Todo gestor de frotas comprometido com a redução de custos e aumento de produtividade, sabe que precisa de um bom sistema para gestão de frotas para alcançar esses objetivos.

O que a maioria dos gerentes não sabem, é que grande parte dos softwares de gestão de frotas, são apenas plataformas prontas com o logo da empresa.

Esse modelo de sistema impede a otimização e melhoria constante, pois não há uma equipe dedicada a desenvolver novos recursos.

Além disso, quando não se tem uma equipe desenvolvendo, ideias de gestores de frotas e donos de empresas podem ser descartadas.

Por isso, eu decidi mostrar como um bom sistema para gestão de frotas é construído a partir da peça mais importante, que é o gestor de frotas.

No vídeo abaixo, você vai poder conhecer os bastidores de desenvolvimento do Contele Rastreador, e ver o seu diferencial competitivo:

1. A proposta de valor

A proposta de valor é algo que define bem um produto, e qual é a sua proposta para o cliente.

O objetivo do Contele Rastreador é, e sempre foi, fornecer tecnologia de ponta, de forma simples e prática, para pequenas e médias empresas com frota.

Possibilitando o aumento de produtividade e a redução de custo na frota de veículos. 

Por esse motivo, o desenvolvimento do Contele Rastreador utiliza as ideias e sugestões dos próprios clientes.

2. Um time de peso

Agora que temos as ideias e a proposta de valor alicerçadas, precisamos de uma equipe altamente capacitada para colocar a mão na massa.

Por isso, o Contele Rastreador tem um time de feras!

Profissionais Seniores na área de tecnologia da informação, extremamente comprometidos com o funcionamento do solução, e que entendem as necessidades dos clientes.

3. O processo de desenvolvimento

O processo de melhorias do sistema para gestão de frotas, o Contele Rastreador, é organizado em 3 fases:

Coleta e seleção

O primeiro passo é coletar as ideias de gestores de frotas, gerentes operacionais, donos de empresas e condutores de veículos.

Assim, definimos o nível de urgência de cada uma delas, categorizando como uma ação para ser feita a curto, médio e longo prazo.

Sendo os itens de curto prazo mais urgentes, a equipe de desenvolvimento se reúne para definir como será trabalhada a melhoria, e o que precisa para tornar a ideia, uma realidade.

Desenvolvimento

Sabendo como trabalhar o projeto, a ideia passa a ser um plano de desenvolvimento, onde é definido o que é necessário para fazer a melhoria. 

Além disso, é definido o quanto de tempo a equipe conseguirá produzir o novo recurso ou funcionalidade..

Revisão e entrega

Depois de feita, um novo alinhamento é realizado onde a melhoria é testada para certificar que, o que foi feito, está de acordo com a necessidade relatada pelo cliente.

Inclusive, em alguns casos, convidamos o cliente para testar na prática.

Recentemente, lançamos o APP Contele Driver, que é o aplicativo do motorista, e foi desenvolvido baseado nas fases acima:

Muito mais que um software

Além do que oferecemos enquanto produto, há algum tempo eu tenho me dedicado a produção de conteúdo no meu canal do youtube e no meu blog.

Faço isso, pois acredito que, além de fornecer um sistema para gestão de frotas, é necessário ensinar como fazer uma gestão prática com resultados de alto nível.

Seja você um gestor de frotas, gerente de operações, ou até mesmo dono da empresa, e quer reduzir custos e aumentar a produtividade da sua frota, dá uma olhada nesse post: 

Gestão de Frotas para Iniciantes: aprenda o básico sobre gerenciar veículos

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.