Para calcular o frete de transportes, você deve considerar diversas variáveis para então precificar seu serviço prestado da forma correta.

Com a ajuda de dois especialistas, nesse post eu vou te ensinar a calcular o frete de transportes da sua empresa, para nunca mais ficar no prejuízo.

Índice

Tabela de frete da ANTT: Por que ela foi criada?

Criada em 2018 depois que aconteceu a paralisação nacional dos caminhoneiros, a tabela de frete da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) visa definir um valor mínimo de frete que o setor de transportes deve cobrar em um serviço. Dessa forma, valores muito baixos que não trazem retorno nenhum para a empresa, ou ao caminhoneiro autônomo, ficam de fora.

No entanto, as empresas não devem apresentar ao cliente somente o valor que a tabela deu, pois ela não considera os custos fixos e variáveis que uma empresa tem, e sua margem de lucro.

Por isso, cada transportadora terá um preço diferente, influenciado por esses itens.

Para que o cálculo do frete mínimo seja feito, a Mariza, gestora com experiência de mais de 10 anos no setor de transportes, recomenda utilizar a plataforma da Qualp.

Ao entrar no site, você seleciona o seu tipo de veículo, adiciona a rota de origem e destino, e em seguida o consumo médio de combustível do veículo, com o valor médio de combustível que você paga. Por fim, será gerado o valor mínimo de frete que você deve cobrar para aquele trajeto. 

Calcule o valor mínimo do frete para que você saiba quanto deve ofertar para o cliente

Fatores para calcular o frete de transportes

O gestor precisa considerar certos fatores para que possa montar um valor justo de frete para sua empresa.

Entre os fatores , estão:

  • Valor do combustível;
  • Peso e volume da carga (cálculo da cubagem);
  • Região da entrega (quilometragem e periculosidade)
  • Tipo de veículo; 
  • Tipo de carga embarcada (se é carga de risco, etc);
  • Itinerário;
  • Pedágios;
  • Custo do km/L que o veículo faz.

De acordo com o Luis, proprietário de uma empresa que presta serviços logísticos para outras empresas, certos fatores serão incluídos ou retirados da conta de acordo com cada viagem.

Por exemplo: certos veículos possuem restrições de horários para circulação. Isso interfere no tempo da entrega, que acaba impactando também no valor do frete, pois terá que ser incluso os gastos do motorista que precisará parar em algum lugar para descansar.

“É necessário colocar todos esses fatores na ponta do lápis, para que você não saia no prejuízo”

Luis Cleber

Mariza completa o assunto, e reforça que devem ser considerados também quantas entregas a empresa faz, quantos dias durará a viagem e se é necessário contratar pessoas para fazerem a carga/descarga.

Custos do veículo, como a manutenção, não costumam entrar no valor do frete. Porém, um planejamento de manutenção bem feito evita que o veículo tenha problemas e pare subitamente no meio da estrada.

Qual a melhor margem de lucro para no frete?

Segundo o especialista Luis Cleber, a empresa deve buscar uma margem de lucro de 30%.

Além do lucro propriamente dito, uma margem de 30% possibilita englobar outros custos e investimentos, como a renovação da frota, premiação dos colaboradores e pagamento de honorários.

Imprevistos acontecem. Como proceder?

Sabemos que imprevistos podem acontecer na estrada, e fazer com que um veículo pare no meio da viagem, precisando envolver guincho, manutenção, e o atraso da entrega da carga.

Por conta disso, separar uma pequena taxa para garantir que a empresa tenha insumos suficientes para cobrir alguma eventualidade, mesmo que tenha seguro, é o indicado. 

Para auxiliar na redução da necessidade do uso dessa reserva e a diminuição de prejuízos, vale a pena investir na capacitação dos colaboradores. Investimento em treinamentos e reciclagem pode auxiliar nessas questões.

O RH e o gestor devem estar atentos ao colaborador desde o momento da contratação, até o momento da sua atividade, com o acompanhamento do seu desempenho, analisando a necessidade constante de manutenção de conduta e atualização de conhecimento.

Leia também: Como Fazer um Bom Processo de Contratação dos Motoristas da Frota

Exemplo de como calcular o frete de transportes

Vamos supor que você recebeu um pedido para fazer o transporte de uma carga, onde o veículo vai precisar percorrer 765 km para o objetivo final.

O veículo é um caminhão com 6 eixos com um consumo médio de combustível de 2 km/L, onde a empresa paga um valor médio de R$6,80 pelo combustível.

Nessa viagem, o custo total do combustível seria de R$2.601,00.

Tabela 1 para calcular o frete de transportes
Custos iniciais do frete

Além disso, é preciso considerar os custos da sua frota. No nosso exemplo, chegamos a esses resultados:

Tabela 2 para calcular o frete de transportes
Custo da operação total

Observando as contas, podemos ver que o custo de operação seria de R$4.558,00, sem contar intercorrências que podem surgir no percurso, como um pneu furado. 

Ao acrescentar uma margem de lucro de 30% sobre esse custo, o valor do frete passa a ser R$5.925,40. Ou seja, haverá um lucro de R$1.367,40.

Ações que o gestor pode realizar para reduzir os custos

O gestor pode tomar algumas ações que, ao final da conta, a porcentagem de lucro será maior. 

Entre elas, incentivar a melhora do consumo médio de cada veículo, e pesquisar os melhores preços de combustível, beneficiam a empresa financeiramente.

Comece agora a calcular o frete da sua frota

No decorrer da segunda aula, abordamos uma série de questões que podem ser consideradas no frete, como a seleção do modal para o frete, o cálculo da cubagem, e muito mais.

Se você quer saber detalhadamente sobre esse assunto, você pode assistir a live abaixo:

E para que você possa calcular o frete considerando todos esses fatores de forma automática, em conjunto ao Luis Cleber, nós disponibilizamos a planilha utilizada durante a live.

Assim, será possível calcular o frete de transportes da sua empresa de forma simples e completa.

Clique aqui para baixar gratuitamente a Planilha de Cálculo de Frete de Transportes Carga Fechada.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.