Os pneus representam o 2° maior custo de uma frota. Por isso, entender quais são os fatores que geram desperdícios, é essencial para aprender como reduzir esse custo.
Neste post, exploramos estratégias comprovadas sobre como reduzir esse custo de forma efetiva, trazidas pelo especialista Dr. Pneu.
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É possível reduzir em 1 milhão de reais o custo de pneus?
A resposta é sim. Frotas com caminhões com vários eixos, como as carretas LS, gastam milhões de reais somente com os pneus que estão na ativa.
Com as estratégias corretas, conhecimento técnico e uma abordagem focada, reduzir os custos dos pneus é totalmente viável.
Considerando que um pneu 295 rodoviário custa R$3.000,00, uma carreta LS com 22 pneus carrega R$66.000,00.
Dr. Pneu
A gestão de pneus precisa ser focada nos detalhes, e um bom ponto de partida é entender quanto custa cada milímetro dele.
Quanto custa 1mm do pneu?
Descobrir quanto custa 1 milímetro de pneu é crucial para entender e gerenciar os custos associados à sua frota. Essa métrica oferece uma visão clara do valor real que você está obtendo de cada pneu e é fundamental para avaliar a eficiência dos seus investimentos em pneus.
Para calcular o custo por milímetro de pneu, você precisa seguir uma abordagem simples, porém eficaz:
- Determinar o preço total do pneu: Primeiramente, identifique o custo total de aquisição de um pneu novo. Este é o valor inicial que você pagou pelo pneu;
- Identificar a profundidade total de borracha utilizável: Em seguida, determine a profundidade total da banda de rodagem do pneu. Este valor é geralmente especificado pelo fabricante e é medido em milímetros.
- Dividir o preço total pela profundidade total de borracha: Agora, divida o preço total do pneu pela profundidade total de borracha utilizável. O resultado desta divisão lhe dará o custo por milímetro de pneu.
Por exemplo, se um pneu custa R$1000 e tem uma profundidade total utilizável de 20 milímetros, o custo por milímetro é de R$50.
Ao maximizar o uso de cada milímetro da banda de rodagem, você pode estender a vida útil dos pneus e reduzir a necessidade de substituições frequentes.
2 fatores que diminuem a vida útil dos pneus
Os dois principais fatores que fazem as empresas perderem dinheiro com pneus são:
Escolha Incorreta de Pneus
Este fator envolve a seleção de pneus que não são adequados para as condições específicas de operação da frota.
Isso pode incluir a escolha de pneus que não correspondem ao tipo de terreno (estradas asfaltadas, off-road, etc), ao padrão de uso (longas distâncias, uso urbano, etc.), ou à carga e velocidade operacionais dos veículos.
A escolha incorreta de pneus pode levar a um desgaste acelerado, aumentando a frequência de substituições necessárias e, consequentemente, elevando os custos.
Aplicação Inadequada da Recapagem
A recapagem é um processo pelo qual pneus desgastados são recondicionados para estender sua vida útil, sendo uma prática econômica e ambiental.
No entanto, a escolha de um serviço de recapagem de baixa qualidade ou inadequado para o tipo específico de operação da frota pode resultar em um desempenho inferior dos pneus, aumentando o risco de falhas e reduzindo sua durabilidade.
Como prolongar a vida útil dos pneus?
A chave para reduzir o custo dos pneus está em entender e abordar as causas do desperdício e desgaste.
Isso inclui tudo, desde a seleção correta do pneu até a implementação de rotinas rigorosas de manutenção e inspeção.
Problemas relacionados a pneus:
Logo abaixo, vamos listar os principais problemas relacionados a pneus que, se tratados, poderão economizar milhões de reais em um ano (dependendo do tamanho da sua frota).
Desgaste irregular
O desgaste irregular é um sinal claro de que algo está errado com seus pneus ou com o veículo. Pode ser, por exemplo:
- Resultado de alinhamento inadequado;
- Pressão de pneu incorreta;
- Problemas de suspensão.
Sucateamento prematuro
Pneus descartados antes do fim de sua vida útil por conta do desgaste representam um grande desperdício para a frota.
Pneu com baixa ou alta pressão
- Pneus com baixa pressão: levam a um aumento no desgaste dos ombros do pneu, reduzindo sua vida útil e eficiência.
- Pneus com alta pressão: por outro lado, pneus superinflados sofrem mais desgaste no centro da banda de rodagem, o que também reduz sua vida útil.
Paralelismo
Problemas de paralelismo nos eixos ou rodas resultam em desgaste desigual e podem afetar adversamente a segurança e a eficiência dos pneus.
Emparelhamento
Pneus em um eixo devem ser pareados corretamente em termos de tamanho, tipo e nível de desgaste para evitar desequilíbrios e desgastes adicionais.
Dica extra: Faça rodízio de pneus
A prática regular do rodízio de pneus é essencial para garantir um desgaste uniforme e maximizar a vida útil de cada pneu.
Comece a reduzir custos com pneus
Ao tratar esses problemas, as empresas podem reduzir significativamente os custos de pneus, economizando até 1 milhão de reais por ano, dependendo do tamanho e das operações da frota.
Essas práticas não apenas reduzem os custos, mas também contribuem para a segurança na estrada e para operações de frota mais sustentáveis e eficientes.