A consulta automática de multas dos veículos e CNH’s dos motoristas é um assunto muito negligenciado nas empresas, por falta de conhecimento ou de prioridade.

Isso é um erro fatal que pode levar empresas à falência.

Neste post, vamos trazer a Siliane Ferigo, que vai apresentar uma solução automática para sua empresa receber online as multas e ter o controle das CNH dos condutores.

Dificuldades na gestão tradicional de multas

Como em qualquer atividade relacionada à gestão de frotas, encontramos problemas e dificuldades que precisam ser superadas, e isso não é diferente com a gestão de multas e CNH.

Receber multas já é ruim, mas gerenciá-las da forma tradicional é muito mais complicado, e podemos dizer que um dos maiores desafios nessa gestão é de indicar o condutor que recebeu a multa dentro do prazo.

“É necessário que a indicação do condutor seja feita dentro do prazo para evitar a multa NIC

Siliane Ferigo

Para evitar que seja gerada a multa NIC, o gestor precisa identificar no prazo de 15 dias o condutor, causando assim uma correria dentro da empresa por diversos motivos:

  • Empresa faz rodízio de veículos;
  • Não é feito a identificação dos condutores;
  • Notificação chega em cima do prazo na empresa;

O que fazer quando chegar uma multa na empresa?

Independente do cenário, é necessário identificar o autor da multa.

Se os veículos da frota são compartilhados, a empresa deve implantar de algum jeito um sistema que identifique os condutores, como por exemplo um sistema de rastreamento.

É importante lembrar que é permitido distribuir multas aos respectivos condutores, contanto que a infração tenha como causa raiz a direção do condutor e desde que o motorista tenha ciência que a empresa pode repassar as multas

Para evitar possíveis problemas jurídicos, é imprescindível que a empresa faça o condutor assinar um termo com todas essas informações, podendo incluir em uma política de frota.

Dificuldades na gestão tradicional de CNH’s

Fazer a gestão de CNH dos condutores é uma responsabilidade muito grande do gestor.

Pode parecer bobo, mas não é simples permitir que apenas condutores com a CNH em dia possam conduzir os veículos.

Se um condutor é parado na estrada com a CNH vencida, o gestor de frota junto com a empresa são co-responsáveis pela infração, e em casos de acidentes, pode levar a empresa à falência.

Para uma gestão de CNH eficaz, o gestor precisa fazer um trabalho 360°, pois não basta apenas registrar as multas que o condutor recebe com o veículo da empresa: precisa também das multas levadas fora do trabalho.

Isso porque pode ser que ele já tenha ultrapassado o limite de pontos, se somada às duas ocasiões.  

Realizar a gestão de CNH’s é benéfico tanto para a empresa, quanto para o motorista.

Com a nova atualização do Código de Trânsito Brasileiro, assim que um condutor com EAR alcança 20 pontos na carteira, ele pode fazer um curso de reciclagem e zerar a pontuação.

“A empresa arcando com os custos do curso de reciclagem, será economizado muito dinheiro ao invés de arcar com novas contratações, condutor impossibilitado de dirigir, ou até mesmo com acidentes”

Siliane Ferigo

Vantagens de um sistema de consulta automática de multas e CNH

Como deu para ver, realizar o repasse de multas e gestão de CNH’s da forma tradicional é um tanto trabalhoso, mas graças a tecnologia, esse trabalho é eliminado, trazendo muitos mais resultados.

A Mônaco, por exemplo, apresenta um serviço de consulta automática de multas e de gestão de CNH’s.

Utilizando o sistema, é possível captar notificações das infrações em até 45 dias antes da emissão pelo Detran, dando ao gestor tempo hábil para identificar o condutor, podendo ele recorrer a multa e uma futura NIC.

Em relação a gestão de CNH’s, o gestor registra as CNHs dos condutores uma única vez, e após isso o sistema te apresenta:

  • Condutores com pontos;
  • Condutores com Processos Administrativos;
  • CNHs vencidas.

Oportunidade para deixar de gastar com multas

Pensando em todas essas vantagens que o sistema da Mônaco traz, o Contele Rastreador não poderia deixar de tornar essa solução a mais acessível possível.

Para você que conheceu a Mônaco por aqui ou por nosso canal, você ganhará um desconto tanto no sistema de consulta de multas, quanto na gestão de CNH’s.

Somado ao Contele Rastreador, você como gestor pode ser notificado rapidamente pela multa, e verificar a rota que o condutor fez para cruzar os dados, e ter ciência de toda a situação (além de, claro, todos os outros benefícios do sistema).

Relatório de Rotas do Contele Rastreador

Ah, e não precisa ser ou virar cliente do Contele Rastreador para usufruir do desconto (mas seria muito benéfico se fosse).

Clique aqui para conhecer a oferta, e se cadastre para conversar com um consultor da Mônaco.

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.