Hoje, vamos falar sobre Digitalização da Gestão de Frota: Como Fazer de Forma Simples e Gratuita?
Como você faz a gestão dos veículos e condutores da sua empresa?
Conteúdo
A Importância da Gestão Digital
A maioria dos profissionais que cuidam dos veículos e condutores da empresa, ainda utilizam o papel como principal ferramenta da gestão.
O problema é que, além de custoso, utilizar o papel na gestão acaba sendo mais trabalhoso e improdutivo.
A Associação Brasileira de Gestores de Documentos (ABGD), mostrou que as empresas gastam cerca de um mês por ano procurando informações.
Fonte: Exame
Além disso, no momento em que o mundo está vivendo, está bem clara a importância de contar com métodos digitais para garantir a produtividade e até mesmo a segurança evitando contato físico.
Digitalize esses 3 pontos da gestão:
Se você é um gestor que está sempre em busca de evolução profissional e não quer mais perder tempo com papel na frota, eu vou mostrar como fazer a digitalização da frota em 3 pontos:
1. Checklist do Veículo;
2. Controle de Combustível;
3. Gestão dos documentos.
1. Checklist do Veículo:
É perfeitamente possível o condutor fazer o checklist do veículo de forma online e grátis, tudo pelo celular.
Por meio do Google Forms, o condutor pode preencher o checklist pelo celular, tirar fotos, e tudo ficará disponível para o gestor em uma planilha.
Imagem retirada do Google Formulário
Em um vídeo para Série Pandemia x Gestão de Frota, eu falo mais sobre a digitalização do checklist:
Vídeo retirado da série Pandemia x Gestão de Frota
Se você ainda não sabe como montar um checklist para sua frota, eu fiz uma Live inteira falando sobre essa prática.
2. Controle de Combustível:
O controle de combustível da sua frota também pode ser feito de forma digital e gratuita!
Ainda utilizando um formulário do Google, você pode ter todas as informações sobre os abastecimentos dos veículos, sem precisar ter contato e colocar sua vida ou a dos seus motoristas em risco.
Utilizando o formulário no momento do abastecimento do veículo, o condutor deve indicar:
- Quem está com o veículo;
- Qual veículo está usando;
- O valor atual do hodômetro;
- Quantos litros abasteceu;
- O valor gasto no abastecimento;
- Tipo de combustível (caso o veículo seja flex).
Imagem retirada do Google Formulário
Você também pode inserir um campo para que o condutor envie uma foto do comprovante do abastecimento, assim terá mais uma prova de que está coletando informações precisas sobre o gasto da frota.
Vídeo retirado da série Pandemia x Gestão de Frota
3. Gestão dos documentos
Para uma empresa com frota de veículos, organizar seus documentos é guardar registros importantes dos carros e motoristas para fim de controle e segurança jurídica.
Essa gestão pode ser feita de maneira digital, armazenando todos os documentos em um sistema de nuvem como o Google Drive.
Assim, além de ter mais organização com os documento, você garante a redução de custos evitando papelada na sua frota.
Vídeo retirado da série Pandemia x Gestão de Frota
Como um aplicativo para os motoristas pode ajudar na Gestão Digital da Frota
O APP Contele Driver é um diferencial do Contele Rastreador.
Um aplicativo simples e fácil, para o motorista utilizar em sua rotina.
Por meio do aplicativo, o condutor poderá se Identificar, registrar Abastecimentos e fazer o Checklist do Veículo. Tudo ficará disponível para o gestor no sistema em tempo real.
Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas
Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:
Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.
Receba conteúdos no seu celular
Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.
Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.