É obrigação da empresa manter a manutenção e fiscalização dos veículos em dia, e nada melhor do que um app de checklist do veículo para potencializar a segurança do veículo, condutor e ainda reduzir custos.

Neste post, vou apresentar duas formas de se fazer o checklist do veículo online pelo celular, e como você pode começar a partir de hoje mesmo:

Importância do Checklist do Veículo

O checklist é um aliado do gestor de frotas na manutenção dos veículos.

O uso diário do veículo causa desgaste, independente do modo de condução do motorista.

Por esse motivo, o veículo deve ser verificado constantemente.

A partir do checklist, o próprio motorista pode apontar a situação atual do veículo e passar essa informação diretamente ao gestor.

Entre os benefícios que o app de checklist do veículo traz, estão:

  • Manutenção preventiva;
  • Direção mais segura;
  • Veículo mais econômico.

Além da parte mecânica, o app de checklist do veículo pode envolver outras questões, como registrar quando o veículo é entregue sujo ou com o tanque vazio.

Tipos de Checklist do Veículo

Os checklists dos veículos podem ser adaptados de acordo com sua necessidade, e entre os principais tipos estão:

  • Checklist Diário: Feito para ser utilizado todos os dias em 3 minutos no máximo, com itens básicos que o motorista deve preencher sempre que for pegar o veículo.
  • Checklist Completo de Manutenção: Documento com diversos ítens a assinalar, que deve ser feito em períodos mais longos (15 em 15 dias, mensalmente, etc). Nesse caso, é feito junto com um mecânico. 

No caso do checklist rápido do veículo, é importante que você implante um que seja online e digital.

O checklist em papel pode se tornar um incômodo para você.

Para começar, você não tem acesso imediato às informações, e precisa esperar o motorista entregar (com o risco de esquecer de entregar no dia ou perder o papel).

Se a sua frota for grande, armazenar esses papéis será outro problema, ocupando não só espaço, como tempo para organizá-los.

Por conta disso, vou te apresentar duas soluções para mudar este cenário.

Google Formulários

Caso você queira começar agora sem muitos investimentos, o Google Formulários é uma solução gratuita que pode te ajudar.

Monte um checklist e compartilhe com todos os seus motoristas para utilização diária.

Dessa forma, eles realizam o envio do checklist pelo celular, chegando automaticamente ao gestor no Google Formulários, que é integrado também ao Google Planilhas.

Para criar um checklist, basta ter uma conta do Gmail (@gmail.com).

Saiba mais: (Post que mostra como criar o checklist do veículo no google forms) Checklist de Veículos 2.0: Desafio nas na Implantação e seus Benefícios

APP Contele Driver: Checklist do Veículo Online

A forma que te trará mais resultados é contratando um sistema de gestão de frotas.

O Contele Rastreador possui um aplicativo chamado Contele Driver, que entre suas funções, está o de checklist do veículo.

No seu celular, o condutor fará as devidas verificações sempre que ele for pegar um veículo.

Essas informações já chegam para você organizadas em um relatório, onde você pode exportá-las em xls. e PDF. 

Checklist do Contele Driver

Leia também: A Empresa pode Instalar Aplicativo Corporativo no Celular do Motorista?

Quero utilizar um APP de Checklist do Veículo na minha frota!!!

Se você não utiliza, ou ainda utiliza o checklist no papel, acredito que você queira mudar essa realidade na sua frota, tornando ela mais ágil e produtiva.
Se esse é o caso, faça um orçamento no Contele Rastreador e receba uma apresentação do Contele Driver.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.