No post de hoje, vou apresentar as principais funções do Contele Rastreador, demonstrando seu funcionando por dentro, e como um sistema pode simplificar a gestão de frotas.

Entenda como você vai aumentar a produtividade e reduzir custos com o sistema através de recursos como: Monitoramento da frota em tempo real, Controle de Abastecimentos e Média de Consumo, Identificação de Condutores, entre muitos outros.

O que é o Contele Rastreador?

Como disse, o Contele Rastreador é um sistema de gestão de frotas onde eu fui responsável por idealizá-lo.

Nos últimos anos, pude vivenciar empresas sendo transformadas positivamente, quando o assunto se tratava da gestão de veículos e condutores, e tudo isso graças ao sistema do Contele Rastreador.

Entre tantos casos de sucesso, eu compartilho a história do Alexandre Raia, gestor de frota em um grupo de ensino de inglês.

A partir daqui, citarei os principais recursos do Contele Rastreador e em como eles podem simplificar a gestão de frotas.

Controle de Motoristas

A identificação de quem está utilizando os veículos da empresa é vital para uma gestão de frota eficaz, pois, a partir desse controle, você consegue:

  • Descontar multas;
  • Saber a localização do condutor;
  • Descobrir quem deixa o veículo com motor ligado por muito tempo;
  • Fazer o motorista se comprometer mais com o veículo.

No Contele Rastreador, o gestor consegue associar um motorista a um veículo, sem precisar configurar isso depois.

Ou, caso na empresa os motoristas troquem de veículos com muita frequência, os condutores podem, por meio do aplicativo Contele Driver, se associar a um veículo informando a placa do mesmo, simples e rápido.

Mapa do Contele Rastreador

Além disso, o Contele Rastreador disponibiliza relatórios mostrando detalhadamente informações de cada rota realizada pelos motoristas, no período desejado.

Tenha informações como:

  • Tempo total de condução;
  • Distância total percorrida (Km);
  • Velocidade Média (Km/h);
  • Velocidade Máxima (Km/h).

Má condução no volante

Uma gestão sem monitoramento pode acarretar em uma má condução nos volantes.

A má condução está ligada ao excesso de velocidade nas pistas e excesso de liberdade no volante, podendo ter consequências como:

  • Aumento de multas;
  • Aumento das chances de acontecer um acidente.

Com o Contele Rastreador, o gestor tem a possibilidade de configurar qual é o limite de velocidade que os motoristas devem dirigir.

Caso o condutor ultrapasse esse limite, o sistema notifica o gestor por e-mail ou aplicativo, possibilitando que ele tome as devidas providências.

Um outro problema que pode acontecer pela falta de um sistema, é em casos do motorista utilizar o veículo para fins particulares.

O Contele Rastreador possui um recurso chamado “Cerca eletrônica”, onde pelo mapa, o gestor delimita uma região que os veículos devem atuar.

Toda vez que um veículo sai da região, o gestor é informado por e-mail ou aplicativo.

Cerca eletrônica do Contele Rastreador

Melhorar a produtividade da frota

O Contele Rastreador foi pensado para aumentar a produtividade tanto do gestor quanto do motorista.

Quando o assunto é produtividade, o Contele Rastreador entrega diversos recursos, como:

  • Relatórios detalhados sobre cada parâmetro da frota;
  • Criação de melhores rotas para os motoristas;
  • Registro de abastecimento direto por aplicativo;
  • Checklist do veículo.

A produtividade aumenta por conta que o sistema elimina muitos processos que sem tecnologia, seriam feitas manualmente, sem nenhum tipo de integração.

Dessa forma, além do tempo ganho, você consegue:

  • Redução de gastos com manutenção;
  • Redução do Consumo de Combustível;
  • Planejamentos mais detalhados.
Relatório de Rotas

Aplicativo Contele Driver

Além de todos os benefícios possíveis que o sistema traz em relação a frota, o Contele Rastreador estreita as relações do motorista com o gestor.

Dentro do aplicativo Contele Driver, o motorista se identifica , registra abastecimentos na hora e faz o checklist do veículo, ferramenta que auxilia na manutenção dos veículos.

O aplicativo Contele Driver torna o motorista parceiro ativo da gestão, tornando ele responsável em manter as informações do seu veículo sempre atualizadas.

Tela inicial do Contele Driver

Em um post para o blog, eu expliquei como um aplicativo transforma o condutor em um parceiro na gestão:

Aplicativo do Motorista da Frota: Transformando o condutor em um parceiro na gestão

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.