Em tempos que os custos só aumentam, reduzir o consumo de combustível torna-se cada vez mais necessário para as empresas.

Por isso, neste post vou mostrar o que você, como gestor de frota ou dono da empresa, pode fazer para reduzir esse custo envolvendo os motoristas.

Não dependa de automações para reduzir o consumo de combustível

Se você quer economizar combustível, não tem jeito, é preciso envolver os motoristas nesta tarefa, e não depender apenas de tecnologia e da automatização da frota.

Não se engane, eu sou a favor de automatizar processos, não só dentro da gestão de frota, como em qualquer setor da empresa. 

Ainda assim, certas ações precisam partir de uma pessoa, pois do outro lado existe um ser humano, que no nosso caso, é o motorista, responsável por dirigir os veículos e pelo consumo de combustível.

Esse motorista precisa estar no mesmo time do gestor, de tal forma que contribua para trazer bons resultados.

Você não vai reduzir o consumo com apenas um indicador, mas com uma série de fatores, como:

Mas, falando em relação à motorista, precisa ter claro dois fatores:

1. Metas de consumo de combustível

O motorista precisa entrar no veículo com duas coisas em mente:

  1. O seu destino;
  2. A sua meta de consumo;

Qual é a meta de consumo de combustível: 4 km/l, 5 km/l, 10 km/l?

Anote no painel dos veículos a meta de consumo que o motorista deve fazer, tornando todos cientes sobre o número. Não sabe qual meta passar? Saiba aqui Como definir a meta ideal para o consumo de combustível.

2. O motorista precisa conhecer sua média

Implantar um cartão combustível não será suficiente se o condutor abastecer o veículo, seguir viagem e não saber o que aconteceu. Em resumo, está errado.

Se ele não souber quanto foi sua média naquele trecho, ele não saberá se precisa melhorar, afinal, não saberá se teve um desempenho bom ou ruim.

E como o motorista pode ter conhecimento sobre sua média de consumo?

1.ª Forma: Anotar no papel

Não é a forma ideal de fazer, mas se não existe outra possibilidade, comece com isso.

Para fazer dessa forma, o gestor precisará colocar uma caderneta em todos os porta-luvas dos veículos, para que sempre que o motorista for abastecer, ele:

  1. Anote o hodômetro atual e subtraia com o anterior, para saber quantos quilômetros o veículo rodou;
  2. Anotar quantos litros ele abasteceu (precisa ser sempre com tanque cheio, saiba o porquê aqui);
  3. Dividir esses dois valores, e chegar na média de consumo.

A conta é simples, onde o condutor pode fazer com a calculadora do celular, no entanto, essa forma possui algumas desvantagens:

  • Informações não vão estar disponíveis online;
  • É fácil de perder, ou do papel estragar.
Fórmula para calcular a média de consumo de combustível
Fórmula para calcular a média de consumo de combustível

2.ª Forma: Utilizar o Google Formulários

Para se livrar do papel, o Google Formulários é uma ótima opção, não só por ser fácil de usar, como também por ser gratuita.

Através de um formulário montado pelo gestor, o motorista preenche pelo celular o odômetro atual do veículo, a quantidade de litros abastecidos, e até mesmo o tipo de combustível e o valor. Neste vídeo, eu explico como você pode criar um formulário para que os seus condutores utilizem:

Contudo, uma desvantagem desse método é que o gestor precisa manter a planilha atualizada, tendo também que criar os cálculos.

3.ª Forma: Utilizar o Contele Rastreador para reduzir o Consumo de Combustível

Se acaso você queira dar um passo à frente, e utilizar um sistema que foi feito para gestão de frota, o Contele Rastreador pode te atender. E em conjunto ao sistema, existe o Contele Driver, aplicativo utilizado pelos motoristas para:

  • Se identificarem;
  • Fazerem o checklist do veículo;
  • Cadastrar abastecimentos.

Com o Contele Driver, o motorista cadastra:

  • A quantidade de litros abastecidas e tipo de combustível;
  • Preço total do abastecimento;
  • Preço por litro (cadastrado automaticamente);
  • Se o tanque foi completo ou foi um abastecimento parcial;
  • Campo para anexar fotos do ticket, bomba ou painel.

Informações de data, hora e odômetro são cadastradas automaticamente.

Tela de cadastro de abastecimento do Contele Driver
Cadastro de abastecimento do Contele Driver

A principal vantagem de utilizar o Contele Rastreador para cadastrar os abastecimentos, é que eles são registrados em relatórios do sistema, onde são geradas as médias de consumo, eliminando a necessidade do gestor em mexer com planilhas.

Relatório de consumo por veículo
Relatório de consumo por veículo

Quero reduzir o consumo de combustível na minha frota

Como visto neste post, existem 3 formas de envolver o motorista na redução do consumo de combustível: No papel, com planilhas, ou com um sistema.

Com o Contele Rastreador, você terá um maior controle sobre sua frota, não importa se ela é composta por veículos leves, pesados ou máquinas. Por fim, se você quer saber mais sobre o sistema, e até fazer um orçamento, clique aqui para ser direcionado para o site.

Reduza custos na sua frota com o Contele Rastreador: Clique no Saiba Mais

Facilite a sua gestão de veículos com Lives semanais

Se você é gestor de frotas, cuida dos veículos da empresa e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas e aprenda métodos e técnicas, gratuitamente, que vão potencializar a sua gestão de veículos e condutores, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

Participe da Comunidade Frota Para Todos no WhatsApp

Além de poder trocar informações e experiências com gestores de frotas, você pode receber todos os conteúdos novos do blog e canal do Youtube diretamente no seu celular. Basta clicar no botão abaixo e entrar no grupo, é totalmente grátis!

P.S.: Temos regras no grupo para manter o foco na gestão de frotas, portanto ao entrar veja a descrição e aproveite muito a nossa comunidade!

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.