Se você assumiu a responsabilidade de organizar a gestão de frota da empresa e está perdido, esse artigo é para você.

Neste post, vou te dar 3 dicas valiosas para você sair do zero e começar a trazer resultados com os veículos da empresa.

Estruturar para conquistar

Quando a empresa traça como objetivo a redução de custos com os veículos da frota, ela quer implementar ações que vão trazer resultados o mais rápido possível.

Porém, nenhuma ação vai manter-se de pé se não houver centralização nas informações do setor, e o conhecimento das regras para todos os envolvidos em cada processo.

Organizar a gestão de frota é para isso: Estruturar o ambiente de trabalho para evitar barreiras e imprevistos.

A partir disso, vou apresentar os 3 pilares da organização de frota:

1. Mapa da frota

É muito comum na rotina de um gestor de frota, buscar informações de um veículo ou motorista, como a previsão de venda de um caminhão, ou o vencimento de uma CNH, por exemplo.

O mapa da frota tem o objetivo de ser um documento que contenha todas as informações de veículos e motoristas da empresa, facilitando na busca de dados para tarefas diárias.

Uma das diversas informações que o mapa da frota pode ter, são:

  • Número da RENAVAM dos veículos;
  • Número do Chassi;
  • Placa dos veículos
  • Custo da depreciação;
  • Nome, CPF e aniversário dos motoristas.

Para te ajudar com isso, nós preparamos uma planilha gratuita para você preencher com os dados da sua frota. Clique aqui para baixar.

2. Regra do jogo

Muitas empresas pecam por não deixar claro suas regras, resultando no mau uso dos veículos e na falta de controle.

Para evitar isso, é primordial estipular a regra do jogo, ou seja, criar a política de frota.

A política de frota é o documento que define os procedimentos internos relacionados a frota (compra de veículos, insumos, etc) e os cuidados que os condutores precisam ter com o patrimônio da empresa.

Entre os pontos que são definidos pela política de frota, estão:

  • Desconto de multas;
  • Uso do veículo (apenas para trabalho ou fins particulares);
  • Combustível que o veículo precisa ser abastecido.

3. Estudar gestão de frota

Vivenciar a rotina faz sua gestão amadurecer, mas apenas se você tiver uma base de conhecimento.

Por nossa sorte, nunca foi tão fácil aprender sobre gestão de frotas, e da forma que você quiser, seja através de blogs, vídeos no YouTube ou cursos.

E se você está começando sua jornada para organizar a gestão de frota, eu te apresento o Simplificando a Gestão de Frota, curso cujo objetivo é simplificar sua gestão, por um método que pode ser aplicado em frotas de qualquer porte.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre o curso.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.