Os pneus representam o 2° maior custo de uma frota. Por isso, entender quais são os fatores que geram desperdícios, é essencial para aprender como reduzir esse custo.

Neste post, exploramos estratégias comprovadas sobre como reduzir esse custo de forma efetiva, trazidas pelo especialista Dr. Pneu.

É possível reduzir em 1 milhão de reais o custo de pneus?

A resposta é sim. Frotas com caminhões com vários eixos, como as carretas LS, gastam milhões de reais somente com os pneus que estão na ativa.

Com as estratégias corretas, conhecimento técnico e uma abordagem focada, reduzir os custos dos pneus é totalmente viável.

Considerando que um pneu 295 rodoviário custa R$3.000,00, uma carreta LS com 22 pneus carrega R$66.000,00.

Dr. Pneu

A gestão de pneus precisa ser focada nos detalhes, e um bom ponto de partida é entender quanto custa cada milímetro dele.

Quanto custa 1mm do pneu?

Descobrir quanto custa 1 milímetro de pneu é crucial para entender e gerenciar os custos associados à sua frota. Essa métrica oferece uma visão clara do valor real que você está obtendo de cada pneu e é fundamental para avaliar a eficiência dos seus investimentos em pneus.

Para calcular o custo por milímetro de pneu, você precisa seguir uma abordagem simples, porém eficaz:

  1. Determinar o preço total do pneu: Primeiramente, identifique o custo total de aquisição de um pneu novo. Este é o valor inicial que você pagou pelo pneu;
  2. Identificar a profundidade total de borracha utilizável: Em seguida, determine a profundidade total da banda de rodagem do pneu. Este valor é geralmente especificado pelo fabricante e é medido em milímetros.
  3. Dividir o preço total pela profundidade total de borracha: Agora, divida o preço total do pneu pela profundidade total de borracha utilizável. O resultado desta divisão lhe dará o custo por milímetro de pneu.

Por exemplo, se um pneu custa R$1000 e tem uma profundidade total utilizável de 20 milímetros, o custo por milímetro é de R$50.

Ao maximizar o uso de cada milímetro da banda de rodagem, você pode estender a vida útil dos pneus e reduzir a necessidade de substituições frequentes.

2 fatores que diminuem a vida útil dos pneus

Os dois principais fatores que fazem as empresas perderem dinheiro com pneus são:

Escolha Incorreta de Pneus

Este fator envolve a seleção de pneus que não são adequados para as condições específicas de operação da frota.

Isso pode incluir a escolha de pneus que não correspondem ao tipo de terreno (estradas asfaltadas, off-road, etc), ao padrão de uso (longas distâncias, uso urbano, etc.), ou à carga e velocidade operacionais dos veículos.

A escolha incorreta de pneus pode levar a um desgaste acelerado, aumentando a frequência de substituições necessárias e, consequentemente, elevando os custos.

Aplicação Inadequada da Recapagem

A recapagem é um processo pelo qual pneus desgastados são recondicionados para estender sua vida útil, sendo uma prática econômica e ambiental.

No entanto, a escolha de um serviço de recapagem de baixa qualidade ou inadequado para o tipo específico de operação da frota pode resultar em um desempenho inferior dos pneus, aumentando o risco de falhas e reduzindo sua durabilidade.

Como prolongar a vida útil dos pneus?

A chave para reduzir o custo dos pneus está em entender e abordar as causas do desperdício e desgaste.

Isso inclui tudo, desde a seleção correta do pneu até a implementação de rotinas rigorosas de manutenção e inspeção.

Problemas relacionados a pneus:

Logo abaixo, vamos listar os principais problemas relacionados a pneus que, se tratados, poderão economizar milhões de reais em um ano (dependendo do tamanho da sua frota).

Desgaste irregular

O desgaste irregular é um sinal claro de que algo está errado com seus pneus ou com o veículo. Pode ser, por exemplo:

  • Resultado de alinhamento inadequado;
  • Pressão de pneu incorreta;
  • Problemas de suspensão.

Sucateamento prematuro

Pneus descartados antes do fim de sua vida útil por conta do desgaste representam um grande desperdício para a frota.

Pneu com baixa ou alta pressão

  • Pneus com baixa pressão: levam a um aumento no desgaste dos ombros do pneu, reduzindo sua vida útil e eficiência.
  • Pneus com alta pressão: por outro lado, pneus superinflados sofrem mais desgaste no centro da banda de rodagem, o que também reduz sua vida útil.

Paralelismo

Problemas de paralelismo nos eixos ou rodas resultam em desgaste desigual e podem afetar adversamente a segurança e a eficiência dos pneus.

Emparelhamento

Pneus em um eixo devem ser pareados corretamente em termos de tamanho, tipo e nível de desgaste para evitar desequilíbrios e desgastes adicionais.

Dica extra: Faça rodízio de pneus

A prática regular do rodízio de pneus é essencial para garantir um desgaste uniforme e maximizar a vida útil de cada pneu.

Comece a reduzir custos com pneus

Ao tratar esses problemas, as empresas podem reduzir significativamente os custos de pneus, economizando até 1 milhão de reais por ano, dependendo do tamanho e das operações da frota.

Essas práticas não apenas reduzem os custos, mas também contribuem para a segurança na estrada e para operações de frota mais sustentáveis e eficientes.

módulo de manutenção do Contele Rastreador

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.