A área de sombra no rastreador é um problema importante na gestão de frotas, pois pode impactar a precisão das informações sobre a localização dos veículos. Quando um rastreador entra em uma área sem sinal, ele deixa de atualizar a posição do veículo, o que pode levar a decisões erradas.

Neste artigo, vamos explicar o que é área de sombra no rastreador da frota, os riscos associados e como você pode evitar esses problemas ao utilizar a tecnologia certa.

Como Funciona a Comunicação de um Sistema de Rastreamento?

Antes de entender o que é área de sombra no rastreador da frota, é importante compreender como funciona a comunicação dos sistemas de rastreamento.

O rastreador instalado no veículo se comunica com satélites para obter as coordenadas de localização. Essas informações são enviadas por meio de redes de internet, conectando o rastreador ao servidor do sistema de rastreamento.

Mas como as informações chegam até você? Elas são transmitidas por meio de um chip GSM, que é uma tecnologia de comunicação móvel amplamente utilizada (GPRS).

A precisão do rastreamento pode variar de acordo com a qualidade do sinal, e é aí que entra a área de sombra no rastreador da frota.

como funciona um sistema de rastreamento veicular GPS/GSM.

O Que é Área de Sombra no Rastreador da Frota?

A área de sombra no rastreador da frota é a situação em que o sinal da operadora de telefonia é perdido, o que impede que o rastreador envie atualizações sobre a localização do veículo.

Diferente de um celular, em que o sinal pode ser fraco, mas ainda funcionar, o rastreador só envia dados quando está em uma área com sinal adequado. Quando o sinal é totalmente perdido, o rastreador entra em área de sombra.

A cobertura da operadora é fundamental: regiões com mais antenas de satélite possuem menor área de sombra, enquanto locais mais distantes, como estradas ou zonas rurais, podem sofrer com mais áreas de sombra.

Por isso, é essencial verificar a cobertura da operadora em sua região antes de escolher o sistema de rastreamento. Áreas de sombra podem variar conforme a operadora, e o que é bom para uma frota pode não ser ideal para outra.

Você pode verificar a distribuição de antenas das operadoras no site da Telebrasil para entender melhor a cobertura de sua região.

mapa de antenas telebrasil para área de sombra
Região de antenas concentradas. Fonte: Telebrasil

Como o Rastreador Lida com a Área de Sombra?

Os rastreadores de qualidade costumam contar com um datalogger, um registrador de dados que armazena todas as rotas e informações captadas enquanto o veículo está em movimento. 

Esse dispositivo permite que, mesmo em áreas sem sinal, o rastreador continue armazenando as informações para posterior envio quando a cobertura for restabelecida.

Entre as informações armazenadas pelo datalogger, estão:

O Perigo de uma Análise Errada

Muitos rastreadores disponíveis no mercado não informam ao gestor que o veículo entrou em uma área de sombra. Eles simplesmente reportam o último status conhecido, geralmente “ligado”. Isso pode levar a decisões equivocadas na gestão de frotas, como:

  • Localização errada do veículo: imagine que você precise de um veículo urgente para atender a um cliente e escolha o que aparentemente está mais próximo do destino. Se o veículo tiver perdido o sinal devido à área de sombra, você estará selecionando um motorista que já não está mais ali, o que pode resultar em atraso e aumento de custos com combustível;
  • Geração de eventos falsos: se o veículo estava ligado quando entrou na área de sombra, o rastreador pode gerar falsos eventos, como o veículo parado com o motor ligado. Isso pode bagunçar os relatórios e gerar problemas, como advertências indevidas para o motorista, causando estresse e desgaste para todos os envolvidos.

A Solução: Investir em um Sistema Adequado

Para evitar análises equivocadas, é essencial investir em um sistema de rastreamento que ofereça uma visão clara do status dos veículos, distinguindo entre “ligado”, “desligado” e “em área de sombra”. 

No Contele Fleet, por exemplo, além de informar esses três status, o sistema também alerta quando o veículo está há mais de 24 horas sem sinal e quando o rastreador não está instalado no veículo, facilitando ainda mais a análise para o gestor.

área de sombra riscos

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.