Em 2021, produzimos mais de 52 lives de gestão de frotas no nosso canal do YouTube.

Neste ano, contamos com a colaboração de diversos especialistas e parceiros, que trouxeram um norte para diversos temas.

Agora, vamos mostrar uma retrospectiva dos 7 assuntos mais relevantes do ano no canal, e como você pode seguir simplificando a gestão de frotas em 2022.

7° Lugar – Planilha de Controle de Manutenção da Frota: Baixe Grátis e Entenda Como Usar

Começando nosso ranking, entra um assunto e conteúdo que muitos gestores gostam: planilhas.

Nesta live que conta com a participação do consultor de gestão de frotas Antônio Marcelino, além de disponibilizarmos uma planilha gratuitamente, nós explicamos quais são os principais problemas relacionados a manutenção

E com isso, surge a necessidade de se implantar uma cultura de manutenção na empresa, com o objetivo de reduzir custos e acabar com a manutenção corretiva.

6° Lugar –  O que Motiva um Motorista a Fazer Média de Combustível – Com Douglas Milhan

O combustível é o maior custo de uma frota, e o gestor de frota está sempre acompanhando esses números e pensando em formas de diminuir o gasto.

Um dos fatores que mais influencia a média de combustível é a condução do motorista, por isso, seu comportamento no volante e motivação impactam diretamente nos resultados.

Douglas Milhan é motorista, e sabe na pele o que desmotiva um trabalhador da classe, e o que deve ser feito para motivar os condutores.

A principal razão para os motoristas não conseguirem bater as metas é pela falta de conhecimento na condução econômica.

Logo, para conscientizar os motoristas sobre o assunto, o gestor precisa implantar um treinamento que vai trazer benefícios para todos, como:

  • Redução de custos;
  • Aumento de produtividade dos veículos;
  • Diminuição no número de acidentes;
  • Redução no consumo de combustível.

5° Lugar – Condução Econômica para Treinar os Condutores – Com Master Driver Sérgio

Seguindo com o assunto de condução econômica, chegamos na 5° live mais assistida do ano.

Nesta live, pude contar com a presença do Master Driver Sérgio.quem não sabe, Master Driver é o profissional responsável por implementar técnicas e práticas de condução econômica para os motoristas da empresa.

O Master Driver trabalha mais com o comportamento dos condutores, do que em se preocupar se o motorista sabe as leis de trânsito ou trocar a marcha corretamente.

No fim, Sérgio passou uma série de dicas que um gestor de frota pode passar aos motoristas para melhorar os resultados da frota, como:

  • Acelerar suavemente;
  • Manter aceleração constante;
  • Pular as trocas de marcha.

4° Lugar – Aula de CPK: Como Calcular o Custo por KM Rodado dos Veículos da Frota + Planilha Grátis

O CPK é uma sigla para custo por km rodado, e é o resultado de todos os custos fixos e variáveis envolvidos para se manter a frota.

É muito importante que o gestor de frota tenha esse número em mãos, pois com esse resultado, a empresa pode chegar em 2 pontos principais:

  1. Identificar quanto custa um veículo parado;
  2. Identificar o valor total do veículo e da frota.

Na live, eu explico que os itens que compõe o cálculo pode variar de acordo com a operação da sua frota, porém assistindo à aula, fica claro o que colocar no seu caso.

3° Lugar – Planilhas de Gestão de Frotas e Boas Práticas – Com Gestor de Frotas Klever de Melo

Controle sobre as informações é tudo em uma gestão de frota.

E nessa live, o Klever mostra e compartilha com todos uma planilha onde ele organiza os dados da frota, desde as informações dos veículos, até a documentação dos motoristas.

Além disso, ele mostra que mesmo trabalhando em uma grande empresa, isso não o impede de utilizar planilhas para trabalhar.

2° Lugar – Direção Extraeconômica | Padrão Operacional de Condução com Luiz Pigozzo

O Luiz Pigozzo é consultor e instrutor de condução extraeconômica, e possui o maior canal do YouTube sobre treinamento de condutores.

Neste conteúdo, o Pigozzo nos apresentou sua metodologia, o Padrão Operacional de Condução, que consiste em fazer o condutor utilizar o veículo com 100% de eficiência.

Mas para isso, é preciso entender o porquê não alcançamos:

  • Uma frenagem 100% eficiente;
  • Consumo de combustível baixo;
  • Aceleração média ideal;
  • Entre outras coisas.

Durante a live, Luiz Pigozzo vai passando dicas de como reverter essa situação.

1° Lugar – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Recapagem de Pneus: Com Especialista Brunno Fernandes

E o nosso assunto mais relevante do ano fica com pneus.

Nessa conversa, pude contar com a participação do Brunno Fernandes, especialista no assunto e diretor de uma recapadora de pneus. 

Para mim, o ponto mais importante da Live foi em tornar claro para todos o peso dos pneus nos custos da frota.

Se mal administrado, o pneu chega a ser o segundo maior custo de uma frota, e o gestor não percebe isso pois o desgaste do pneu é diário, lento e contínuo, e quando chega as contas, não percebe onde errou.

O gestor precisa fazer esse controle, e colocar na rotina a recapagem de pneus, reaproveitando e prolongando sua vida útil.

E para acompanhar a economia que isso vai gerar, é só fazer o CPK dos pneus.

Uma redução de centavos no CPK representa milhares de reais de economia no final do mês, e por isso, vale muito a pena assistir essa live.

Você já conhece nossos parceiros?

2021 foi um ano em que unimos forças com outras empresas para entregar informação e conteúdo de qualidade para os gestores de frota.

Mas além do conteúdo, conseguimos firmar parcerias com benefícios para quem sempre nos acompanhou: Você!

Nessas parcerias, conseguimos oferecer descontos e condições especiais na contratação de sistemas, consultorias e produtos.
Clique aqui e acesse a nossa página de parcerias.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.