Para fazer um bom programa de ranking e premiação do motorista da frota, são necessárias ações efetivas, boas ideias e empenho do gestor de frota.
Para fazer o post de hoje, conversei com o meu público para enfim saber: Premiação dos motoristas é custo ou investimento?
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Antes de entregar a resposta, eu fiquei interessado em conhecer a percepção do meu público sobre o assunto.
Por isso, abri uma enquete no YouTube e Instagram para descobrir se eles consideram a premiação do motorista um custo ou investimento.
Olhando os resultados abaixo, podemos ver que a imensa maioria pensa que sim, premiação é investimento.
De fato, a premiação do motorista se trata de um investimento feito pela empresa ou gestor de frota.
Para compreender melhor o motivo disto, precisamos voltar aos conceitos de custo e investimento, sendo que:
Ao fazer a premiação, você pretende alcançar certos resultados com os motoristas, resultados esses maiores do que o valor inicial do investimento.
Primeiramente, entender a diferença entre ranking e premiação é primordial.
Ranquear trata-se de classificar os motoristas de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Enquanto isso, o ato de premiar é dar uma gratificação por alguém ter cumprido um objetivo.
Ranking não é sinônimo de premiação! Ele pode ser utilizado para incentivar os motoristas a melhorar e para tornar o seu desempenho mais claro.
Um ranking sem premiação, no entanto, pode surgir o efeito contrário na empresa, desmotivando os motoristas a baterem metas e alcançar resultados.
Por isso, sempre tenha uma recompensa para quem alcançar metas.
Um ranking permite que todos os motoristas visualizem o desempenho de cada um na empresa, porém, não é obrigatório fazer um para premiar.
Se você enxerga que na sua frota um ranking não vai agregar, trabalhe individualmente com os motoristas.
É necessário definir critérios para a execução do projeto de premiação dos motoristas da frota. Entre eles, podemos citar:
Vale ressaltar que para cada critério imposto, há necessidade de analisar para manter a proposta clara e justa.
Por exemplo, no critério de excessos de velocidade, se o Funcionário A cometeu 10 excessos, mas percorreu 100 km, ele cometeu mais infrações que o Funcionário 2, que teve 20 excessos ao percorrer 2000 km.
Veja a relação dos dois de forma matemática:
Funcionário 1: 10 / 100 km = 0,1
Funcionário 2: 20 / 2000 km = 0,01
O mesmo funciona para consumo de combustível e outras coisas.
Uma empresa com operação padronizada, transportando o mesmo tipo de carga, sugere uma meta de 3 Km/L aos condutores. O pagamento da premiação é feito semanalmente, sendo que os valores da gratificação são:
Abaixo de 3 km/L, a empresa começa a atentar-se ao modo em que esse combustível está sendo utilizado, que pode ser má condução, problemas mecânicos, etc.
Para ter mais exemplos, confira esse post onde explicamos mais sobre o ranking de motoristas.
Cada empresa pode personalizar a premiação de acordo com suas necessidades ou preferências.
Os prêmios podem envolver tanto dinheiro, quanto outras formas de recompensas.
Em relação a dinheiro, o gestor pode oferecer um cartão benefício, ou acrescentar direto na folha de pagamento.
Enquanto isso, é possível ser mais criativo ao oferecer:
Observação: o Vale Cosmético, além de promover autocuidado, faz com que o motorista presenteie pessoas queridas com o prêmio. A família passa a estar engajada com as metas e “cobra” o motorista para que ele as cumpra. O incentivo que vem da família pode ser muito maior do que vem dos gestores!
A frequência da premiação do motorista da frota pode variar de acordo com as metas impostas, condições e objetivos da empresa.
Desde uma frequência semanal ou mensal, até períodos maiores, como trimestral, semestral ou anual.
Lembre-se que, quanto menos recorrente a recompensa, maior valor deve ser a premiação.
Que a premiação é um investimento que traz bons resultados, isso você já sabe, mas é preciso que a diretoria entenda isso.
Para tornar isso realidade, o gestor de frota deve montar um planejamento detalhado, com objetivos, critérios, valores e estimativa de retorno para apontar os benefícios que a premiação trará à empresa.
O mais especial de tudo isso, é que o risco que a empresa tem de implantar a premiação é zero, pois ela só vai recompensar o motorista diante de um bom resultado.
Sendo assim, vá sem medo até sua diretoria, e faça o melhor pela sua empresa.
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