Comprar pneu não é coisa fácil: existem inúmeras marcas no mercado, características e objetivos que precisam estar alinhados com a operação da sua frota.
Por conta disso, no post de hoje, vamos trazer o Diego e o Beto da Clínica do Pneu para mostrar o método certo de como escolher o melhor pneu para os seus veículos!
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Beto Júnior é o fundador da Clínica do Pneu, uma comunidade que conecta profissionais de pneus, incluindo fornecedores e consumidores, com o objetivo de encontrar oportunidades e impulsionar o mercado de pneus.
Enquanto isso, Diego é fundador da Paludo Treinamentos, empresa especializada em fornecer treinamentos para compradores e vendedores no ramo de pneus.
Como dito anteriormente, existem inúmeros fatores que precisa ser considerado na hora de comprar novos pneus.
Por conta disso, surgem possibilidades na hora que você pausa para escolher.
Fizemos uma enquete com 187 onde eu quis descobrir o que o gestor faz na hora de comprar pneus, e tive o seguinte resultado:
75% responderam que analisam todos os quesitos, enquanto 16% afirmam que levam o mais barato.
Somando pouco mais de 7%, existem aqueles que vão pela indicação ou que ficam perdidos.
Apesar da maioria esmagadora afirmar que analisa a compra, Diego explica que não é esse cenário que ele encontra no dia a dia.
Para ele, cada cenário é diferente, onde precisa se considerar parâmetros distintos.
Segundo Beto, a autonomia de como escolher melhor o pneu para a frota deve ser dos gestores.
Muitas vezes, quem decide é o controlador ou o departamento de compras, mas é o gestor que acompanha o CPK da frota.
Por conta disso, o mais barato pode sair caro, e para evitar isso, é essencial a participação de quem saiba interpretar os indicadores dos pneus.
Ter acesso a informações precisas sobre o histórico de cada pneu, incluindo valores pagos, gastos com recapagem e registros detalhados, é ideal para tomar decisões de compra assertivas.
Vamos listar tudo o que você precisa ter para te ajudar na próxima compra:
Os indicadores do pneu são afetados diretamente pela forma que é feita a gestão de pneus.
Sendo assim, o gestor precisa se atentar neste detalhe.
Por exemplo: Como você quer comparar o custo-benefício de pneus de marcas diferentes, se você não calibra ambos da mesma forma?
O pneu mais caro pode ter um desempenho menor do que um pneu barato, só que bem cuidado.
Diego Paludo
A falta de comunicação entre a gestão de frotas e o setor de compras.
No fim, ambos os lados tem o mesmo objetivo: reduzir custos. Mas, enquanto o gestor quer alcançar essa redução escolhendo o melhor pneu para a operação, o setor de compras quer escolher pelo menor preço.
Por conta disso, é essencial alinhar as expectativas, para que uma economia a curto prazo impacte a de longo prazo.
Por fim, não se esqueça que sempre existirá a opção de recapar os pneus.
A recapagem é um processo que prolonga a vida útil do pneu, onde é reposicionada a banda de rodagem e a carcaça é reparada.
Muitas vezes, a recapagem permite que o desempenho de um pneu se equipare a um novo.
Curtiu o nosso conteúdo de hoje? Não deixe de conferir o nosso bate papo completo em nossa live sobre como escolher o melhor pneu para a frota na hora da compra!
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