O PCM, ou Planejamento e Controle de Manutenção, é uma estratégia vital para garantir a eficiência, segurança e longevidade de uma frota de veículos.

Para gestores de frotas, compreender e implementar um PCM eficaz é fundamental.

O que é PCM (Planejamento e Controle de Manutenção)?

O PCM é uma abordagem estratégica dentro da gestão de manutenção, que envolve a criação, implementação e otimização de um plano de manutenção.

Mais do que simplesmente prevenir falhas, o PCM foca em controlar e gerenciar todo o processo de manutenção.

Ou seja, um plano de manutenção preventiva, por exemplo, faz parte do PCM.

Além disso, o PCM também controla outros itens, como:

  • O tempo médio de manutenção;
  • Estado de conservação dos veículos;
  • Tempo médio entre cada falha;
  • Programação de parada do veículo;
  • Gerenciamento das manutenções corretivas e preditivas.

Qual a importância do PCM para gestores de frotas?

Para gestores de frotas, o PCM é mais do que uma simples estratégia – é uma necessidade.

Ela permite ter uma visão clara sobre o estado atual da frota.

Além disso, o PCM permite tomar decisões mais informadas, pois elas serão baseadas em dados e análises.

Entre outros benefícios, podemos destacar por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Maior vida útil dos veículos.
  • Operação mais eficiente.

Mas afinal, como implementar o PCM na frota?

Existem várias formas de se implementar esse processo, mas neste post eu vou dividir o processo em 4 etapas.

Essas etapas foram criadas pelo Antônio Marcelino, especialista em manutenção há mais de 25 anos.

1. Levantamento de informações

Primeiramente, é muito importante que o gestor tenha em mãos ferramentas para levantar custos.

Ou seja: qual o custo mensal de cada manutenção preventiva, quantidade de veículos da frota, modelos de veículos, etc.

Dessa forma, o gestor terá dados para trabalhar, e conseguirá acompanhar se houve redução ou aumento dos custos no futuro.

Além disso, com isso a empresa pode definir o que é mais econômico para ela: ter um setor de manutenção interno, ou terceirizar para oficinas.

2. Programação de Paradas para Manutenção Preventiva

É necessário contar com ferramentas que permitam o planejamento das paradas para manutenção preventiva.

Além disso, é essencial saber a periodicidade de cada veículo, o tipo de revisão para realizar e quais peças serão necessárias.

Certifique-se de que as peças para a parada programada, como filtros, embreagens e lonas de freio, estejam disponíveis no almoxarifado da empresa (caso a manutenção seja interna).

Se a manutenção for externa, escolha entre levar o veículo a uma concessionária ou a uma oficina particular. É importante que a oficina externa seja notificada com antecedência e reserve a vaga para o veículo no dia da revisão.

Por último, estime quanto tempo vai ser necessário para concluir a manutenção (seja em horas ou dias).

3. Ordem de Serviço

A ordem de serviço fornece informações essenciais ao mecânico e serve como base para o registro do histórico do veículo.

Dados como a placa do veículo, quilometragem, data, observações do motorista e horários de entrada e saída são cruciais para o gestor de frota.

Essas informações geram indicadores de tempo de parada e permitem rastrear os serviços executados, criando um histórico detalhado da manutenção.

4. Montando o PCM

Cada veículo exige uma avaliação específica de seus componentes, e o gestor de frotas deve considerar:

  • Ano e modelo do veículo;
  • Quilometragem atual;
  • Regime de trabalho ao determinar a manutenção necessária.

Além disso, é importante destacar que não existe um plano de manutenção único para toda a frota.

Sendo assim, torna-se ainda mais importante o gestor se preocupar com esse assunto, e garantir sua realização.

Como ter controle sobre o PCM da frota?

Para garantir que você vai cumprir com os objetivos do PCM, é necessário ter a ferramenta certa para isso.

E a melhor forma de cuidar disso é usando um sistema de gestão de frotas que te auxilia no controle de manutenção.

Você pode ter isso com o Contele Rastreador, que te permite:

  • Criar planos de manutenção;
  • Agendar manutenções em oficinas;
  • Acompanhar indicadores da frota;
  • Saber como está a situação dos seus veículos.

Para que você tenha mais informações sobre suas funções, solicite um orçamento no site do Contele Rastreador.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

Ah, e se você quer aprimorar os seus conhecimentos na gestão de manutenção, conheça o nosso curso sobre o assunto aqui:

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.