Hoje em dia, não podemos mais imaginar uma gestão de frota sendo feita sem o uso da telemetria veicular.

Essa tecnologia transformou a maneira que empresas monitoram e controlam seus veículos, otimizando a operação e reduzindo custos.

Neste post, eu vou compartilhar com você:

  • O que é telemetria veicular;
  • Quais são as suas funcionalidades;
  • Seus benefícios;
  • E ainda vou responder algumas dúvidas.

O que é telemetria veicular e para que serve?

A telemetria veicular é a tecnologia responsável por coletar e transmitir dados em tempo real do veículo e do comportamento do motorista. Ela serve para monitorar desde a localização até aspectos mais complexos como:

  • Padrões de condução;
  • Consumo de combustível;
  • Saúde do veículo.

Como um sistema de telemetria funciona?

Primeiramente, é necessário fazer a instalação de dispositivos nos veículos para iniciar a coleta de dados. Esses dispositivos geralmente são rastreadores que são conectados na bateria e ignição do veiculo.

Para fazer o bloqueio de veículos através do corte de combustível, o rastreador precisará se conectar no relê também.

No sistema, o gestor visualizará essas informações em relatórios e dashboards, e poderá tomar decisões com base neles.

Em um sistema de gestão de frotas, por exemplo, o gestor pode verificar a quantidade de eventos de excesso de velocidade que a frota teve graças a telemetria.

Relatório com quantidade de excessos de velocidade na frota mês a mês.
Apresentação dos excessos de velocidade no Contele Rastreador

Quais são os benefícios de usar telemetria veicular na gestão de frotas?

O professor William Edwards Deming uma vez disse uma frase que ecoa até os dias atuais: O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Imagine trabalhar todos os dias sem ter certeza do impacto que isso gera nos resultados. A telemetria elimina essa incerteza, e permite que você visualize sua frota com clareza.

Uma pesquisa desenvolvida pela McKinsey mostra que até 2025, a maioria dos funcionários usará dados para otimizar quase todos os aspectos do trabalho.

Ou seja, se você ainda não tira total proveito da tecnologia, em pouco tempo ficará atrás da concorrência.

Sendo assim, vou citar alguns dos inúmeros benefícios da telemetria na gestão de frotas:

Posição online e rotas dos veículos

Um sistema de telemetria veicular te permite acompanhar em tempo real a localização dos veículos.

Dessa forma, você pode otimizar rotas e alocar recursos de forma mais eficiente.

No Contele Rastreador, por exemplo, você consegue visualizar rotas feitas, inícios e fins de jornadas, e o tempo total do veículo ligado.

Relatório de Rotas do Contele Rastreador
Relatório de Rotas do Contele Rastreador

Economia de combustível

Ao relacionar o km rodado do veículo com o abastecimento, o sistema te entrega a média de consumo da frota, junto com os custos.

A partir disso, você pode investigar os motivos que levam alguns veículos a consumirem mais combustível, e tomar ações para reverter isso.

Melhoria no comportamento do motorista

O monitoramento do comportamento do motorista promove práticas de condução mais seguras e eficientes, reduzindo o risco de acidentes e a ocorrência de multas.

Redução no custo de manutenção

Seguir um plano de manutenção permite que você cuide dos seus veículos de forma preventiva, evitando as temidas paradas não planejadas.

Um sistema de telemetria veicular mais completo permite que você crie esses planos, e te ajuda a cumprir com eles, te informando quando deve ser feita a mautenção de um item.

Além disso, ele também permitirá que você faça o agendamento em oficinas, e te entregará um dashboard para visualizar indicadores como:

  • Custo total em manutenção;
  • Relação de manutenção preventiva e corretiva;
  • Tempo de Indisponiblidade (TIN);
  • E muito mais.

Relatórios com dados atualizados

Você sempre vai ter acesso a relatórios detalhados sobre a performance da frota, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

Além disso, a possibilidade de exportar esses relatórios em PDF proporciona visibilidade da gestão de frota para outros setores.

Para o setor financeiro, por exemplo, a redução nos custos de manutenção podem ser traduzidas em melhorias de custo operacional. Enquanto isso, para o marketing, a economia de combustível e a responsabilidade ambiental podem ser usadas em campanhas.

