O plano de manutenção preventiva é essencial na gestão de frotas para reduzir custos e aumentar a vida útil dos veículos.

Para que se tenha uma ideia, a manutenção preventiva pode ser até 30% mais econômica do que uma manutenção corretiva.

Se você quer reduzir custos dessa forma, leia esse post para aprender a como montar um plano de manutenção preventiva perfeito.

O que é um plano de manutenção preventiva?

É um documento com uma série de verificações que precisam ser feitas no veículo. O objetivo dessas verificações é para prevenir os veículos de possíveis falhas ou avarias.

Ou seja, ao invés de esperar que um problema ocorra, você previne de acontecer (ao contrário de uma manutenção corretiva).

Somente nisso, já temos uma série de benefícios para a frota, como por exemplo:

  • Redução de custos, por evitar reparos caros e inesperados;
  • Aumento da vida útil do veículo;
  • Segurança, por reduzir o risco de acidentes causados por falhas mecânicas;
  • Eficiência, pois veículos em boas condições operam economizando combustível.

Qual a diferença entre Plano de Manutenção e PCM?

PCM é uma sigla para Planejamento e Controle de Manutenção.

O PCM controla todas as etapas de manutenção, como por exemplo:

  • Tempo de manutenção;
  • Estado e conservação dos veículos;
  • Tempo médio entre cada falha;
  • Gerenciamento de manutenções corretivas, preventivas e preditivas.

Ou seja: o PCM é uma abordagem mais abrangente e estratégica da manutenção. Enquanto isso, o Plano de Manutenção Preventiva faz parte do PCM, e será uma série de itens que deverão ser revisados após um período.

Quais os problemas de não fazer manutenção preventiva?

Apesar de óbvio, o plano de manutenção passa despercebido na rotina corrida de gestores de frota, gerentes operacionais e donos de empresas.

O pior problema que a falta de manutenção preventiva pode gerar é a manutenção corretiva. Manutenções corretivas são imprevisíveis, e fazem com que o veículo fique parado por dias.

Infelizmente, as manutenções corretivas representam a maioria dos casos nas empresas.

Além disso, ela possui um custo imenso no que diz respeito à produtividade. Produtos não são entregues e serviços não são prestados, pois o veículo está parado, impossibilitando o trabalho do motorista, prestador ou vendedor.

curso gestão de manutenção

O que não pode faltar em um Plano de Manutenção Preventiva?

A fim de conhecer mais sobre o assunto, procurei por diversas referências de planos de manutenção preventiva no mercado, com o objetivo de criar um novo que possa ajudar outras empresas. Com o conhecimento adquirido, cheguei a conclusão de que existem alguns fatores relevantes que não podem faltar no plano de manutenção.

1. Planos individuais dos veículos

Primeiramente, é importante que cada veículo tenha o seu próprio plano.

Isso porque o uso de cada veículo pode variar, como a depreciação de itens e o km rodado.

Além disso, em frotas com variados tipos de veículos, o plano de manutenção precisa ser diferente para cada tipo de veículo.

Isso pois o planejamento para frotas pesadas (caminhões e ônibus), não pode ser o mesmo para frotas leves (carros, utilitários e motos).

2. Não se esquecer dos principais itens

Existem itens que precisam ser trocados e, caso seja esquecido, o prejuízo é enorme!!!

Um exemplo disso é a correia dentada

Essa correia é responsável por sincronizar os sobes e desces dos pistões, e quando ela quebra, um bate no outro, empenando várias peças do motor.

A única forma de evitar a quebra da correia dentada é programar corretamente a manutenção dos veículos.

Parte da minha pesquisa sobre planos de manutenções foi listar itens que não podem faltar, como:

  • Correias;
  • Filtros;
  • Fluido das transmissões;
  • Fluido de freio (óleo do freio);
  • Limpeza do ar condicionado;
  • Limpeza do sistema de arrefecimento;
  • Líquido de arrefecimento;
  • Óleo lubrificante do motor;
  • Pneus;
  • Velas e Cabos.

3. Execução

De nada adianta planejar, sem executar. Uma dificuldade que as empresas possuem quando planejam a manutenção é se lembrar de executar.

A dica que posso dar é deixar um número de km arredondado no plano de manutenção. Assim, você pode estabelecer que as trocas dos itens precisam ser realizadas, sempre, em números redondo como 5 mil km, 10 mil km, etc.

Sempre quando os veículos chegarem nesses números redondos, alguém na empresa precisa verificar se tem alguma manutenção agendada.

Outra forma de lembrar de executar o plano de manutenção preventiva é por meio de um sistema de gestão de frotas.

Dessa forma, basta cadastrar o plano de manutenção e o sistema vai te lembrar cada vez que as peças precisarem ser trocadas, de acordo com o odômetro dos veículos ou uma periodicidade em dias.

Adicione itens no plano de manutenção preventiva do Contele Rastreador
Lembretes e Avisos de Manutenção – Contele Rastreador

Modelo de Plano de Manutenção Preventiva

Criei um modelo gratuito de Plano de Manutenção Preventiva, com todos os itens que devem ser trocados.

Basta colocar o odômetro atual do veículo, que a própria planilha fará um cálculo automático de quando deve ser as trocas e revisões dos itens.

Você pode personalizar o plano de acordo com o tipo de veículos, pois sabemos que muitas empresas tem particularidades específicas.

É importante lembrar que essas informações não sobrepõe as orientações de manutenção do manual do proprietário do veículo. 

Caso você queira conhecer mais sobre o sistema, acesse agora mesmo o nosso site: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post. Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.