Convencer a diretoria a contratar um sistema de gestão de frotas pode ser uma tarefa simples, se você souber o que falar.
Neste post, vou explicar os passos que você precisa seguir, e os dados para apresentar em um projeto para conseguir a aprovação.
Conteúdo
Você já tentou convencer a diretoria a contratar um sistema?
Ao escrever este post, pensei que dois tipos de gestores poderiam ler ele: O que nunca levou essa ideia à diretoria, e o que já levou, mas recebeu um não como resposta.
Se você está no segundo grupo, é preciso entender antes de tudo, que nenhum empresário gosta de rasgar dinheiro. Isso significa que, por mais que o seu projeto aponte que a sua frota precisa de um sistema, faltou a informação certa para convencê-los.
Provavelmente, você citou os ganhos que um sistema de gestão de frotas traz à empresa, como:
- Ganho de tempo no trabalho;
- Redução de acidentes;
- Economia na manutenção;
- Aumento da produtividade.
Os diretores vão achar interessante a proposta, mas o que define se ele será aprovado ou não, é o fluxo de caixa da empresa. Por isso, o gestor de frota precisa apresentar um projeto que abrange os três pilares abaixo.
1. Apresentação do produto
Sabe aquela primeira apresentação que você fez para a diretoria mostrando os benefícios que um sistema traria para a empresa? Você vai falar disso, nesta apresentação também.
Porém, evite se prolongar muito. Seja objetivo, e destaque os pontos onde a frota mais enfrenta dificuldades. Um sistema de gestão de frotas pode apresentar muitas soluções, e por isso, esse trabalho de resumir fica tão importante.
2. Condições comerciais
Logo após apresentar o produto, o gestor precisa apresentar as suas condições comerciais. Ou seja, qual o valor do produto, quais são as formas de pagamento e datas de pagamento. Alguns sistemas precisam de um investimento inicial, então isso precisa estar explícito aqui também.
Com essa informação na mesa, você está preparado para chegar no terceiro passo.
3. ROI: Retorno sobre o investimento
O ROI é um indicador que aponta o quanto a empresa pode ganhar com cada investimento realizado.
Sua fórmula consiste em subtrair a receita obtida do custo, e depois dividir novamente pelo custo. Por último, multiplique o resultado por 100 para chegar na porcentagem.
Esse dado é o mais importante para estar no projeto, pois ele justificará se o investimento valerá a pena ou não.
Como posso chegar no valor do ROI?
Muitos benefícios de um sistema de gestão de frotas trazem retorno financeiro, como por exemplo:
- Implantação da gestão de manutenção preventiva;
- Redução de acidentes;
- Aumento de produtividade.
Esses exemplos são, de fato, ganhos, porém muito difíceis de mensurar, principalmente em um cálculo de ROI. Então, para o ROI, vamos trabalhar com o custo de combustível.
O combustível é um custo diário, fácil de mensurar, apontado por quase todos os sistemas de gestão de frota. Agora, vamos para as contas.
Vamos supor que você cuide de 10 veículos, e gaste 20 mil reais com combustível por mês. Para diminuir esse custo, você contrata um sistema de frota que custa mil reais por mês. A economia que você terá no consumo de combustível com esse sistema é de 10%, ou seja, 2 mil reais no seu caso. Com isso, vamos para as contas:
ROI = (2.000 – 1.000 / 1000) *100
ROI = 100%
O retorno que você terá, será o dobro do investimento inicial.
Bônus para convencer a diretoria
Se com tudo isso, você não conseguir convencer sua diretoria a contratar um sistema de gestão de frota, não tem problema, porque preparei uma cartada final.
Se você estiver apresentando um projeto baseado no Contele Rastreador, saiba que ele não tem multa contratual, ou seja, você pode cancelar sua assinatura a custo zero. Além disso, você pode cancelar sem custo nenhum, pois você tem 30 dias de garantia risco zero.
Desse jeito, fica difícil a diretoria deixar de experimentar uma solução tecnológica na frota, não é?
Agora, é com você: entre no site do Contele Rastreador, faça um orçamento online, receba a apresentação do produto, e consulte o quanto de ROI você terá conversando com nossos consultores.