Muitos gestores ainda ficam na dúvida se é necessário investir em um sistema de bloqueio veicular para frotas.

Nesse post, vou explicar sobre o seu funcionamento, como utilizá-lo, e se vale ou não a pena implementar este recurso na sua frota.

Como funciona o bloqueio veicular?

O bloqueio veicular tem como objetivo impedir o funcionamento de um veículo por determinação do gestor.

Por mais que semelhantes, cada sistema e rastreador possuem uma forma particular de funcionar, e por conta disso, vou mostrar como funciona o bloqueio veicular do Contele Rastreador, com o nosso modelo padrão de rastreador.

Modelo padrão de rastreador à esquerda, e relê à direita

Em nosso modelo, existem as entradas de antena GSM e GPS, e um plug para conectar o chicote. Este chicote enviará sinais para uma peça chamada relé, que nada mais é do que um interruptor que abre e fecha um contato de acordo com o comando enviado ao rastreador. 

O sinal que o rastreador enviar para o relé definirá o bloqueio do veículo.

No entanto, o gestor de frota precisa garantir uma instalação eficaz, para evitar bloqueios inesperados, atrasos na entregas e até mesmo um acidente.

Faça um orçamento no Contele Rastreador

Qual o local ideal para a instalação do sistema de bloqueio veicular?

Primeiro eu recomendo que você fique longe  dos instaladores que ligam o relé direto no fio da ignição do veículo. Se houver algum problema com o interruptor ou com o rastreador, a ignição travará a direção e o freio não será acionado caso o carro esteja em movimento. 

Por isso, recomendamos que a instalação do rastreador seja feita na bomba de combustível.

Quando há o acionamento do relé, ele irá desligar a bomba e o combustível não será mais enviado à injeção eletrônica e o motor irá parar de funcionar gradualmente.

Esta é a maneira mais segura, visando a diminuição da probabilidade de acidentes, por não ser um método de bloqueio brusco.

Instalação de um sistema de bloqueio veicular para frotas
Esquema elétrico com corte de combustível

Como utilizar um Sistema de Bloqueio Veicular para frotas?

Geralmente, um sistema de bloqueio veicular é utilizado em casos de roubos e furtos, mas como o Contele Rastreador tem como foco a gestão das frotas, o bloqueio ganha outras utilizações.

Além disso, nós não recomendamos a ativação do bloqueio em casos de roubos e furtos. Hoje em dia, muitos assaltantes sabem onde fica o relé, e por isso, desativa ele e voltam com sua viagem.

Nós recomendamos que você contate primeiro a polícia, e passe a localização do veículo pelo sistema.

A seguinte pergunta pode estar na sua cabeça: “Se não é recomendável o uso do veículo para roubos, para que vou utilizar o bloqueador?”

Simples: gestão.

O bloqueio pode ser feito no momento em que o veículo está parado no pátio e você quer garantir que ele não sairá de lá.

Isso evita problemas, como o uso do veículo fora do horário de trabalho.

Outro modo de uso, é o acionamento do bloqueador ao estacionar o veículo em locais suspeitos, onde não há confiança de quem estará cuidando do seu veículo, como em hotéis, estacionamentos ou oficinas.

Leia também: Qual é o melhor rastreador veicular para gestão de frota?

Como bloquear um veículo pelo App Contele Rastreador

Não é só pelo sistema do computador que o gestor consegue realizar o bloqueio.

Com praticidade, o aplicativo do Contele Rastreador foi planejado para que o gestor consiga agir de maneira rápida e com controle sobre os veículos em tempo real.

Na tela inicial, há o mapa do local onde o veículo está. Ao clicar nele, abrirá um menu com a opção “Bloquear”. Pronto, veículo bloqueado!

Lembrando que apenas quem possui a senha do gestor conseguirá realizar este comando! 

Utilização de um sistema de bloqueio veicular para frotas
Tela de bloqueio do APP Contele Rastreador

Use tudo o que o Contele Rastreador tem a oferecer

Independente do seu objetivo com o bloqueio veicular na sua frota, a equipe do Contele Rastreador está preparada para atender suas necessidades.

Além do modelo padrão, possuímos mais dois modelos de rastreadores, para se adaptar ao perfil da sua frota:

  1. Modelo Compacto;
  2. Modelo Plug e Use;

Se tudo isso não bastasse, ainda possuímos a central do instalador para cada um dos modelos, para te instruir a instalar os rastreadores, que contém imagens e vídeos.

Com isso, deixo um recado final: Se você quer monitorar os veículos da sua frota, e ter a possibilidade de realizar bloqueios no momento que desejar, faça um orçamento no Contele Rastreador.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.