A gestão de frotas exige atenção em diversas áreas, e o controle de pneus é uma das mais estratégicas. Os pneus representam o segundo maior custo de uma frota, ficando atrás apenas do combustível. No entanto, muitos gestores subestimam esse componente crucial, o que pode gerar grandes prejuízos financeiros e operacionais.

Se você já enfrentou cobranças da diretoria sobre redução de custos e otimização de recursos, esse artigo é para você. 

Vamos discutir como transformar essas cobranças em ações práticas e eficazes para um controle inteligente de pneus, resultando em uma frota mais eficiente, segura e econômica.

Por que o Controle de Pneus Deve Ser Prioridade?

No cenário atual da gestão de frotas, cada detalhe importa — e os pneus não são exceção. Quando falamos sobre o controle de pneus, não estamos tratando apenas de prolongar a vida útil deles, mas de melhorar a eficiência geral da frota e economizar em diversas áreas.

Muitos gestores acreditam que só frotas grandes ou pesadas precisam de controle rigoroso, mas a verdade é que qualquer frota, seja ela de veículos leves ou pesados, deve ter um plano de controle de pneus. 

Para ilustrar, um caminhão rodotrem, com seus 34 pneus, pode representar um patrimônio de R$ 80.000 a R$ 85.000. Sem o devido cuidado, esse valor se perde em questão de meses.

Além disso, a falta de controle de pneus afeta diretamente o consumo de combustível. Pneus mal calibrados, por exemplo, podem aumentar o consumo em até 6%. 

Isso significa que, ao não monitorar adequadamente os pneus, você está desperdiçando recursos preciosos e comprometendo a rentabilidade da sua operação.

Como Transformar Cobranças da Diretoria em Ação

Se você sente que as cobranças da diretoria sobre redução de custos são constantes, transformar essas exigências em ações práticas é uma excelente oportunidade para se destacar como gestor e demonstrar resultados reais.

A primeira coisa a fazer é implementar uma rotina de controle de pneus. Isso inclui o monitoramento constante do estado dos pneus, garantindo que estejam sempre em boas condições de uso. 

Pequenos cuidados preventivos, como calibragem e alinhamento, têm impactos gigantescos em termos de custo-benefício. Por exemplo, uma calibragem correta pode evitar o desgaste prematuro dos pneus e ainda reduzir o consumo de combustível.

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Outra dica importante é educar a diretoria sobre os benefícios de um controle eficiente de pneus. Muitas vezes, a alta administração não percebe que o descuido com os pneus resulta em perdas significativas. 

Mostrar números e métricas sobre o impacto da gestão de pneus no consumo de combustível e na segurança pode ser uma forma eficaz de garantir apoio para as ações necessárias.

Estratégias Práticas de Controle de Pneus

Agora que entendemos a importância de transformar cobranças em ações, vamos explorar algumas estratégias práticas que você pode implementar na sua frota:

  • Calibragem Semanal

Esse é um cuidado básico, mas que muitos ignoram. Uma calibragem inadequada aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

O ideal é que a calibragem seja realizada semanalmente, garantindo que os pneus estejam sempre na pressão ideal.

  • Alinhamento Regular

O alinhamento é outro ponto essencial. A falta de alinhamento correto pode consumir até 1 mm de borracha do pneu, o que equivale a um custo de R$ 120 a R$ 150 por pneu. 

Realizar o alinhamento de forma regular, conforme a quilometragem percorrida, evita desgastes desnecessários e prolonga a vida útil dos pneus.

  • Auditoria de Desgaste

Monitore o desgaste dos pneus com frequência. Existem ferramentas que facilitam a medição da profundidade da banda de rodagem, permitindo detectar problemas antes que eles se agravem. 

Uma auditoria de pneus ajuda a antecipar a necessidade de manutenção e até mesmo a identificar padrões de desgaste, que podem indicar outros problemas na frota.

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  • Recapagem de Pneus

Em frotas maiores, considerar a recapagem dos pneus pode ser uma excelente forma de reduzir custos. 

A recapagem bem feita pode prolongar a vida útil dos pneus e reduzir a necessidade de novos investimentos. Esse processo pode ser feito de forma segura e, se acompanhado de um bom controle de pneus, aumenta consideravelmente a rentabilidade da frota.

  • Tecnologia no Controle de Pneus

Aproveitar soluções tecnológicas para monitorar os pneus é uma ótima forma de otimizar o controle. 

Hoje, existem sistemas de monitoramento que alertam sobre a necessidade de manutenção, pressões inadequadas e até desgaste excessivo. Automatizar parte do processo ajuda a garantir que as ações corretivas sejam tomadas antes que pequenos problemas se tornem grandes despesas.

Apresentando Resultados à Diretoria

Além de implementar essas práticas, é fundamental comunicar os resultados de forma eficaz. Apresentar dados tangíveis sobre o impacto do controle de pneus é essencial para garantir o envolvimento e o suporte da alta administração. 

Utilize métricas como custo por quilômetro rodado, redução de consumo de combustível e prolongamento da vida útil dos pneus para demonstrar claramente o valor das ações tomadas.

O controle de pneus não apenas melhora os custos operacionais, mas também tem um impacto direto na segurança dos motoristas e na confiabilidade da frota. Pneus mal cuidados podem aumentar o risco de acidentes, algo que pode comprometer gravemente a operação da empresa.

Um Caminho para Redução de Custos e Melhoria da Eficiência

Gerir pneus de forma estratégica é mais do que uma questão de manutenção, é uma oportunidade de otimização. 

Ao transformar as cobranças da diretoria em ações práticas e implementar um controle eficiente de pneus, você não apenas reduz os custos da frota, mas também aumenta a segurança e melhora o desempenho operacional.

Se você ainda não deu a devida atenção ao controle de pneus da sua frota, agora é a hora. Comece com pequenas ações preventivas e veja como elas podem impactar significativamente os resultados da sua operação.

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Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.