Em março de 2015 entrou em vigência a nova lei N. 13.101/2015 conhecida como Lei do Motorista, para as empresas de transporte de passageiros e de transporte de cargas.

Veja abaixo os pontos mais relevantes com relação a jornada do motorista:

  • A Jornada do motorista é de 8 horas de trabalho por dia, podendo ser feitas 2 horas extras, ou até 4 horas extras por dia, mediante acordo coletivo do sindicato.
  • O motorista tem direito a intervalo mínimo de 1 hora para refeição.
  • O tempo máximo de direção é de 5 horas e 30 minutos ininterruptas para as empresas de transporte de carga, e 4 horas para empresas de transporte de pessoas. Após esse tempo, deve haver 30 minutos para descanso.
  • Dentro do período de 24 horas, são asseguradas 11 horas de descanso.
  • O motorista recebe 30% do valor da hora normal, nas horas relativas ao tempo de espera. O tempo de espera para carregamento e descarregamento não conta para jornada do motorista.
  • O motorista recebe 20% de adicional para trabalhos noturnos. Considera-se noturno, o trabalho executado entre as 22h de um dia e as 5h do dia seguinte.

Se você quiser ter acesso à lei completa, basta acessar o site do Governo Federal:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13103.htm

Assista aqui a vídeo aula com exemplos práticos de como controlar a jornada de trabalho dos seus motoristas.

Clique aqui e saiba como a Contele Rastreadores pode te ajudar a controlar a jornada do motorista.  

Mais uma vez espero ter ajudado!

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.