A precisão de um rastreador veicular é um dos principais questionamentos dos gestores de frota. Afinal, saber exatamente onde um veículo está e ter dados confiáveis sobre sua quilometragem são fundamentais para uma gestão eficiente.
Mas será que os rastreadores são realmente precisos? O que pode interferir na localização exata de um veículo?
No Contele Fleet, ajudamos empresas a entenderem os fatores que afetam a precisão de um rastreador veicular e a escolherem a melhor solução para suas frotas. Muitos clientes se surpreendem com a exatidão dos dados fornecidos por ele.
Conteúdo
A precisão de um rastreador veicular depende de diversos fatores, como qualidade do equipamento, base de mapas utilizada, sistema de transmissão de dados e frequência de atualização. Vamos analisar cada um deles:
Para garantir um rastreamento preciso, o equipamento precisa ter:
Algumas empresas utilizam uma antena externa e outra interna, mas essa combinação não resolve completamente o problema. O ideal é que ambas as antenas sejam externas, garantindo uma recepção de sinal mais estável e precisa.
A qualidade do mapa influencia diretamente a precisão do rastreamento. O Google Maps é, sem dúvida, a melhor opção, pois oferece:
Por questões de custo, algumas empresas utilizam mapas alternativos, o que pode comprometer a exatidão dos trajetos registrados.
Além da precisão, um bom sistema de rastreamento deve ser:
O rastreador precisa transmitir os dados captados para os servidores do sistema via tecnologia GPRS (a mesma utilizada em máquinas de cartão de crédito).
Algumas empresas economizam na transmissão de dados e utilizam pacotes com pouca franquia, resultando em mapas atualizados com menor frequência. Isso gera trajetos imprecisos devido ao espaçamento entre os pontos de localização.
No Contele Fleet, o sistema atualiza a posição do veículo a cada 30 segundos, enquanto a maioria dos concorrentes faz atualizações a cada 120 segundos. Essa diferença impacta diretamente a precisão das rotas e dos relatórios.
Reduzir custos na transmissão de dados pode comprometer a qualidade do rastreamento.
Ter um rastreamento veicular de alta precisão envolve tecnologia, engenharia e visão comercial. Mas isso não significa que a solução precisa ser cara.
No Contele Fleet, tecnologia e custo-benefício andam juntos. Ele foi desenvolvido para garantir precisão no rastreamento, otimizar a gestão de frotas e reduzir custos operacionais sem comprometer a qualidade.
Agora que você já sabe que a precisão de um rastreador depende de diversos fatores, que tal conhecer o Contele Fleet, na prática?
Acesse nossa página e descubra como ele pode ajudar sua empresa a ter mais controle, economia e eficiência na gestão da frota.
Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para receber semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.
Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!
P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!
Descubra as principais dores de um gestor de frotas e como superá-las com organização, tecnologia…
Comemore o Dia do Motorista valorizando sua frota com homenagens, premiações e treinamentos que reconheçam…
Crie sua política de frota com inteligência artificial em minutos. Use o César 2.0 e…
Descubra tudo sobre as novas câmeras veiculares na gestão de frotas do Contele Fleet, que…
Descubra como prevenir a fraude na gestão de pneus de frotas com rastreabilidade reforçada, inspeções…
Economia na gestão de frotas: implemente controle de pneus, manutenção preventiva, negociações e tecnologia para…