O post de hoje será sobre como fazer a gestão dos veículos de forma simples, prática e home office.
Todo o país adotou a quarentena como um método de prevenção ao Novo Coronavírus.
Porém, existem empresas que, por vários motivos, não podem pausar suas atividades, e precisam de seus colaboradores ativos, como o caso das empresas que prestam serviços essenciais e seus motoristas.
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Na atual situação, a maioria das empresas do mercado estão em duas condições.
Parte das empresas, por oferecerem serviços considerados essenciais, estão funcionando normalmente, ou até mesmo, aumentaram sua produção devido à alta demanda.
Outras, ao aderir a quarentena, tiveram que reduzir ou até mesmo encerrar suas atividades temporariamente.
E como o gestor de frotas pode exercer sua função nessas condições?
Se os motoristas da sua frota estão cumprindo com a quarentena, e os seus veículos estão parados, o gestor pode utilizar o tempo para alinhar alguns pontos da frota, como por exemplo:
Não é exagero falar que alguns gestores não tem informações básicas sobre a frota da empresa, como o tamanho, ou a idade média dos veículos.
Se você ainda não tem essa informação na ponta do lápis, esse período é ideal para essa coleta.
Crie uma planilha com todas as informações dos seus veículos, como o tipo do carro, ano, valor do odômetro, tipo de combustível.
Eu já falei em outros posts aqui para o blog, sobre a importância em ter controle da CNH dos motoristas da sua frota.
Esse período, pode ser muito bem aproveitado para reforçar a segurança jurídica da sua empresa garantindo que todos os seus motoristas estejam devidamente habilitados para dirigir.
A sua política de frota está atualizada?
As regras que considerava importante para gestão dos veículos, ainda estão valendo?
Utilize o momento para fazer uma nova análise da sua política de frota, acrescente novas regras que surgiram com o tempo, ou retire as que perderam relevância.
Se você já utiliza o sistema de checklist na frota, faça um levantamento de todas as ações que precisam ser feitas no veículos da sua frota.
A ideia, é que você tenha um bom diagnóstico da sua frota em mãos, assim fica mais fácil ter um plano de manutenção quando os veículos voltarem às atividades.
Se a sua empresa está em atividades normalmente, e seus motoristas estão na rua, você pode adotar alguns métodos de prevenção para proteger sua frota, como:
Muitas empresas estão mudando sua rotina de trabalho para proteger seus motoristas…
Esse é o caso das empresas de entrega, que aderiram à um método de entrega que evita o contato físico.
O objeto é deixado no local, e através de um formulário ou whatsapp, o motorista informa a entrega.
O cliente, por sua vez, utiliza os mesmos métodos para confirmar o recebimento.
O controle dos gastos da frota, ainda precisa ser feito.
E mesmo longe da empresa, existem diversas maneiras de fazer essa gestão.
Se você ainda não tem um sistema de rastreamento, é possível fazer o controle de abastecimentos por meio de um formulário no Google Forms, sem custos para a sua empresa.
Basta acessar o https://docs.google.com/forms/ e criar um formulário, com itens, como:
– Motorista (Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Selecione (Liste os Nomes)
– Veículos (Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Selecione (Liste as Placas)
– Hodômetro do Veículo (Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Resposta Curta
Validação: É número
– Valor Total (Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Resposta Curta
Validação: É número
– Litros Total(Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Resposta Curta
Validação: É número
– Tanque Cheio (Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Selecione (Sim ou Não)
– Tipo de Combustível (Obrigatório)
Tipo de Resposta no Google Forms: Selecione (Etanol, Gasolina, Diesel e Gás)
Preenchendo este simples formulário, seu motorista pode enviar todas as informações que você precisa fazer a gestão dos veículos e reduzir custos.
Que saber como fazer o controle do combustível da frota só usando o Google Formulário?
Eu fiz uma live sobre isso:
A manutenção dos veículos, é um assunto que você não pode deixar de lado.
Por isso, uma maneira de fazer esse controle de forma eficaz, é utilizando ainda o formulário do Google.
Seus motoristas devem preencher este formulário no momento em que pegar e deixar o veículo.
Se você ainda não conhece a importância do checklist, eu também já fiz uma live inteira sobre esse documento tão importante.
Se o veículo da empresa vai ficar parado na quarentena, aqui vai algumas dicas para evitar problemas com manutenção quando retornar as atividades.
Uma ótima dica é, inserir as orientações de higiene do motorista e do veículo no checklist.
Assim, você pode ter certeza de que a equipe está fazendo sua parte na prevenção ao Coronavírus.
Trabalhar em casa, pode ser uma tarefa difícil, principalmente, para o gestor que está adaptado à dinâmica de gerir uma frota de veículos.
Por isso, essas dicas são essenciais para o gestor que não quer perder a produtividade e manter a gestão dos veículos em dia.
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