Aplicação da Política de Frota: Entrevista com Gestor que Implantou o Método na Frota da Empresa

Aplicação da Política de Frota: Entrevista com Gestor que Implantou o Método na Frota da Empresa

A aplicação da Política de Frota em sua empresa é um passo muito importante e deve ser feito da maneira correta para te trazer todos os benefícios.

Nesta Live, vou bater um papo com o Reinaldo Rodrigues, Gestor de Frota da Atlanta Locadora de Veículos, que fez a implantação da Política de Frota na sua empresa e vai contar os seus resultados:

Reinaldo Rodrigues, como a maioria dos casos que já trouxemos aqui, começou em um cargo administrativo e, logo após um tempo, lhe atribuíram a função de gestor de frota.

Começar a exercer a função de gestor de frota, fez Reinaldo perceber a importância do setor e a quantidade de tarefas que ela agrega.

“Antes de exercer a função, eu tinha a ideia de que o gestor de frota deveria cuidar apenas da entrega das chaves ao motorista e ponto. Mas agora, vejo que envolve vários fatores como o trânsito, fatores regionais, pessoais e por aí vai.”

Reinaldo Rodrigues

Quais são as características da sua Frota?

O entrevistado trabalha no segmento de locação de veículos leves e médios para o Governo Federal, do Sul ao Norte do país.

Porém, o serviço da empresa não trabalha com apenas a locação dos veículos, mas sim com a terceirização dos motoristas da Atlanta Locadora de Veículos.

Sendo assim, podemos dizer que eles prestam um serviço de mobilidade ao contratante.

Por conta dos motoristas pertencerem a sua empresa, Reinaldo sentiu a necessidade de ter um documento que protegesse a frota e ditasse as regras que deveriam ser seguidas nos veículos.

“Em cada contrato, fazemos uma política de frota específica para cada um, especificando que tipo de carro ele vai usar, em que região vai rodar, entre outras coisas, para que caso aconteça um problema, a empresa justifique que pelo menos ela fez sua parte.”

Reinaldo Rodrigues

Como foi o processo de aplicação da Política de Frota?

Diferente de grandes empresas, onde é necessário passar por diversos setores para a informação chegar à diretoria, Reinaldo tem contato direto com os diretores da empresa.

E a aplicação da Política de Frota aconteceu após perceber que havia problemas e que, com este documento, não aconteceriam novamente.

“Nós tivemos um problema com uma caminhonete automática porque o motorista no veículo utilizou a tração 4×4 de forma errada, causando sobreaquecimento. Fui entender o porquê daquilo acontecer com o motorista, e ele explicou que nunca utilizou um veículo 4×4 na vida, e por conta disso não sabia utilizar suas funções. A partir desse momento, sentimos a importância de sempre informar os motoristas”.

Em relação aos motoristas, o gestor de frota conta que a reação deles foi em aceitar de imediato e assinar o documento.

Quanto tempo levou para estruturar a Política de Frota?

Em cada lugar, a implantação da Política de Frota pode levar um tempo diferente, neste caso, foi bem rápida.

Pois assim como entrevistado falou, basicamente, quando se cria regras claras, os colaboradores aprovam no instante, e o processo fica muito mais simples.

É importante também que os gestores sempre compartilhem antecipadamente todas as mudanças aos colaboradores.

Então, antes de aplicar a Política de Frota, faça uma reunião com os motoristas e explique o porquê das novas implementações.

Que resultados a Política de Frota trouxe na sua gestão?

No blog, eu já compartilhei diversos benefícios que uma Política de Frota pode trazer para as empresas, mas não adianta ficar só na teoria.

Uma das grandes diferenças que a política trouxe na sua gestão, foram:

  • Redução de acidentes;
  • Diminuição de Multas;
  • Redução de Custos.

“Antigamente, era batida atrás de batida, e a culpa era de tudo, menos do motorista! Aplicar a Política de Frota fez gerar nos motoristas um senso de responsabilidade, resultando em menos acidentes e custos.”

Como convencer a Diretoria a implantar a Política de Frota?

E no final, Reinaldo ainda deu uma valiosa dica para os gestores de frota que estão começando a implantar a política de frota, mas precisam primeiro convencer a diretoria:

É a questão do bolso, do dinheiro! 

Antes de implantar a política de frota, a Atlanta Locadora de Veículos sofria com batidas, e os motivos eram sempre os mesmos: Pneu careca, chuva, não conseguiu desviar de um obstáculo na via, etc.

E com a ajuda de um rastreador, ele percebeu que os condutores estavam andando em altas velocidades em vias inapropriadas.

Com esses dados, fica fácil convencer uma diretoria à implantar uma Política de Frota, porque ela traz segurança jurídica e economia.

Como fazer uma Política de Frota?

Visto a importância e benefícios que existe, em aplicar uma política de frotas, ficou mais que claro que esse documento é essencial para quem quer elevar o nível da gestão dos veículos.

E para ajudar os gestores interessados em tornar sua gestão melhor, nós criamos um Gerador de Política de Frota, onde em poucos passos você tem em mãos um documento totalmente feito para você.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.