Gestor de frotas é a pessoa responsável pelos veículos de uma empresa, sendo essa função necessária e indispensável, a partir de uma frota de 3 veículos.

Neste post, irei falar um pouco sobre as principais funções de um gestor de frotas deve dominar para uma gestão eficaz.

Muitas vezes, esse papel não é executado por algum profissional específico, mas sim, por algum outro com um cargo relacionado à logística ou por um gerente administrativo ou até mesmo pelo dono da empresa.

Por isso, para ganhar tempo, é imprescindível que a empresa tenha ferramentas que geram informações importantes e rápidas como, por exemplo, um sistema de rastreamento Veicular eficaz.

Não importa o segmento, nem o tamanho de sua frota, essa função é vital para a sobrevivência de sua empresa, e por isso, precisa ser executada com excelência.

Veja as principais responsabilidades de um gestor de frotas:

Gravei um vídeo curto, para o meu canal Tudo sobre Gestão de Frotas, respondendo essa pergunta. Dá uma olhada:

  • Relacionar-se com todos os profissionais envolvidos na operação, desde o motorista até os chefes de oficina.
  • Tratar direto com fornecedores de suprimentos, como peças, combustível e outros.
  • Gerar relatórios de custos e de produtividade.
  • Gerenciar a manutenção preventiva e corretiva dos veículos.
  • Analisar e apontar a hora certa para ampliar, reduzir ou trocar a frota.

Porém, para ser um gestor de frotas eficaz, são necessárias algumas habilidades, como as listadas abaixo:

  • Noções básicas de mecânica e elétrica de veículos.
  • Noções básicas de legislação.
  • Facilidade com sistemas de rastreamento veicular.
  • Conhecimento em finanças.
  • Capacidade de liderança.

Para ajudar na gestão, veja esse post sobre Gestão de Frotas para Iniciantes.

Faça uma análise rápida em sua empresa, e verifique se o profissional que executa essa função de Gestor de Frotas está dentro desse contexto. Caso não esteja, invista em treinamento para capacitá-lo ou, mude-o de função e coloque outro no lugar deste profissional.

Lembre-se também, que um Sistema de Rastreamento eficaz é essencial na execução dessa função, com informações precisas, rápidas e organizadas, além disso, trata-se de um investimento muito barato, pois o retorno em redução de custos é certo e rápido.

Se você já utiliza o sistema Contele Rastreadores, entre em contato e agende seu treinamento online para receber seu certificado e ter uma gestão ainda mais eficaz.

Se ainda não é nosso cliente, e quer conhecer mais sobre como o nosso sistema de gestão de veículos pode lhe ajudar, clique em nossa página: Contele Rastreador.

Como simplificar sua Gestão de Frota em 30 dias com R$97

Ainda falando sobre gestão de frotas eficaz, quero que conheça o Método Online Simplificando a Gestão de Frotas.

Nesse método, eu ensino Como Simplificar a Gestão de Frota em 30 dias, usando apenas R$97:

O Curso Online Simplificando a Gestão de Frotas, é um curso onde você aprenderá uma metodologia, que vai facilitar muito seu dia a dia com a Gestão dos Veículos e Condutores, reduzir os custos e aumentar a produtividade:

Mais uma vez espero ter ajudado com esse post!

Caso não seja você o responsável pela frota da empresa, compartilhe com quem é, tenho certeza que esse conteúdo ajudará muito a sua empresa.

Participe de Lives Semanais sobre Gestão de Frotas

Se você é gestor de frotas ou simplesmente cuida dos veículos da empresa, e gostou do conteúdo deste post, gostaria de deixar um convite:

Inscreva-se nas Lives Semanais sobre Gestão de Frotas, onde semanalmente postaremos conteúdos exclusivos e gratuitos para você.

Receba conteúdos no seu celular

Além disso, você pode receber todos os conteúdos novos diretamente no seu celular.

Basta clicar no botão abaixo e nos enviar a mensagem, que iremos te enviar um aviso sempre quando sair um conteúdo novo.

Autor

O meu nome é Julio César, CEO da Contele Rastreador e autor deste blog. Graduado em Engenharia Eletrônica e em Processamento de Dados e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.