O seguro de cargas serve tanto para proteger sua empresa juridicamente, quanto para evitar prejuízos financeiros.

Hoje, iremos conversar com o Lucas da Contraseg para explicar tudo o que o gestor de frota precisa saber sobre esse assunto.

Você entende como funciona o seguro de cargas?

Depois do governo federal sancionar uma lei que regulamenta seguros de cargas, passou a ser obrigatório não só o seguro contra acidente, como o de roubos.

Mas, mesmo sendo um fator obrigatório nas empresas, poucos gestores de frota dominam o assunto.

Em uma pesquisa realizada com 222 gestores de frota, 47% disseram estar perdidos no assunto e 41% dizem ter dúvidas em algumas coisas.

Sendo assim, temos muito o que conversar aqui!

O que é PGR?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, você precisa entender o que é PGR.

PGR é uma sigla que significa Programa de Gerenciamento de Risco.

Tem alguns tipos de mercadorias que elas possuem um elevado risco para a seguradora, como por exemplo:

  • Cobre;
  • Pneu;
  • Cigarro;
  • Bebidas.

Para essas mercadorias, as seguradoras pedem que seja feito um PGR. O PGR é composto por medidas que a transportadora precisa tomar para carregar aquela mercadoria.

Vamos para os exemplos:

Imagine que eu sou uma transportadora e vou carregar uma carga de 100 mil reais de pneus. Neste caso, vou precisar cumprir com alguns requisitos, como por exemplo:

  • Fazer o rastreamento e monitoramento da mercadoria, onde a gerenciadora de risco consiga acompanhar;
  • Colocar uma isca na carga;
  • Fazer escolta armada da carga.

Um PGR correto vai garantir que o transporte de segura da mercadoria.

Gerenciadoras de risco são empresas especializadas nesse segmento, responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento das cargas. Além disso, têm a possibilidade de bloquear o veículo e entrar em contato com o motorista caso ocorra desvios de rota ou paradas em locais não autorizados.

Por que é importante o gestor de frotas saber sobre seguro de cargas?

Um gestor de frota muitas vezes está envolvido nas operações, mas geralmente não é ele quem decide contratar o seguro. No entanto, ele tem a responsabilidade de conhecer e entender completamente as obrigações e requisitos do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) que precisa cumprir, bem como as especificações de roteirização de acordo com as apólices de seguro.

Quando ocorre um erro no seguro de carga, como não adquirir o PGR adequado, as consequências podem ser graves. É importante seguir os processos e obrigações corretas para que a cobertura do seguro seja válida.

O gestor de frota, proprietário da empresa e todos os envolvidos na distribuição e logística precisam compartilhar essa responsabilidade.

Quais são os seguros obrigatórios para o transportador?

Basicamente, existem duas apólices de seguro de cargas:

  1. RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga): seguro que cobre todos os acidentes que envolverem a carga;
  2. RC-DC (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga): seguro que cobre roubos da carga.

Estes seguros são obrigatórios, e toda transportadora precisa ter.

Ah, e vale lembrar que esses seguros cobrem somente a carga, e não eventuais situações com o veículo.

Como realizar o cálculo do seguro de carga?

A forma de realizar o cálculo do seguro de carga varia. Podemos fazer uma analogia com a conta de luz em nossa casa, onde o valor da conta é maior quanto maior for o consumo. No seguro de carga, funciona de maneira semelhante.

Existe um valor mínimo a ser pago para a seguradora, que pode variar entre 500 a 600 reais, dependendo do tipo de garantia solicitada pelo transportador.

Mas, para se calcular o valor do seguro, é preciso aplicar um percentual sobre o valor da carga em transporte.

Por exemplo:

Vamos supor que uma carga de 100 mil reais seja transportada do Paraná para São Paulo, e a taxa para esse percurso seja de 0,04 no RCTR-C.

Nesse caso, o cálculo seria realizado multiplicando o valor da carga (100 mil reais) pelo percentual (0,04%), resultando em um valor de 40 reais para essa averbação.

Se a transportadora realizar 10 viagens dessas cargas para São Paulo, o valor total será de 400 reais, e assim por diante.

Portanto, o cálculo é feito com base na tabela RCTR-C, que possui coeficientes que são utilizados em todo o mercado de transporte. Essas taxas variam de acordo com a distância, sendo maiores para trajetos mais longos.

No que diz respeito a destinos específicos, como no Rio de Janeiro, pode afetar o cálculo do seguro? 

A distância percorrida e o destino final são os fatores considerados para o cálculo.

No entanto, muitas seguradoras atualmente estão impondo restrições para embarques que tem como destino o Rio de Janeiro.

Elas podem aumentar as taxas ou aplicar uma franquia maior do que o normal, por conta do alto índice de roubos na região. 

Franquia e P.O.S do seguro de cargas

Quase todas as seguradoras estabelecem uma participação obrigatória dos segurados (P.O.S) nos seguros de cargas. O que isso significa?

Vamos supor que uma carga de 100 mil reais é furtada. A minha apólice diz que, como transportador e segurado, eu terei que arcar com 10% desse prejuízo. Em outras palavras, se roubarem a minha carga de 100 mil reais, eu tenho que estar ciente de que terei que arcar com 10 mil reais do prejuízo. Se roubarem uma carga de 500 mil reais, minha franquia será de 50 mil reais, e assim por diante.

Geralmente, o P.O.S é escalonável. No primeiro roubo que ocorrer no ano, eu tenho uma franquia de 5 a 10%. A partir do segundo roubo, a franquia será de 15 a 20%, etc…

Como faz para contratar uma seguradora que não cobra pelo P.O.S?

Se você está a procura de um seguro de cargas, mas quer evitar o risco de pagar por um P.O.S altíssimo, saiba que você está a procura da Contraseg.

Em parceria com nosso canal, a Contraseg conseguiu ofertar por seguros de carga com 100% de isenção no P.O.S e no apólice de franquia.

Ou seja: você não precisa se preocupar com gastos surpresas com a seguradora.

É bom lembrar que essa garantia não encarece no valor do seguro, então é sem pegadinhas.

Se você tem interesse em renovar os seguros de RCTR-C ou RC-DC, faça uma cotação com a Contraseg por aqui.

seguro de cargas

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.