Neste post vou compartilhar o meu conhecimento sobre como fazer o controle de combustível da frota, e quais os benefícios que a sua empresa terá com essa gestão.

Em tempos que os preços dos combustíveis não param de crescer, a atenção ao consumo de combustível do veículo deve ser redobrada.

Visando uma redução deste consumo, o mínimo que a empresa deve fazer é a gestão de combustível.

Quero deixar um vídeo aqui, que fiz para o meu canal, sobre Controle de combustível na frota:

Controle de Abastecimento

Primeiramente, é necessário que você tenha algum controle de abastecimento da sua frota, guardando sempre um histórico de consumo mês a mês.

Uma forma simples de fazer a gestão dos gastos, é usar a nossa planilha para controle do combustível da frota, com ela você poderá concluir:

  • Total do custo (R$) mensal de combustível;
  • Consumo médio de combustível (Km/l) de cada veículo;
  • Valor de cada abastecimento;
  • Quantidade total (litros) consumida mensalmente;
  • Quem abasteceu, em que dia e qual valor.

Essas informações possibilitam a tomada e análise de ações assertivas para a redução de consumo do combustível e de custos operacionais.

Acesse já a Planilha para Controle de Combustível

Com a planilha preenchida corretamente, é possível encontrar diferenças significativas no consumo de combustível dos veículos.

Essas diferenças podem ter motivos distintos para cada caso, mas pela nossa experiência, existem fatores que sempre estarão presentes e que devem ter a sua atenção:

Comportamento do motorista

O comportamento do motorista é, sem dúvidas, o principal fator que causa maior consumo de combustível.

O portal americano AutoEdmunds, ao testar diversas técnicas de economia de combustível, concluiu que o comportamento do motorista é responsável por até 37% do consumo de combustível.

Isso se deve ao excesso de velocidade, o uso inadequado das marchas, carro parado com o motor ligado, freadas e aceleradas bruscas.

Por isso, se o objetivo é reduzir custos consumo de combustível, é preciso a conscientização dos motoristas.

Controle de Pneus e Alinhamento das Rodas

Os pneus têm um papel crucial na questão de consumo de combustível.

Mais precisamente, o que mais influência neste consumo é a resistência de rolamento do pneu. Quanto menor a resistência, melhor!

Por isso, o seu motorista deve ficar atento à calibragem dos pneus com a pressão recomendada pelo fabricante, e isso deve ser feito a cada 15 dias.

Se você roda muito em vias com mau estado de conservação, a calibragem deve ser feita semanalmente.

Pneus com pressão 10% abaixo do recomendado pelo fabricante, consomem de 6% à 10% de combustível a mais que um veículo com pneus calibrados.

Assim como os pneus descalibrados, um roda desalinhada provoca também uma alta resistência ao rolamento, ocasionando maior consumo de combustível.

Manutenção Preventiva

Muitas vezes, a empresa tem um planejamento de manutenção, mas na correria do dia a dia não executa o planejado.

Acontece que um veículo sem manutenção preventiva, além de aumentar as manutenções corretivas, consome mais combustível que o normal.

Por isso, tenha sempre uma disciplina em cumprir o planejamento de manutenção da frota.

Inclusive, recomendo que você use a mesma planilha de controle de combustível que citamos acima.

No Contele Rastreador, nós desenvolvemos uma facilidade que lembra o gestor da frota quando é necessária uma manutenção, com o recurso de KM atingido.

Política de frota

Quando a empresa opta por não ter uma política de frota, ela incorre num erro gravíssimo e uma das consequências desse erro é o consumo inadequado de combustível.

Com o estabelecimento de regras na utilização do veículos, é possível notar uma redução no consumo de combustível devido a melhor condução no volante por parte do motorista.

Veja como a política de frota pode te ajudar e baixe já um modelo de política de frota.

Como um sistema de gestão de frotas pode fornecer controle e redução de consumo do combustível da frota:

Todo esse controle é facilitado por meio de um sistema de gestão de frotas, que fornece informações precisas e em tempo real sobre seus veículos.

Um caso de sucesso no controle de combustível é da empresa CEJAM, que teve um redução considerável no consumo. Além disso, obtiveram um aumento de produtividade em sua frota.

Se você quiser conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar no controle de consumo do combustível da frota, acesse nossa página: Contele Rastreador.

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.