Instalar um rastreador exige alguns conhecimentos técnicos, e por esse motivo, é comum recebermos esse tipo de pergunta.
Com relação a parte elétrica, existem basicamente 2 tipo de rastreadores.
Um deles utiliza uma conexão OBD-II (aquela entrada que a oficina liga o scanner para analisar o veículo).
Este tipo de conexão é obrigatória no Brasil desde 2010. Portando, o rastreador OBD-II não pode ser instalado em veículos mais antigos que 2010!
O outro tipo é aquele mais utilizado pelo mercado, e só utiliza 3 fios. (2 para bateria e 1 para ignição)
E se o rastreador tiver bloqueio do veículo, é possível instalar?
Sim, também é possível instalar um rastreador com bloqueio num veículo mais antigo.
No caso do bloqueio, é necessário ligar mais dois fios para interromper a bomba de combustível.
Como você pode perceber, mesmo o veículo sendo antigo, ele sempre terá bateria, ignição (partida) e bomba de combustível.
Porém, para instalar um rastreador em veículos mais antigos, é necessário um pouco mais de atenção.
Apesar do consumo de energia do rastreador ser praticamente desprezível, não deixa de ser uma carga a mais na bateria.
Portanto, verifique as condições da bateria antes de fazer a instalação!
Outro item importante é o “alternador”. Não adianta a bateria ser nova, se o alternador não conseguir carregá-la.
Para verificar se o alternador está funcionando, basta um teste simples em uma autoelétrica.
Concluindo, verifique a parte elétrica do seu “usado” e instale um rastreador tranquilamente!
E já que estamos falando de instalação, veja também este post:
Simplificando a instalação – Contele Fleet
Instalação resumida para quem não é técnico.
Se você quiser conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Fleet.
Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!
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