Por que uma empresa precisa de uma câmera veicular na gestão de frotas? 

Neste conteúdo, vamos conversar com o André Ussyk, especialista em câmeras veiculares de baixo custo, para nos mostrar os benefícios de utilizar esse equipamento:

André Ussyk é proprietário da Black Box, empresa de câmera veicular automotiva que atende todo o Brasil por meio da sua loja online..

Ele conta que no negócio, atende dois tipos de clientes:

  1. Donos de veículos particulares;
  2. Empresas com veículos, seja frota pequena ou grande.

Aspectos jurídicos da câmera veicular

O primeiro ponto que devemos entender é que instalar uma câmera veicular dentro de um veículo é uma prática lícita (legal), mas que deve ser feita com alguns cuidados, assim como a instalação de um rastreador.

E que cuidados são esses?

Primeiramente, o condutor da empresa precisa saber que aquele veículo tem uma câmera veicular instalada, e essa ciência não pode ser apenas verbalizada, mas também registrada e assinada em papel.

O melhor lugar para registrar essa informação é na política de frota.

A política de frota é um documento que contém todas as regras e deveres do gestor de frota e motorista, no que diz respeito aos veículos da empresa.

Basta incluir uma linha sobre o uso das câmeras veiculares e pedir para o motorista assinar, que assim a empresa estará segura de possíveis problemas jurídicos.

Uma outra boa prática é instalar adesivos que sinalizem que o veículo possui câmeras instaladas, servindo assim como um lembrete para o motorista.

Qual o benefício da câmera veicular na gestão de frotas?

A Black Box faz paralelo com o termo “caixa-preta”, pois ela armazena toda a atividade do veículo em movimento no formato de vídeo.

Com isso, a câmera veicular é muito útil para armazenar provas e resguardar o motorista em eventuais acidentes e ocorrências de trânsito.

Mesmo que hoje em dia tenhamos tecnologia para apurar a velocidade do veículo – como o rastreador e tacógrafo -, a falta de uma testemunha ocular pode mudar totalmente o que aconteceu.

A câmera veicular serve de testemunha e ajuda a chegar em resoluções jurídicas, evitando que o pior aconteça, como ser acusado por um crime que não cometeu. 

Câmera veicular na gestão de frotas na prática

Toda câmera veicular registra o dia e horário da gravação, como no exemplo abaixo:

Registro: Black Box

Essa informação pode ser utilizada em conjunto com um sistema de gestão de frotas.

Vamos supor que aconteça um acidente com um motorista e veículo da sua frota, que possui uma câmera veicular.

Através do horário registrado nas gravações, o gestor pode acessar o relatório de rotas do seu sistema.

No relatório, o gestor seleciona o veículo que sofreu o acidente e filtra pela data do ocorrido.

Dessa forma, ele é capaz de ver toda a rota realizada do veículo e sua velocidade no momento do acidente, cruzando assim essas duas informações.

Rota tracejada do Contele Rastreador

Câmera veicular com conexão 3G, vale a pena?

Existem atualmente câmeras veiculares que possuem conexão com redes 3G e até 4G, com o objetivo de entregar aquela imagem ao vivo para o gestor que está nessa empresa.

No entanto, essa solução possui algumas desvantagens.

Uma delas é devido a nossa rede de conexão. No Brasil, existem muitas áreas de sombra pela estrada e até mesmo dentro de cidades, o que resulta na falta de comunicação da câmera com o gestor.

Com isso, certos trechos seriam perdidos.

“Se a conexão 3G for um bônus da câmera, e não tiver integrado ao funcionamento dela, isso com certeza valeria a pena.”

André Ussyk

Conclusão

Pudemos ver através deste post que a utilização de câmera veicular na gestão de frota não traz problemas jurídicos se feita da forma correta, e traz uma série de benefícios.

Aproveite o máximo da câmera para analisar também o comportamento do motorista no volante, cruzar com as informações do sistema, e tomar decisões que farão sua frota reduzir os custos e aumentar a produtividade.

Em parceria com o André da Black Box, vamos disponibilizar um desconto exclusivo. Para isso, acesse o site: https://www.cameraveicular.com.br/ e utilize o cupom de desconto JULIOFROTAS com 5% de desconto em todo o site.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.