Por fim, não podemos esquecer que esses relatórios podem ser entregues para a diretoria, e serem usados como base para justificar novos investimentos, como a compra de um novo caminhão.

Vale a pena investir em telemetria veicular na gestão de frotas?

A telemetria veicular se apresenta como uma solução para qualquer gestão de frota que busque eficiência e redução de custos.

Em um setor onde abrir uma pequena transportadora significa investir 3 milhões de reais, um sistema para otimizar custos é obrigatório.

Conheça o Contele Rastreador

Agora que você sabe o funcionamento e a importância da telemetria veicular em uma frota, provavelmente irá atrás de um sistema que o atenda.

Eu aproveito pra dizer que tudo que você leu aqui, o Contele Rastreador oferece (entre outras coisas).

Pensado para frotas leves e pesadas, você terá recursos que vão te ajudar no:

  • Rastreamento de veículos;
  • Controle de combustível;
  • Identificação dos motoristas;
  • Gestão de manutenção.

Caso você queira saber como nós podemos te ajudar, e assim receber um orçamento, clique aqui. Logo após se cadastrar, um consultor nosso vai entrar em contato para entender sua empresa e tirar dúvidas.

Principais dúvidas sobre telemetria veicular

Qual a diferença de rastreamento, monitoramento e telemetria do veículo?

O rastreamento trata-se do acompanhamento contínuo do deslocamento do veículo, oferecendo um histórico por onde ele passou.

O monitoramento traz mais informações do veículo, como se está ligado/desligado e alertas específicos (por exemplo, excesso de velocidade).

A telemetria trata-se da medição e transmissão de dados específicos do veículo sem a necessidade de uma conexão física. Esses dados incluem informações sobre o funcionamento e a condição do veículo, sendo enviados para um sistema.

Quais são os termos (siglas) de telemetria mais usados?

  • GPS: Sistema que utiliza sinais de satélites para determinar a localização exata de um dispositivo em qualquer lugar do mundo.
  • TDMA: Método que divide um canal de comunicação em slots de tempo para permitir o uso compartilhado sem interferência.
  • CDMA: Tecnologia que diferencia usuários através de códigos únicos, permitindo múltiplas conexões simultâneas no mesmo espectro de frequência.
  • GSM: Padrão internacional para redes móveis 2G, possibilitando chamadas, mensagens de texto e transmissão básica de dados.
  • GPRS (2.5G): Evolução do GSM que introduz a transmissão de dados por pacotes, melhorando a eficiência da conexão à internet.
  • EDGE (2.75G): Melhoria do GPRS, proporcionando velocidades de dados mais rápidas em redes 2G.
  • HSDPA (3G): Tecnologia que aumenta as velocidades de download em redes 3G, melhorando significativamente a navegação na internet.
  • LTE (4G): Padrão de quarta geração que fornece conexões de internet de alta velocidade para dispositivos móveis.
  • M2M: Comunicação automática entre dispositivos, fundamental para a Internet das Coisas (IoT).
  • Cartão SIM: Cartão que armazena dados do assinante, essencial para a conexão e autenticação na rede móvel.

Leia depois um post que escrevi sobre as siglas da telemetria.

Telemetria avançada melhora os resultados da gestão?

A telemetria avançada entrega informações mais específicas de um carro ou caminhão, como por exemplo:

  • RPM;
  • Temperatura do motor;
  • Curvas e freadas bruscas;
  • Etc.

Muitas empresas veem essas funcionalidades como obrigatórias, mas não serão elas que trarão o maior resultado.

Em outro post, eu explico mais sobre minha visão que construí com anos de experiências ajudando empresas a reduzirem seus custos com frota.

Quais as diferenças da telemetria veicular analógica para a digital?

A telemetria analógica necessita da instalação de sensores individuais em pontos específicos para medir parâmetros como velocidade e RPM.

Enquanto isso, a telemetria digital elimina a necessidade de sensores adicionais para coletar dados, e faz o envio direto para o sistema.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas e gostou do conteúdo deste post, fica um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas para que receba semanalmente conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Troque informações e experiências com gestores de frotas, receba todos os conteúdos novos do blog e canal do YouTube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.