Hoje, vamos falar sobre Digitalização da Gestão de Frota: Como Fazer de Forma Simples e Gratuita?

Como você faz a gestão dos veículos e condutores da sua empresa?

A Importância da Gestão Digital

A maioria dos profissionais que cuidam dos veículos e condutores da empresa, ainda utilizam o papel como principal ferramenta da gestão.

O problema é que, além de custoso, utilizar o papel na gestão acaba sendo mais trabalhoso e improdutivo. 

A Associação Brasileira de Gestores de Documentos (ABGD), mostrou que as empresas gastam cerca de um mês por ano procurando informações.

Fonte: Exame

Além disso, no momento em que o mundo está vivendo, está bem clara a importância de contar com métodos digitais para garantir a produtividade e até mesmo a segurança evitando contato físico.

Digitalize esses 3 pontos da gestão:

Se você é um gestor que está sempre em busca de evolução profissional e não quer mais perder tempo com papel na frota, eu vou mostrar como fazer a digitalização da frota em 3 pontos:

1. Checklist do Veículo;

2. Controle de Combustível;

3. Gestão dos documentos.

1. Checklist do Veículo:

É perfeitamente possível o condutor fazer o checklist do veículo de forma online e grátis, tudo pelo celular.

Por meio do Google Forms, o condutor pode preencher o checklist pelo celular, tirar fotos, e tudo ficará disponível para o gestor em uma planilha.

Imagem retirada do Google Formulário

Em um vídeo para Série Pandemia x Gestão de Frota, eu falo mais sobre a digitalização do checklist:

Vídeo retirado da série Pandemia x Gestão de Frota

Se você ainda não sabe como montar um checklist para sua frota, eu fiz uma Live inteira falando sobre essa prática.

2. Controle de Combustível:

O controle de combustível da sua frota também pode ser feito de forma digital e gratuita!

Ainda utilizando um formulário do Google, você pode ter todas as informações sobre os abastecimentos dos veículos, sem precisar ter contato e colocar sua vida ou a dos seus motoristas em risco.

Utilizando o formulário no momento do abastecimento do veículo, o condutor deve indicar:

  • Quem está com o veículo;
  • Qual veículo está usando;
  • O valor atual do hodômetro;
  • Quantos litros abasteceu;
  • O valor gasto no abastecimento;
  • Tipo de combustível (caso o veículo seja flex).
Digitalização da Gestão de Frota

Imagem retirada do Google Formulário

Você também pode inserir um campo para que o condutor envie uma foto do comprovante do abastecimento, assim terá mais uma prova de que está coletando informações precisas sobre o gasto da frota.

Vídeo retirado da série Pandemia x Gestão de Frota

3. Gestão dos documentos

Para uma empresa com frota de veículos, organizar seus documentos é guardar registros importantes dos carros e motoristas para fim de controle e segurança jurídica.

Essa gestão pode ser feita de maneira digital, armazenando todos os documentos em um sistema de nuvem como o Google Drive.

Assim, além de ter mais organização com os documento, você garante a redução de custos evitando papelada na sua frota.

Vídeo retirado da série Pandemia x Gestão de Frota

Como um aplicativo para os motoristas pode ajudar na Gestão Digital da Frota

O APP Contele Driver é um diferencial do Contele Rastreador.

Um aplicativo simples e fácil, para o motorista utilizar em sua rotina.

Por meio do aplicativo, o condutor poderá se Identificar, registrar Abastecimentos e fazer o Checklist do Veículo. Tudo ficará disponível para o gestor no sistema em tempo real.

Digitalização da Gestão de Frota

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.