Mesmo com planejamento, a manutenção corretiva está presente em todas as frotas. Mas se o gestor não souber como lidar com elas, poderá multiplicar ainda mais seus problemas.
Neste post, vamos explicar o que é manutenção corretiva, e como fazer para otimizar o seu processo para economizar tempo e dinheiro.
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A manutenção corretiva é o processo de reparar veículos após a ocorrência de uma falha ou defeito.
Enquanto isso, a definição da Norma Brasileira 5462 (NBR-5462) complementa:
“Manutenção corretiva: efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.”
Diferente da manutenção preventiva, a corretiva acontece depois de acontecer problemas inesperados, o que pega muitos gestores de surpresa.
Os motivos para isso acontecer podem ser vários, como por exemplo:
Aqui estão alguns exemplos de problemas que a manutenção corretiva pode resolver:
O veículo é o ativo mais valioso para muitas empresas por ser essencial para sua operação comercial.
Sendo assim, falhas inesperadas podem levar a atrasos de entregas, perda de receita e, em casos extremos, riscos de segurança.
Para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível, o gestor de frota precisa contar com um excelente processo de manutenção corretiva.
E, além disso, ele precisa evitar que esses problemas aconteçam, atráves da aplicação de um plano de manutenção.
Como dito anteriormente, evitar que a falha aconteça é o principal objetivo, que só é alcançado com planejamento.
No entanto, sabemos que isso é uma utopia e, uma vez ou outra, você vai bater de frente com um veículo quebrado.
Sendo assim, o gestor de frota precisa se antecipar aos problemas, para que quando acontecer, a manutenção seja feita de forma mais rápida e precisa.
Podemos então ter um plano de ação com base nos 3 pilares abaixo:
Quem está no campo de batalha, sente na pele os problemas do dia a dia, e como resolver eles.
Sabendo disso, eu conversei com o Cleber Montrezor, gestor de uma frota de 20 caminhões. Além disso, ele foi caminhoneiro por 12 anos. Ou seja: experiência é o que não falta para ele.
Vamos agora para as perguntas e respostas ?
Cléber: “Ele tem que fazer um levantamento da manutenção preventiva junto com o seu mecânico.
Nesse levantamento, ele deve analisar a qualidade das peças, o serviço que foi feito, o que não foi feito, e por aí vai.
Caso não faça isso, a tendência é que a quantidade de manutenções corretivas seja maior que a preventiva.”
Ou seja: isso significa melhorar o plano de manutenção preventiva, para evitar o mesmo problema no futuro.
Cléber: “Minha frota não roda às segundas. Por isso, eu aproveito o começo da semana para fazer corretivas de problemas que os motoristas identificaram durante a semana.
Além disso, eu busco aproveitar ao máximo cada vez que um veículo vai para uma oficina.
Por exemplo, se um veículo tem programado uma preventiva, mas eu sei que ele está com um barulho na suspensão, eu peço para a oficina verificar isso.”
Cléber: “Para agilizar o processo, eu passei a garantir no estoque as peças que mais quebram nos veículos.
Dessa forma, não perdemos tempo comprando peças para consertar os veículos, tornando a manutenção corretiva muito mais rápida.
Além disso, ter uma boa relação com fornecedores, mecânicos e motoristas é essencial para manter a frota funcionando.”
Cléber: “Se na sua frota não acontece a manutenção preventiva, busque fazer a corretiva da melhor forma possível.
Além disso, não se contente com os baixos resultados. Vá atrás de argumentos para aprovar projetos que irão trazer retorno financeiro para a empresa.”
Por último, existem duas coisas que podem melhorar muito a execução da manutenção na sua empresa.
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