Você sabe o que é área de sombra e os riscos de uma análise errada de onde está o seu veículo dentro de uma gestão de frotas?

Neste post, vou explicar os conceitos deste termo e mostrar tudo o que você precisa saber sobre área de sombra nos rastreadores da frota:

Como funciona a comunicação de um sistema de rastreamento?

Antes de entrar no assunto do post, é importante entender como funciona um módulo rastreador.

O rastreador instalado no veículo se comunica com os satélites e pegam as coordenadas de localização de onde está o veículo. 

Essas coordenadas são enviadas pela rede de internet que abastece assim os servidores do sistema, entregando a informação ao gestor de frotas.

Mas como essas informações são enviadas pela internet?

As informações são enviadas a partir de um chip de telefonia GSM (Global System for Mobile), tecnologia móvel mais popular do mundo.

Os chips instalados nos rastreadores geralmente são da tecnologia GPRS, a primeira geração de dados na telefonia (podemos chamar de 1G).

Existem rastreadores que são 100% satelitais, mas eles não são tão utilizadas por conta do seu custo mais elevado.

como funciona um sistema de rastreamento veicular GPS/GSM.

Comunicação de um sistema de rastreamento

Leia também: Qual a diferença entre Rastreadores com comunicação por chip e por satélite?

O que é área de sombra?

Área de sombra se trata das situações onde existe ausência de sinal da operadora em determinados locais.

Diferente dos celulares, mesmo que tenha um pouco de sinal, o rastreador vai funcionar.

Somente quando houver a total ausência de sinal que o rastreador parará de enviar informações para osistema. 

E o que determina isso?

A cobertura das operadoras. Quanto mais antenas de satélite estiverem concentradas naquela região, menor será a área de sombra daquele local.

Geralmente essas antenas estão mais concentradas nos centros das grandes cidades, enquanto em estradas do interior elas podem estar mais espaçadas.

Vale lembrar que, dependendo da operadora, a mesma região pode ter sinal, como pode não ter.

Por conta disso, é importante verificar a área de cobertura de cada operadora antes de instalar nos rastreadores, porque o que pode ser bom para uma frota, pode não ser para a sua. 

Caso você tenha curiosidade de saber a distribuição de antenas da sua região por cada operadora, você pode ver no site da Telebrasil.

Região de antenas concentradas. Fonte: Telebrasil

Exemplo real de área de sombra

Vamos supor que você vá verificar uma rota em tempo real no sistema e encontre o veículo parado no meio da rota.

No exemplo abaixo, utilizamos o Contele Rastreador como sistema, e a rota com o tracejado azul significa o local por onde o veículo passou.  

Mapa do Contele Rastreador

Com as informações do sistema, eu coloquei o endereço no site da Telebrasil, selecionei as principais operadoras (Oi, Claro, Tim e Vivo) e fiz uma busca.

Nota-se que em toda região existem apenas 2 antenas de duas operadoras, e assim que o veículo se afastou delas, ele entrou em área de sombra.

Se o módulo rastreador não tivesse instalado nenhuma das duas operadoras com antena, o trajeto todo seria em área de sombra.

Telebrasil

Como o rastreador trata esse problema?

Os rastreadores de qualidade trabalham com um datalogger, um registrador de dados que armazena todas as rotas e informações captadas no veículo.

Isso permite que, mesmo sem sinal, o rastreador guarde essas informações para que elas sejam enviadas ao sistema quando o veículo entrar em uma área de cobertura.

Entre as informações que o datalogger armazena, estão:

  • Posição do veículo;
  • Tempo do motor ligado com carro parado;
  • Velocidade;
  • Hodômetro;
  • Status de Ignição;
  • Entre outras coisas

Qual o perigo de uma análise errada?

Muitos rastreadores no mercado não informam ao Gestor que o veículo entrou em uma área de sombra, ele simplesmente informa o último status em que ele estava (geralmente ligado).

Isto pode fazer você tomar decisões erradas na gestão, resultadas por:

Localização errada de um veículo

Vamos supor que no trabalho apareça um chamado urgente para um cliente e você precisa direcionar um dos seus motoristas para o local.

Por questões óbvias, você vai selecionar o veículo que estiver mais próximo do destino.

Mas,e se o veículo que você selecionou já não está mais ali e perdeu o sinal?

Você terá escolhido um motorista que já está longe do local, fazendo ele se atrasar e gastando mais combustível.

Geração de eventos falsos

Por conta do veículo estar ligado antes de entrar na área de sombra, isso pode gerar falsos eventos, como por exemplo o veículo parado com o motor ligado.

Isso vai bagunçar seu relatório e levará a outro problema: A advertência indevida ao condutor, causando estresse para ambos os lados.

A solução

Para evitar análises falsas, é necessário investir em um sistema que separe o que está ligado, desligado e em área de sombra.

No Contele Rastreador, além de informar esses três status, ele informa quando o veículo está há mais de 24 horas sem sinal e quando não há rastreador instalado, simplificando mais ainda a análise do gestor.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.