Abusos na Direção: Como a Gestão de Frotas pode Mudar esse Cenário

Abusos na Direção: Como a Gestão de Frotas pode Mudar esse Cenário

A gestão dos motoristas é com certeza, um dos maiores desafios de todo gestor de frotas, e é importante que essa gestão mude o cenário de abusos na direção.

Para este post, eu conversei com a gestora de frotas Ana Cláudia, que mostra como ela conseguiu resolver a direção perigosa, reduzir quebras e mudar o cenários dos abusos na direção, através de um sistema de gestão de frotas:

A gestão de frotas da Ana Cláudia

 A Ana é formada em Logística e Transportes especializada em Supply Chain. 

Com perfil multitarefa, ela se incomoda com a rotina, e por isso, se dá tão bem nessa área. 

Durante toda sua carreira profissional, ela esteve dentro de projetos de transporte e logística, e sua experiência como gestora de frotas começou quando ela abriu sua própria transportadora.

O que são os abusos na direção?

Quando se fala em abusos na direção, a primeira coisa que vem à mente é aquela direção agressiva que põe em risco a vida do motorista e de outras pessoas no trânsito ou estrada.

Além disso, a Ana explica que a direção abusiva também está relacionada a qualquer direção que foge das diretrizes pré-estabelecidas pela empresa.

As regras estabelecidas em uma política de frota relacionadas ao veículo devem visar uma direção econômica, e certas condutas prejudicam os resultados, como por exemplo:

  • Uso do veículo para fins particulares;
  • Velocidade máxima pré-estabelecida;
  • Desvio de rota;
  • Usar o celular enquanto dirige.

Caso a sua empresa ainda não tenha uma política de frotas, você pode criar um a partir do nosso modelo, clicando aqui

Quais abusos na direção você já pegou ?

A Ana conta que no começo da transportadora, ela passava por bastantes problemas relacionados à manutenção dos veículos. Em resumo, não havia um plano de manutenção.

Para controlar a situação, foram instalados rastreadores nos veículos para que fosse possível ter uma visão completa de toda a frota.

Com isso, ela conseguiu encontrar pontos de melhoria, pois a frota de Ana é composta por caminhões do mesmo modelo e ano, porém, o desempenho de cada um era muito diferente.

Diferença no consumo de combustível, em produtividade, e em turnos de trabalho para o mesmo veículo. A partir disso, ficou claro que o problema estava relacionado aos condutores”.

Ana Cláudia

Em um exemplo de um dos abusos na direção, Ana conta que já aconteceram casos de condutores desativarem a emissão de som do rastreador do veículo para que pudesse ultrapassar a velocidade prevista pela política de frota.

Dessa forma, o motorista não seria incomodado e passaria despercebido pela gestão.

“Descobri que o principal causador das manutenções corretivas estava relacionado ao excesso de velocidade. Carretas com uma grande quantidade de peso que deveriam andar em 80km/h, detectei casos em que a velocidade tinha ultrapassado os 115km/h.” 

Ana Cláudia

Como prevenir que esses abusos aconteçam?

Um sistema de rastreamento apenas evidencia os abusos, porém, é muito melhor para a saúde financeira da empresa impedir que essas condutas aconteçam.

E tudo começa no momento da contratação do motorista.

“Atualmente em um processo de contratação, eu priorizo muito mais pelo caráter e vontade de aprender do motorista, do que pela experiência. Experiência ele adquire pelo treinamento, já o comportamento é mais difícil de mudar”. 

Ana Cláudia

Essa frase da Ana entra em outra medida importante para eliminar a direção abusiva no volante: treinamento.

O treinamento para motorista envolve desde técnicas de direção segura e econômica, até condutas de como agir em situações emergenciais.

Um treinamento bem efetuado resulta em:

  • Maior segurança no trânsito;
  • Manutenção preventiva ao invés da corretiva;
  • Redução de custos.

No Youtube, eu gravei uma live para incentivar gestores a implantar um treinamento dos motoristas. Confira:

Assista a Live na íntegra

Ficou claro que para a Ana, o rastreamento corrigiu atitudes, mas o treinamento impedia que elas acontecessem!

A Ana é cliente do Contele Rastreador e se você tem interesse em acabar com os abusos na direção assim como ela, clique aqui e faça um orçamento online.

Eu acredito também que o treinamento é o caminho da gestão inteligente, e hoje em dia, implantar um treinamento possui um custo muito baixo.

Nós possuímos o curso Smart Driving, destinado para todos os condutores de veículos de empresas.

Todos que fizerem o treinamento e aplicarem as técnicas, irão reduzir drasticamente o consumo de combustível, evitando multas e acidentes.

O post foi o resumo de alguns dos pontos trazidos da Live, e sugiro que veja essa Live na íntegra, pois foram respondidas várias perguntas do chat ao vivo sobre os abusos na direção dos veículos.

Clique aqui e aproveite, uma das perguntas respondidas pode ser a sua dúvida!

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.