dos dados de rendimento e custo dos pneus

Como nós comparamos a marca X com a marca Y? A resposta é pelo seu rendimento.

O rendimento é feito calculando o CPK dos pneus, sendo:

Preço do pneu / Quilometragem rodada = CPK (Cálculo de Custo por KM)

2. Processamento das informações

Feito a coleta dos dados, as informações obtidas precisam estar organizadas em algum lugar, que pode ser:

Essa organização é importante para explorarmos as melhores opções, e chegar no terceiro passo:

3. Comprar o pneu com melhor custo x benefício

A partir da análise feita no passo anterior, o gestor escolherá o pneu que apresentar o melhor CPK.

Em outro post, mostramos como menos de 1 centavo de economia nos pneus pode representar uma economia de milhares de reais em um ano.

Qual pressão eu coloco nos pneus?

Para chegar nesta resposta, o gestor precisa estudar a operação da frota, e compreender quando que ocorre o desgaste irregular.

Quando um pneu roda com excesso de pressão, ele tem um desgaste acentuado na área central da banda.

Quando o pneu roda com menos pressão que o ideal, o desgaste é acentuado nas beiradas.

Então, como o gestor pode acertar a pressão dos pneus? Testando!

“Comece colocando uma pressão de 100 PSI em uma amostra dos pneus da frota, e avalie o seu desempenho, coletando a profundidade de sulco dos pneus quinzenalmente. Após o final desse ciclo, você vai saber se o pneu está com muita ou pouca pressão. Com isso, basta aumentar ou diminuir o PSI até acertar.”

Jean Zart

Feito esse processo, o gestor identificará a pressão correta e adotará como padrão.

Como devo coletar os dados dos pneus da frota?

Não é possível fazer toda essa análise de dados a olho humano, o gestor precisa ter a disposição ferramentas para realizar medições.

Sobre o assunto, Jean Zart acredita que “quanto mais precisa for a ferramenta, mais polida será a informação extraída.”

Para a medição da espessura do sulco do pneu, um paquímetro digital é recomendado, porém, ainda é possível fazer mais para a gestão de pneus.

O Prolog App, por exemplo, é um sistema de gestão de pneus que pensa na coleta, processamento e exploração dos dados dos pneus.

Com o sistema do Prolog, o gestor realiza a gestão em 4 passos.

1. Cadastro e acompanhamento dos pneus

Através do sistema, o gestor acompanha as informações de todos os pneus cadastrados, como:

  • Marca;
  • Modelo;
  • Placa do veículo associado;
  • Entre outras coisas.

2. Controle de prazos e cronogramas

O gestor de frota consegue acompanhar os prazos de inspeção de cada veículo.

3. Inspeção de pneus de forma rápida e precisa

Gestores que aderem ao Prolog recebem um equipamento de inspeção eletrônica, que mede a pressão e sulco do pneu.

Todas as aferições feitas com este equipamento geram dados, enviados automaticamente ao sistema do gestor.

4. Controle de manutenção dos pneus

A partir do acompanhamento das informações geradas, o gestor realiza um controle de manutenção mais assertivo, aumentando a produtividade e a vida útil dos pneus.

Aumente a vida útil dos seus pneus

O Prolog App, por si só, já é uma solução que vale muito a pena para qualquer empresa.

No entanto, nos sentimos no dever de trazer um benefício para quem nos acompanha.

O Contele Rastreador e o Prolog App fecharam uma parceria, e quem fizer o cadastro para conhecer o aplicativo do Prolog neste link, terá 10% de desconto na aquisição do sistema.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.