Não existe tecnologia no mundo que substitua uma boa relação com os motoristas de uma gestão de transportadora.
Para que você entenda o motivo disso ser importante para os seus resultados, eu decidi conversar com quem já esteve nos dois lados da moeda.
Conversei com a Paulla Demeneghi, empresária do segmento de transporte e, além disso, ex-caminhoneira.
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A tecnologia pode automatizar muitos processos, mas nunca substituirá a empatia, a compreensão e o relacionamento humano.
“A tecnologia jamais substituirá o relacionamento humano. O maior problema hoje realmente é quando um gestor recebe um título, e isso sobe na cabeça. Antes de ser um bom profissional, você precisa ser um bom ser humano.”
Paulla Demeneghi
Sendo assim, a falta de empatia leva os gestores de frota a se desconectarem com os motoristas.
A falta de empatia pode levar a uma gestão ineficiente e a um ambiente de trabalho tóxico.
Além disso, ela desmotiva o motorista, impactando no seu trabalho.
Um exemplo prático, é em relação ao descaso do gestor com o checklist que o motorista preenche.
Imagine preencher um longo formulário de verificação do veículo, para no fim o gestor não usar para nada?
Com o tempo, ninguém mais responderá o checklist, e você passará a ter problemas com manutenção.
Entre outros problemas que a desmotivação causa, é a falta de zelo com o veículo, que piorará os indicadores de:
Primeiramente, as transportadoras precisam valorizar um gestor de frota além do seu currículo.
As transportadoras pecam muito ao considerarem apenas um ótimo currículo, mas não avaliarem se essa pessoa tem a preparação para lidar com seres humanos.
Paulla Demeneghi
Depois, o gestor de frota precisa entender que não existe transportadora sem motorista.
Afinal, o produto da empresa não chega ao cliente sem esses profissionais.
Com essa mudança de chave, chegamos às ações que devem ser colocadas em prática.
A transportadora ganha muito ao entender as necessidades, desafios e motivações dos motoristas.
A partir disso, o gestor de frota pode estipular metas alcançáveis, e implementar um ranking de motoristas.
Dessa forma, os motoristas vão se engajar e realizar um bom trabalho.
Os gestores que mostram empatia são mais propensos a ouvir e responder às preocupações dos motoristas.
Dessa forma, acontece uma comunicação mais eficaz e uma resolução de problemas mais rápida.
“Quando você contrata o motorista, você tem que treiná-lo, explicar tudo, quais são as obrigações dele em relação ao trabalho que ele está exercendo. Eu tenho que ser o líder, eu tenho que qualificar a minha equipe.”
Paulla Demeneghi
Nesta fala, não estamos falando apenas de treinamento de direção segura e econômica, mas também de desenvolvimento pessoal.
Se o motorista está alcançando as metas que você estipulou, nada mais justo que premiá-lo por isso.
Essa premiação pode vir de muitas formas:
Paulla conta que já viu casos onde a empresa enviou a bonificação direto para a conta da esposa.
Dessa forma, a transportadora envolve a família do condutor, incentivando ele a dar o melhor.
A gestão de transportadora não é apenas sobre logística e tecnologia. É sobre pessoas.
A conversa com Paulla revelou a importância de entender os motoristas como indivíduos, com metas, sonhos e necessidades.
Ao criar uma cultura de empatia, motivação e desenvolvimento, as transportadoras podem não apenas melhorar a eficiência, mas também construir uma equipe mais feliz e produtiva.
E, se você precisa de tecnologia para implantar na sua gestão de transportadora, te convido a conhecer o Contele Fleet.
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